O que é “Past Participle” e sua Importância no estudo do inglês
Já ouviu falar no “past participle”? Se você está se preparando para vestibulares como o Enem, este conceito é um dos tijolinhos fundamentais da gramática inglesa!
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O inglês é uma das opções de idioma estrangeiro avaliadas. E entender bem o que é e como usar o “past participle” pode te ajudar a garantir alguns pontos preciosos. Neste artigo, descomplicamos esse tema para você se sair bem no exame, confira.
A Origem e Uso do Past Participle no Inglês
A língua inglesa tem suas peculiaridades e o “past participle” é uma delas. Esse termo surgiu para ajudar na formação de diferentes tempos verbais e expressões.
Em geral, formamos o “past participle” de verbos regulares adicionando “-ed” ao final. Por exemplo: “play” vira “played”. Mas aí vem a pegadinha: muitos verbos são irregulares e possuem formas próprias, como “go” que vira “gone”.
Utilização Prática do Past Participle
Ok, mas onde usamos isso? Ótima pergunta!
Tempos Verbais Perfeitos: Quando queremos falar de ações que já foram concluídas. Por exemplo: “I have visited Brazil.”
Voz Passiva: Quando o foco é no que foi recebido e não em quem fez a ação.
Por exemplo: “The cake was eaten by the kids.”
Adjetivos: Surpreendentemente, muitos adjetivos em inglês vêm do “past participle”. Por exemplo: “I am bored.” Aqui, “bored” vem do verbo “to bore”.
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Erros Comuns e Dicas para Evitá-los
Aprender uma língua diferente da nossa pode ser desafiador, e o inglês, com seus inúmeros tempos verbais e regras gramaticais, não é exceção. O “past participle” é uma daquelas áreas que muitos estudantes tropeçam. Aqui estão alguns dos erros mais comuns e dicas para superá-los:
Memorize Verbos Irregulares
Erro: Não aprender a forma do verbo irregular no passado. Eles são os vilões quando o assunto é “past participle”.
Dica: Faça listas e revise-as regularmente.
Confusão entre Simple Past e Past Participle
Erro: Muitos estudantes confundem a forma do “simple past” com a do “past participle”, especialmente com verbos irregulares.
Exemplo: Dizer “I have went to the store” em vez de “I have gone to the store”.
Dica: Mantenha uma lista dos verbos irregulares mais comuns e suas respectivas formas em “simple past” e “past participle”. Revise-a regularmente.
Esquecer de usar o “past participle” em tempos perfeitos
Erro: Usar a base do verbo ou o “simple past” em tempos como o present perfect.
Exemplo: “She has visit the museum” em vez de “She has visited the museum”.
Dica: Lembre-se de que os tempos perfeitos (present perfect, past perfect etc.) sempre exigem o “past participle”.
Usar o “past participle” como verbo principal sem auxiliar
Erro: Usar o “past participle” por si só em uma frase sem um verbo auxiliar.
Exemplo: “She gone to the party” em vez de “She has gone to the party”.
Dica: O “past participle” raramente aparece sozinho. Geralmente é acompanhado por um verbo auxiliar, como “have” ou “be”.
Formação inadequada de adjetivos
Erro: Confundir o uso de “past participle” na formação de adjetivos.
Exemplo: Dizer “I am bore” em vez de “I am bored”.
Dica: Ao usar “past participle” como adjetivo, certifique-se de que ele concorda em número e gênero com o substantivo ao qual se refere.
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Exercícios Práticos de Vestibular
A teoria é ótima, mas a prática é a chave. Que tal testar seus conhecimentos com alguns exercícios? Além disso, analisar questões anteriores pode te dar uma ideia clara de como esse conteúdo é abordado em exames como Enem e outros vestibulares.
(IFMT – 2018) Qual fragmento se refere a uma ação que aconteceu em um tempo específico no passado?
I. (…) public interest in race has skyrocketed.
II. The issue of race in Brazil has moved to the center of the social-policy agenda.
III. (…) the whole idea sounded preposterous and highly unlikely just a few years ago.
IV. (…) social policies have begun to explicitly promote social integration of blacks and mulatos.
(a) I
(b) II
(c) III
(d) IV
(e) I e II
(UECE-CEV – 2020) In the sentence “Moreover, once plastic waste is shipped overseas, he said, data is often not recorded at all”, the underlined verbs are, respectively:
(a) simple present passive, simple past, simple present passive
(b) present perfect, simple past, past perfect
(c) simple present passive, past continuous, past perfect
(d) present perfect passive, simple past, past continuous passive
(UNIMONTES – 2019) A única alternativa cuja forma verbal NÃO expressa um fato ocorrido no passado é:
(a) “[…] the small island in New York Harbor was, for millions of would-be immigrants, their first experience of the promised land”
(b) “And so it was that the man who finally led his family through the door and onto the ferry packed with a jostling crowd of new Americans was not Franz Schumacher any more […]”
(c) “[…] even if he still didn’t understand more than a couple of words of English”
(d) “[…] as Donald Trump tries to set up new physical and administrative barriers against people wanting to enter the USA […]”
(UEFS – 2011) Considering language use in the text, it’s correct to say:
(a) The verb form “heard” is in the Past Participle
(b) The expression “right away” is the same as immediately
(c) The word “daily” is functioning as an adverb
(d) The word “neighborhood” is formed by adding a prefix
(e) The verb form “had not been” is in the passive voice
(Mackenzie – 2000) Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas I, II e III das frases a seguir:
He __________(I) me a favor 2 months ago.
They __________(II) an attempt to escape.
I __________(III) an important decision last night.
(a) did – made – made
(b) made – did – made
(c) did – made – did
(d) made – made – made
(e) made – did – did
Gabarito: C – A – D – B – A
Pronto! Agora, respire fundo e lembre-se de que a língua inglesa avalia sua capacidade de compreender e aplicar conceitos, e o “past participle” é apenas uma das ferramentas em seu arsenal. Continue estudando e, em breve, dominará esse e outros tópicos!
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