Novas tecnologias auxiliam o EAD
No princípio, para estudar Ensino a Distância (EAD) era necessário pedir o material, por telefone ou por carta, e aguardar o recebimento pelo correio. Isso prejudicava boa parte das pessoas que moravam em locais de difícil acesso ou muito distantes da sede do curso.
Com a expansão da internet, esse problema foi resolvido quase que por completo, já que algumas pessoas ainda encontram dificuldades em acessá-la.
Por fim, com os aparelhos eletrônicos cada vez mais modernos, os alunos do Ensino a Distância ganharam uma nova oportunidade de estudar.
O início
Quando foi criada a modalidade de EAD, os alunos estudavam em casa, da mesma forma que atualmente, mas com uma diferença: o material era enviado pela instituição de ensino e chegava na casa do aluno através do correio. Isso costumava dificultar aqueles que moravam em regiões afastadas, onde a comunicação era difícil e o acesso às correspondências também. Com isso, muitos alunos ficavam sem o material didático para poder concluir sua formação escolar.
Vídeo-aulas
Além dos livros e apostilas que eram enviadas via correio, outra forma de ensino a distância muito utilizada anteriormente, e até hoje, eram as vídeo-aulas. Os vídeos também eram enviados pelo correio, muitas vezes acompanhavam as apostilas e os livros referente àquela aula. Além disso, alguns canais de televisão ofereciam as aulas em determinados horários durante a programação.
A internet
Com o surgimento da internet, muita coisa mudou. Ao longo dos anos, mais e mais pessoas possuem acesso na sua própria casa, com seu computador pessoal e esse foi um dos motivos que auxiliaram o ensino a distância a ser difundido.
Através da internet, foram criados ambientes virtuais de aprendizagem, onde o aluno pode encontrar todo o material das aulas a qualquer hora.
As dúvidas, trabalhos e até algumas provas podem ser realizadas através do site do curso.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de assistir às aulas através de videoconferência, que nada mais é do que o professor e o aluno, estando em locais fisicamente distantes, compartilharem informações ao vivo, através da utilização de uma câmera (webcam) e conexão com a internet.
As Novas Tecnologias
A cada ano novas tecnologias surgem e o EAD só ganha com isso. Com o surgimento de dispositivos que fazem conexão com a internet, os alunos que desejam estudar em qualquer lugar e a qualquer hora ganharam novos aliados. E não é só através da conexão com a internet que você consegue estudar! Os aparelhos eletrônicos atuais são capazes de armazenar diversos arquivos, com as mais diferentes extensões, como “doc”, que são arquivos do Word, “xls”, que são arquivos do Excel, entre outros. Sendo assim, você pode aproveitar qualquer momento livre para rever as disciplinas, iniciar trabalhos, estudar para alguma prova.
Não é mais necessário que você esteja em casa, rodeado de livros, ou em frente a uma televisão para conseguir aprender os conteúdos do seu curso a distância. Isso pode ser feito em qualquer lugar.
//
Saiba tudo sobre a faculdade Uninove
Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Nutrição EAD
Veja as melhores faculdades a distância para estudar em 2020
Conheça os cursos que a faculdade Unopar EAD oferece
Saiba se é possível fazer um curso de Fotografia a distância
Conheça tudo sobre o curso de Estética e Cosmética EAD
Veja se existe faculdade de Arquitetura EAD e comece o curso
Bacharelado a distância: Entenda como funciona e onde cursar
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.