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Estudos

7 questões sobre a Pólis na Grécia Antiga

7 questões sobre a Pólis na Grécia Antiga

O estudo da Grécia Antiga é crucial para compreender as raízes da democracia, filosofia, arte e ciência ocidentais, influenciando profundamente a cultura e o pensamento contemporâneo. Seu legado perdura em áreas como política, ética e literatura, moldando a base da civilização ocidental.

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Portanto, hoje é dia de entendermos melhor um a Pólis, o modelo de cidade que permeou por muito tempo o cotidiano dos gregos. Venha entender mais sobre ela e verificar exemplos de exercícios com as formas como elas podem ser citadas.

Veja também:
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O que era a Pólis na Grécia Antiga?

A “pólis” (plural: “poleis”) era uma unidade política e social fundamental na Grécia Antiga. Ela é frequentemente traduzida como “cidade-estado” em português. As poleis eram centros autônomos e autossuficientes que desempenhavam um papel crucial na organização da sociedade grega entre os séculos VIII a.C. e VI a.C.

Elas eram características da cultura grega e desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da democracia, filosofia, arte e outras áreas da vida grega.

As poleis eram compostas por uma cidade central, muitas vezes fortificada, juntamente com a área rural circundante, que fornecia recursos agrícolas. Cada pólis tinha seu próprio governo, leis, instituições, e muitas vezes seu próprio sistema de moeda. As duas poleis mais famosas da Grécia Antiga eram Atenas e Esparta, cada uma com sistemas políticos e sociais distintos.

O sistema de pólis era fundamental para a democracia ateniense, onde os cidadãos (homens nascidos em Atenas) tinham o direito de participar nas decisões políticas da cidade. O modelo de pólis também influenciou a filosofia grega, com pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles explorando questões sobre a política, a ética e a organização da sociedade.

Cada pólis era independente e frequentemente envolvida em conflitos e rivalidades com outras pólis gregas. No entanto, essas poleis compartilhavam muitos aspectos culturais e linguísticos comuns que contribuíram para a coesão da civilização grega como um todo.

Questões envolvendo a Pólis Grega

1 – (Enem 2012)

No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:

a) Direta.

b) Sindical.

c) Socialista.

d) Corporativista.

e) Representativa.

2 – Nas cidades-estados da Grécia Antiga, sobretudo em Atenas, a discussão política entre os homens livres ocorria em ambiente público. Esse ambiente era conhecido como:

a) Campos Elísios

b) Coreto

c) Praça Cidadã

d) Ágora

e) Liceu

3 – (PUC-PR)

A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia, encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.

b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

c) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas, foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.

d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.

e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou, inclusive, as ilhas do mar Egeu.

4 – Sobre a pólis grega é correto afirmar

a) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.
b) O termo “polis” em grego significa “sociedade”.
c) Elas não possuíam autonomia e poder.
d) Suas organizações sociais eram iguais para todas.
e) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.

5 – (PUC-Campinas)

A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela

a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.

b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.

c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.

d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.

e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.


6 – Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era

a) fratrias
b) georgóis
c) hilotas
d) metecos
e) eupátridas



7 – (Unioeste)

Leia atentamente o trecho abaixo.

“Civilização” vem do latim civis, cidadão. Em grego, “cidadão” se diz polites, aquele que pertence à pólis, à cidade-estado, de onde vem o termo “política”. Basta dizer que a civilização grega é antes de mais nada civilização da pólis, civilização política.

MOSSÉ, Claude. Dicionário da civilização grega. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2004, p. 7.

Sobre as manifestações políticas e culturais da Grécia Antiga, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. As cidades-estado, no sentido específico do termo, eram Estados autônomos, possuindo suas próprias leis, moedas e divindades tutelares. Essencialmente, o que as caracterizava era que os que compunham a cidade, os chamados cidadãos, dividiam o território e tomavam, em comum, as decisões políticas da cidade.

  2. Os gregos designavam de “bárbaros” os não gregos, ou seja, aqueles que falavam línguas diferentes da sua. Entre os bárbaros, no entanto, havia aqueles que encarnavam por excelência os “outros”, de quem os gregos insistiam em se distinguir: os habitantes do imenso Império Persa.

  3. A história de Atenas está relacionada à história da democracia grega, considerando que foi lá que se desenvolveu esse modelo de regime político inovador e referencial, caracterizado por um governo de aspecto centralizado, arbitrário, despótico, anticientífico e que ignorava a participação dos cidadãos.

  4. Embora Atenas mantivesse as mulheres afastadas do debate político, conferia-lhes, por outro lado, um lugar nada desprezível na reprodução da comunidade cívica. Nesse aspecto a mulher contribuía para a cidade-esta do através da procriação de seus filhos legítimos e, por meio de sua participação nos cultos cívicos, era integrada à comunidade.

  5. A vida dos gregos da Antiguidade era marcada por diversas festas e festivais em honra aos deuses. Cabe ressaltar a importância dessas festas religiosas para o desenvolvimento da civilização grega, pois nelas também floresceram a poesia, a música e o teatro.


Gabarito:
1 – A
2 – D
3 – B
4 – E
5 – A
6 – D
7 – C


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