Saiba tudo sobre resultado do Enem 2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o processo seletivo de acesso ao ensino superior mais concorrido do Brasil. Para se ter ideia, 2021 foi o ano com menos inscritos desde 2005 e, mesmo assim, teve mais de 3,1 milhões de inscrições.
Há tantos inscritos no Enem porque a nota do exame pode ser aproveitada de várias maneiras pelos candidatos. É possível ingressar em uma universidade federal, conseguir bolsas de estudo em uma faculdade particular e até mesmo obter financiamento estudantil.
+ Quando será a prova do Enem 2022?
Além disso, alguma universidades aceitam a nota do exame como modo de ingresso. Assim, o candidato que tiver o desempenho mínimo previsto pela instituição de ensino pode se matricular sem a precisar realizar o vestibular.
E se você tem o sonho de estudar fora do país, a nota do Enem pode te ajudar a cumprir esse objetivo. Isso porque algumas universidades de Portugal e também da Espanha aceitam a nota da prova como vestibular. Demais, não é mesmo?
Para saber melhor como aproveitar cada uma dessas oportunidades, continue sua leitura!
+ MEC publica os editais do Sisu, Prouni e Fies 2022
Quando sai o resultado do Enem 2021?
Segundo o Inep, órgão responsável por realizar o exame, o resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro. Já as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão do dia 15 a 18 de fevereiro.
O que fazer com o resultado do Enem?
1. Realizar a inscrição no Sisu
O Sisu é que permite a matricula dos estudantes nas universidades federais de todo o país. Se você tem o sonho em cursar uma universidade pública, preste atenção às datas e às regras do programa.
Não há taxa de inscrição para participar do programa nem limitação quanto à idade ou à renda do candidato. Para se inscrever, é necessário acessar o portal durante o período de inscrição, incluir os dados pessoais, a nota do Enem de cada caderno e da redação, e realizar a inscrição nas vagas disponíveis pelas universidades.
Vale lembrar que as universidades possuem autonomia para definirem diferentes notas mínimas e pesos para os cadernos, de acordo com a área de conhecimento. Outra característica do programa é a concorrência.
A disputa pelas vagas costumam ser acirradas, ainda mais nos cursos mais tradicionais, como Medicina e Direito. Por isso, quanto maior nota do Enem, maior é a chance de conquistar a vaga desejada.
+ O que fazer com a nota do Enem?
2. Conseguir uma bolsa de estudo
Com a nota do Enem, é possível conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade privada por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais, de 50%, e integrais, de 100%.
Para participar, o candidato precisar preencher alguns requisitos, como não ter ensino superior completo, ter atingido a nota mínima estabelecida no Enem e atender os critérios de renda exigidos. Além disso, o Prouni realizar dois processos seletivos por ano.
3. Financiar as mensalidades
Outro programa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem é p programa de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, o candidato precisa atender alguns requisitos de desempenho no Enem e de renda.
Se for aprovado, o estudante recebe um financiamento das mensalidades da universidade com um juros mais baixo do que os praticados no mercado. Além disso, o prazo para quitar graduação é longo e o valor só é cobrado depois que o estudante está formado.
+ Cursinho extensivo, semi e intensivo: veja qual escolher
4. Realizar a matrícula em uma universidade particular
Como vimos, alguma instituições de ensino superior privada aceitam o Enem no lugar do próprio vestibular, ou seja, o candidato que obtiver o desempenho mínimo previsto no exame pode realizar a matrícula sem precisar realizar outra prova. Além disso, alguma universidades oferecem bolsas de estudo para os candidatos com bom desempenho no Enem.
5. Fazer um curso EaD
Universidades públicas e particulares utilizam a nota do Enem como modo de ingresso. Mas, e instituições de ensino a distância, aceitam a nota do Enem? Sim, aceitam.
Atualmente, diversas universidades com cursos EaD utilizam o Enem como processo seletivo. Então, se você está pensando em estudar sem precisar sair de casa, saiba que o Enem te ajuda a realizar esse sonho.
+ Como usar a nota do Enem para realizar um curso EaD
6. Estudar em Portugal ou na Espanha
Atualmente, cerca de 50 universidades portuguesas aceitam o Enem como prova de acesso ao ensino superior, além de algumas outras na Espanha.
Então, se você tem o sonho de estudar fora do Brasil, realizar a prova do Enem pode te ajudar a realizá-lo. São oferecidos cursos em todas as áreas do conhecimento, por todo o país.
+ Como estudar em Portugal com a nota do Enem
Como é calculado o resultado do Enem?
A nota do Enem não é calculada de acordo com a média simples de acertos e erros, como as provas tradicionais. O Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma metodologia que avalia a coerência das respostas do candidato, não apenas o número total de acertos.
Por isso, candidatos com o mesmo número de acertos possuem notas díspares. Essa situação costuma gerar dúvidas e até estranhamento entre alguns candidatos. Se esse for o seu caso, entenda a nota do Enem.
O Enem tem nota mínima?
Sim, o Enem possui nota mínima. O valor dela, porém, muda de acordo com a universidade, o curso, o tipo de concorrência da disputa, entre outros aspectos.
Ou seja, a nota mínima do Enem é a chamada “nota de corte”, de outros vestibulares. É o desempenho mínimo que o candidato deve ter para ser aprovado no processo seletivo.
+ Qual é a nota mínima do Enem?
Fui mal no Enem, e agora?
Se o seu desempenho no Enem não foi tão bom como você gostaria, não se desespere! Ainda dá para entrar na universidade no próximo ano, e com bolsa de estudo!
Algumas instituições de ensino oferecem bolsas de até 80% sem utilizar a nota do Enem e sem avaliar a renda. Isso mesmo! Veja a lista de algumas universidades que oferecem vagas nessas condições:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Veja seis maneiras de usar a nota do Enem para entrar na faculdade
+ Volta às aulas 2022: veja as datas do retorno presencial das universidades
Gabarito extraoficial do Enem 2024: segundo dia
Gabarito extraoficial do Enem 2024: primeiro dia
Tema de redação do Enem 2024 é divulgado; confira
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.