Se você está perto de terminar o ensino médio, deve está se perguntando: “Qual faculdade devo fazer?”. Esse questionamento é comum, você não deve se cobrar por ainda não saber qual caminho seguir. Pelo contrário: precisa buscar orientação. E se você chegou até aqui, saiba que está no lugar certo.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Ao longo deste texto, vamos direcionar um passo a passo para você descobrir qual faculdade escolher. Também vamos te ajudar a encontrar respostas para outras perguntas que você possa ter: como saber qual é a profissão ideal para mim? Quais áreas mais bem pagas?
Vamos lá!
Autoconhecimento
O primeiro passo para decidir qual faculdade escolher, é investir em autoconhecimento. De nada adianta decorar todos os cursos, o salário médio e uma lista com as melhores universidades se você não sabe o que quer.
Dica: pegue uma folha de papel em branco, ou anote no bloco de notas do seu celular os pontos a seguir, e vá listando cada um deles. Ao final, releia, reflita e encontre pontos de semelhança entre suas características pessoais e os cursos que você está em dúvida.
Pontos Fortes
Nessa parte, você vai anotar aquilo que te destaca. Aqui, estamos falando principalmente dos seus comportamentos – não dos conhecimentos específicos aprendidos na escola.
Por exemplo: você gosta muito de lidar com pessoas, tem facilidade para falar em público e consegue administrar conflitos sem se estressar. Outro exemplo: você tem muita facilidade com novas tecnologias, e geralmente é o primeiro da turma a conhecer o que há de novo.
Pontos Fracos
Seus pontos fracos devem ser interpretados como pontos de melhoria. Afinal, eles podem sempre ser trabalhados e desenvolvidos – e até se tornarem seus pontos fortes em algum momento!
Aqui, você deve pensar sobre o que você tem mais dificuldade em colocar em prática.
Por exemplo: você foge dos conflitos e prefere não opinar nas discussões, sempre ficando muito quieto. Ou você tem dificuldade para focar em atividades complexas e manter a concentração por muito tempo.
Matérias favoritas
Nessa etapa, faça uma lista das matérias que você mais gosta. Depois, veja se a maior parte delas está relacionada à área de Humanas, Exatas ou Saúde.
Quais estão no seu Top 3? Quais deles você gosta, mas tem dificuldade? Quais delas você gosta e tem muita facilidade? Por que você gosta delas?
Não adianta apenas listar, é preciso tentar entender o motivo de você gostar de cada uma delas. Faça anotações disso também.
Hobbies
O que você gosta de fazer no tempo livre? Aqui, vale desde a leitura até passear com os cachorros. Mas precisa ser algo que você realmente goste, e não que seja uma obrigação.
Repita o processo usado para listar suas matérias favoritas: escreva todas elas, veja quais atividades estão no seu Top 3 e entenda o motivo de você gostar tanto desses hobbies.
Testes e Orientação Vocacional
Os testes e a orientação vocacional são outras formas de descobrir qual é a profissão ideal para você.
Existem muitos questionários online e gratuitos, como esse aqui, que te fazem diversas perguntas e traçam o seu perfil profissional de acordo com as respostas.
Já a orientação vocacional geralmente é acompanhada por um profissional de psicologia, que vai te ajudar no autoconhecimento e, consequentemente, nos rumos da sua carreira.
Não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar em sua escolha profissional.
Conheça os cursos e a grade curricular deles
Depois que você iniciou o seu processo de autoconhecimento, é hora de entender quais são suas possibilidades de cursos e suas grades curriculares.
O teste vocacional é um ótimo caminho para saber o que começar a procurar. Ao finalizá-lo, você vai receber uma lista de cursos que se encaixam com as respostas dadas por você.
Pegue essa lista e comece a sua busca na internet mesmo, ou conversando com parentes que já trabalham na área.
Não se esqueça de pesquisar a grade curricular, para ter uma noção de quais serão as principais temáticas estudadas. Isso varia de universidade para universidade, mas a matriz de assuntos costuma ser a mesma.
Participe de feiras de profissões
Outra ótima maneira de responder à pergunta “qual faculdade devo fazer?” é visitar as feiras de profissões.
Essas feiras são eventos organizados por faculdades e, em alguns casos, até pelas escolas. Lá, os profissionais são convidados para tirarem dúvidas, fazerem palestras e trocarem ideias com jovens que estão na dúvida sobre o curso que pretendem fazer.
Leia mais: Veja quais são as profissiões com registro profissional
As feiras de profissões costumam acontecer todos os anos. Basta ver quais faculdades da sua cidade oferecem e ficar de olho na programação.
Em alguns casos, o time de recrutamento e seleção das empresas também é convidado. Assim, fica até mais fácil para entender a oferta de estágio, por exemplo.
Converse com profissionais
Na feira, você terá a oportunidade de conversar com muitos profissionais capacitados. Mas não feche suas opções apenas para esse momento! Até porque, muito provavelmente, você estará disputando a atenção (e o curto tempo) deles com vários outros jovens e estudantes.
Dica: use a feira de profissões para ter uma visão geral das profissões que você está em dúvida e pegue o contato (de telefone, e-mail ou mesmo LinkedIn) dos profissionais que você mais se interessou, e entre em contato depois para tirar outras dúvidas.
Além disso, pesquise você mesmo na rede de conhecidos de amigos e familiares e outros profissionais da área que você quer. Use também redes como o LinkedIn para conversar com quem é referência no assunto – ou simplesmente com os profissionais que você admira.
Visite instituições que ofereça a modalidade de ensino adequada às suas necessidades
Depois de ter mais clareza sobre qual curso você pretende seguir, veja as faculdades que têm as melhores recomendações.
Aqui, deixamos algumas delas, reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) para você iniciar sua busca:
Ao avaliá-las, veja se dispõem de ensino remoto, procure a grade curricular e converse com alunos que já estudaram por lá. Isso vai te ajudar a tomar uma decisão mais acertada.
Leia mais: 5 diferenças entre faculdades públicas e privadas
Verifique o mercado de trabalho da profissão escolhida
Um ponto muito importante que você deve considerar na hora de escolher o seu curso é como a profissão está posicionada no mercado. É uma área em crescimento? Ou já está saturada? Os profissionais conseguem boas vagas quando saem da faculdade?
Ao analisar o mercado, você reduz a possibilidade de se frustrar assim que se formar. Lembre-se: sua carreira precisa ser na área que você gosta. Mas o trabalho deve servir para te dar liberdade financeira. Esse será um dos principais retornos depois de anos de investimento em estudo.
Leia mais: Veja 10 cursos com mais vagas de estágio no Brasil
Tenha um plano B
Você fez todo o passo a passo sugerido até aqui, escolheu o curso que parecia ser a sua cara, mas viu que não era aquilo que você imaginava, ou o mercado não está tão aquecido? Tenha um plano B.
Veja sua segunda opção, e considere-a também. Saiba que a sua carreira vai mudar muito ao longo do tempo: ela não é estática! Por isso, seja flexível. Lembre-se de aproveitar as oportunidades atuais, mas sempre pensando no seu futuro.