Saiba onde ver sua nota do Enem 2019 e comece a estudar

Após meses de preparação e muita ansiedade, chega o esperado momento de saber sua nota do Enem 2019! Você pode consultar seu resultado pela internet de um jeito rápido e fácil, como vamos explicar no artigo.
Veja também como a nota do Enem é calculada e conheça diferentes opções de como usar seu resultado para entrar na faculdade!
Nota do Enem 2019: onde e como consultar
A nota do Enem 2019 poderá ser consultada no site oficial do Enem ou no aplicativo do Enem. Para ver seu resultado, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição do Enem.
Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados em janeiro de 2020. Porém, a data exata ainda não foi anunciada pelo Inep, órgão responsável pelo Exame.
Ao consultar seu resultado, você verá a pontuação obtida em cada prova do Enem:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Redação.
- Matemática e suas Tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Gabarito do Enem 2019
O gabarito oficial das provas objetivas do Enem 2019, assim como os cadernos de questões, serão divulgado pelo Inep no dia 13 de novembro de 2019.
Já o gabarito extraoficial do Enem 2019, que é elaborado por professores de cada área do conhecimento, estará disponível logo após o término das provas:
Dia 03/11/2019
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Dia 10/11/2019
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
Como a nota do Enem é calculada?
O cálculo da nota das provas objetivas (de múltipla escolha) utiliza uma metodologia complexa chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Tal sistema atribui pesos diferentes às questões, de acordo com o padrão de resposta do candidato, levando em consideração o desempenho coletivo e individual dos participantes nas provas.
Dessa forma, pode-se identificar e reduzir o peso de questões acertadas ao acaso (o famoso ?chute?), por exemplo.
Por isso, não é possível calcular a nota exata das provas do Enem 2019 somente pelo número de acertos, sendo necessário aguardar a divulgação dos resultados individuais pelo Inep.
Nota da redação
As redações do Enem são corrigidas manualmente, uma a uma, por, pelo menos, dois professores.
Na correção, avalia-se como o candidato demonstrou cinco competências na elaboração do texto:
- Conhecimento da norma culta da língua portuguesa.
- Compreensão da proposta de redação.
- Construção da argumentação.
- Seguir a estrutura dissertativo-argumentativa.
- Proposta de intervenção.
O candidato pode receber de zero a 200 pontos em cada competência avaliada. O somatório dos pontos recebidos nas cinco competências é a nota final da redação, cuja pontuação máxima é 1.000.
Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2019
A nota do Enem pode ser usada em diferentes processos seletivos para ingressar no ensino superior:
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico administrado pelo MEC, por meio do qual universidades públicas de todo o país oferecem vagas em seus cursos e selecionam os candidatos pela nota do Enem.
Quem fez o Enem 2019 poderá participar do Sisu 2020, desde que tenha obtido nota acima de zero na redação.
Porém, a concorrência no Sisu é alta e a nota mínima do Enem (nota de corte) para passar pode ficar acima dos 800 pontos nos cursos mais disputados.
ProUni
Quem fez o Enem 2019 poderá se inscrever no ProUni 2020, desde que tenha conseguido pontuação média a partir de 450 e nota acima de zero na redação.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e de 50% em instituições privadas a estudantes sem diploma de nível superior. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, assim como no Sisu.
Entretanto, além de cumprir os pré-requisitos de inscrição e atingir a nota de corte para o curso desejado, é preciso atender aos critérios socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas, incluindo limites de renda familiar mensal.
FIES
O FIES é um programa do governo federal, que permite financiar a faculdade particular a juros baixos ou zero, válido somente para cursos presenciais.
Para se inscrever no FIES, o candidato deve ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação. Também existem limites de renda familiar, de acordo com a modalidade de financiamento.
Os candidatos são selecionados para as vagas pela nota do Enem, assim como no Sisu e ProUni.
Ingresso direto em faculdades particulares
Diversas faculdades particulares permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem em seus processos seletivos internos, assim eles ficam dispensados de fazer a prova do vestibular. Essa modalidade de seleção é conhecida como ingresso direto.
A concorrência no ingresso direto sempre costuma ser mais baixa que no Sisu, ProUni e FIES. Portanto, fica mais fácil passar em qualquer curso, mesmo sem ter obtido uma nota tão alta no Enem.
Algumas faculdades ainda disponibilizam bolsas de estudos de até 100% e descontos especiais para quem opta pelo ingresso direto.
Onde estudar com a nota do Enem 2019
Segue uma pequena lista de faculdades autorizadas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem 2019 para entrar direto e ainda ganhar bolsas de estudos e descontos especiais:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Nota de corte do Enem 2019: veja quanto você precisa tirar!
Entenda como tentar uma vaga remanescente do Sisu 2020
Depois de descobrir como ver seu resultado do Enem e aproveitá-lo para entrar na faculdade, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.