Saiba quantos pontos precisa no Enem pra passar em Letras

Chegou o momento de trilhar o caminho do ensino superior, e a nota do Enem ajuda muito nesse processo. O exame pode ser usado em diferentes programas de incentivo, áreas de conhecimento e faculdades.
Isso pode confundir o participante na hora de entender o uso da nota no exame. A graduação em Letras está entre as mais buscadas, portanto é preciso ficar atento à pontuação média para participar dos processos desejados. Veja!
A faculdade de Letras
Segmentada como licenciatura, a graduação em Letras atrai inúmeros estudantes apaixonados pela língua nativa e estrangeira (que pode ser o inglês ou espanhol) em todo o País.
Estudar e lecionar sobre linguagem, gramática, história, interpretação de textos, críticas literárias e tantos outros atributos do curso motivam profissionais a seguir essa carreira.
Além da língua portuguesa, o aluno de Letras poderá escolher (dependendo da disponibilidade na instituição de ensino) entre o inglês ? mais comum ? e o espanhol, que tem ganhado cada vez mais espaço.
Junto à base teórica, a graduação também prepara seus estudantes para encararem as salas de aula e alunos nas matérias de línguas.
O mercado de trabalho
Muito se engana quem acredita que o profissional de Letras está preso à vida como professor ou professora.
Mesmo que classificada como licenciatura, essa formação permite que o profissional atue em diferentes funções e segmentos. Além das aulas para o ensino médio e escolas de idiomas, o profissional também pode trabalhar em cargos de confiança, desenvolvimento de conteúdo, revisão e edição.
Como especialista em Línguas, é possível atuar na área jurídica, administrativa, revisão e produção de textos e muito mais.
Trabalhar em uma editora pode ser a segunda principal escolha para desenvolvimento de material escolar e didático.
Como os pontos do Enem são calculados?
No Enem, o método estatístico para avaliação é o que determina a pontuação de cada participante. Erros e acertos são pontuados, mas não de forma simplista.
Levam-se em consideração a dificuldade de cada questão, a quantidade de acertos relacionados e, claro, os chutes ao longo da prova.
Com isso, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) determina a nota média da prova e, a partir disso, de cada candidato.
Na redação o método não pode ser aplicado, já que ela é corrigida manualmente.
Por que existe variação na nota de corte?
Assim como a teoria aplicada na correção das provas observa de forma única cada questão e volume de erros e acertos, a nota de corte também pode variar. Nesse caso, o sistema de cada programa de incentivo do governo terá sua própria métrica dependendo do número de inscrições do curso e também da instituição.
Quanto mais buscado um curso ou faculdade, maior a nota de corte. O número de vagas também ajuda a definir a quantidade de pontos necessários, já que quanto menos estiverem disponíveis, mais alta é a nota exigida.
Quantos pontos são necessários para passar em Letras?
Esse é o momento em que a variação da pontuação pode ocorrer dependendo do programa de incentivo em que você deseja se inscrever.
Seja em busca de uma faculdade pública, particular ou financiamento estudantil, veja a média de pontos para alcançar uma boa posição nos processos do FIES, ProUni e Sisu:
-
ProUni ? entre 450 e 680 pontos
-
Sisu ? entre 580 e 680 pontos
-
FIES ? entre 450 e 600 pontos
A nota do Enem também pode ser usada para ingresso direto na maioria das faculdades em todo o país, mesmo que você não participe de nenhum programa de incentivo do Governo.
Para isso, a nota de corte não acontece como nos processos seletivos mencionados acima. A média para poder se matricular no ensino superior é de 450 pontos.
Quais faculdades aceitam a nota do Enem?
Para ser beneficiado pelos programas de incentivo do governo federal e do Ministério da Educação (MEC), além de participar do último Enem e ter a redação com nota acima de zero, é preciso escolher uma faculdade avaliada e reconhecida pelo MEC.
Com essa exigência, você tem a garantia de estudar em uma instituição que preza pela qualidade de ensino.
As opções são muitas! Pensando nisso, separamos algumas das faculdades que atendem aos requisitos do MEC e também participam dos processos mais concorridos do País para quem quer ingressar no ensino superior.
Além dos programas de incentivo, também oferecem condições próprias para bolsas de estudo, financiamento e ingresso direto na faculdade com a nota do Enem! Dê uma olhada:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Qual o melhor curso para quem quer ter o próprio negócio/ser empreendedor?
Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil
Com essas dicas, fica muito mais fácil, não é verdade? E você, já sabe se vai de Sisu, ProUni ou FIES? Conte nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.