Quantos pontos preciso tirar no ENEM pra conseguir bolsa?
A nota do Enem não serve apenas para ingressar na universidade pública. Ela também é usada para obter bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, inclusive naqueles cursos mais caros e disputados, como Engenharia e Medicina!
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
O que era um sonho distante para muitas pessoas que não conseguiam entrar numa universidade pública já se tornou realidade. As bolsas obtidas a partir da nota do Enem permitem que muita gente possa se formar em uma universidade particular e ter um futuro melhor.
Mas conseguir um benefício não é tão fácil quanto parece. É preciso estudar bastante para alcançar uma boa nota no Enem e participar das seleções ? que estão ficando cada vez mais concorridas!
Descubra a seguir quantos pontos é preciso tirar no Enem para concorrer a uma bolsa de estudos em universidade privada!
Veja também:
+ Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!
+ FIES: Veja a pontuação mínima do Enem para participar!
Bolsas de estudo que usam a nota do Enem
O maior e mais importante programa de concessão de bolsas de estudos que usa a nota do Enem é o ProUni.
O Programa Universidade para Todos do Governo Federal oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda que não conseguiram vaga em uma universidade pública.
Desde sua criação, em 2004, o ProUni já beneficiou mais 1,5 milhão de estudantes – a maioria deles (70%) com bolsa integral.
Veja também:
+ Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!
Pontos necessários para concorrer a uma bolsa do ProUni
Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem. Mas só isso não garante o benefício.
O ProUni é um processo seletivo. Aqui, a nota do Enem dos que disputam uma mesma vaga é o que mais conta. Às vezes um curso nem é tão concorrido, mas os candidatos que estão atrás de determinada vaga têm notas altas e isso faz aumentar a nota mínima necessária para conseguir a bolsa, ou “nota de corte”. Acontece muito em cursos como Medicina e Engenharias, que chegam a ter nota de corte acima de 800 pontos em determinadas faculdades.
Veja também:
+ Bolsa de Estudo: Entenda o que é e como conseguir uma!
Quem pode concorrer uma bolsa do ProUni
O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda. Dependendo do perfil do candidato, é possível conseguir uma bolsa integral ou parcial (metade do valor da mensalidade). Para concorrer, é preciso atender a alguns requisitos:
- Ter participado do Enem do ano imediatamente anterior, ter alcançado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na redação.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola particular como bolsista integral.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, na condição de bolsista integral da escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).
As bolsas oferecidas são as seguintes:
Bolsa integral
Para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Bolsa parcial (metade do valor da mensalidade)
Para estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Para conseguir a bolsa, você precisa se inscrever no processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho.
Etapas de seleção para bolsas do ProUni
O processo seletivo do ProUni tem duas etapas:
1. Processo regular
É o processo seletivo normal, feito nas datas regulares, com o objetivo de preencher todas as vagas disponíveis. É quando a grande maioria dos candidatos é selecionada. Depois de feita a seleção e divulgado o resultado, é dado um prazo para que o estudante contemplado compareça à universidade escolhida com a documentação e os comprovantes em mãos. As vagas não preenchidas nesta etapa seguem para uma segunda seleção.
2. Bolsas remanescentes
É a segunda seleção, feita para preencher as vagas não ocupadas na primeira. Para participar, o candidato pode ter feito o Enem de anos anteriores (a partir de 2010), e deve cumprir as mesmas exigências de nota, renda e escolaridade descritas anteriormente.
Onde usar a nota do Enem para conseguir bolsa
Muitas instituições privadas reconhecidas pelo MEC participam do ProUni ou oferecem descontos a depender da nota obtida no Enem. Conheça algumas das principais:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Todas as faculdades da lista acima oferecem uma série de outros incentivos financeiros para seus alunos, como bolsas de estudos da própria faculdade, descontos de até 70%, convênios e financiamentos sem burocracia.
Outra opção para quem quer economizar nas mensalidades em uma instituição bem avaliada pelo MEC é a UFBRA, instituição com mensalidades acessíveis e diversos cursos presenciais e EaD. Clique no link abaixo e veja mais detalhes:
Veja também:
Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2021
Vai tentar uma bolsa de estudos usando a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!
Gabarito extraoficial do Enem 2024: segundo dia
Gabarito extraoficial do Enem 2024: primeiro dia
Tema de redação do Enem 2024 é divulgado; confira
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.