Lista de espera Sisu: entenda como funciona

Duas vezes ao ano, milhões de estudantes brasileiros se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Esse processo seletivo usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em universidades públicas. O melhor de tudo? Não precisa fazer vestibular! É só se inscrever pela internet, aguardar o resultado e pronto.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para participar do Sisu, basta ter feito as provas do Enem mais recente e não ter zerado na redação. As vagas (mais de duzentas mil só na edição do primeiro semestre) estão espalhadas por mais de cem universidades estaduais e federais de todas as regiões brasileiras.
O problema é que a concorrência é pesada. Para passar em alguns cursos é preciso apresentar mais de 850 pontos no Enem. Em outros, dá para conseguir vaga com cerca de 450 pontos.
A nota de corte do Sisu – menor nota para passar – é calculada em função do curso, instituição, campos, turno e modalidade de concorrência. Ela pode variar também de acordo com a edição do processo seletivo.
O que não varia, aqui, é que sempre tem muito mais candidatos do que vagas disponíveis e muita gente fica de fora. Mas nada de desespero!
Depois da chamada regular, o Sisu abre uma lista de espera. E é aqui que você pode aumentar suas chances de passar. Descubra como agora mesmo!
Confira:
+ Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?
+ Calendário do Sisu 2023: veja o cronograma completo
Quantas chamadas tem o Sisu?
Em algumas universidades, o vestibular tem várias chamadas. Funciona assim: o pessoal que aparece na lista de aprovados tem um prazo para fazer a matrícula. Acabado o prazo, a instituição vai convocando os próximos colocados e assim sucessivamente até que praticamente todas as vagas tenham sido devidamente preenchidas.
No Sisu, é um pouco diferente. Há apenas uma chamada regular. O candidato pré-selecionado tem um prazo de alguns dias para comparecer à instituição onde passou, levando toda a documentação solicitada, para efetuar a matrícula. Quem perder o prazo, perde também o direito de ocupar a vaga, que fica disponível para a lista de espera.
Veja a seguir quem pode participar da lista de espera do Sisu e como se inscrever.
Quem pode participar da lista de espera do Sisu?
O Sisu tem algumas regras para a lista de espera, que podem variar de acordo com a edição do processo seletivo. Porém, no geral só pode participar da lista de espera quem estiver inscrito naquela edição do Sisu e:
• Não tiver sido selecionado na chamada regular, nem na primeira nem na segunda opção de curso; ou
• Tiver sido selecionado para a segunda opção de curso – mesmo que tenha feito a matrícula.
Não custa reforçar: se você perdeu o prazo de inscrição do Sisu, não vai poder participar da lista de espera.
A lista de espera do Sisu ainda tem um detalhe a mais: ela não é automática. Isso significa que o candidato interessado precisa “manifestar interesse” em participar. Descubra como fazer isso a seguir.
Como entrar na lista de espera do Sisu?
Se você cumpre os requisitos da lista de espera, já pode renovar as esperanças de conquistar sua vaga.
Confira o passo a passo:
1. Verifique o prazo para entrar em lista de espera da edição do Sisu na qual você se inscreveu. Geralmente o prazo já começa a correr no mesmo dia em que sai o resultado. Seja esperto e garanta logo seu lugar na fila para aumentar suas chances!
2. Acesse o site do Sisu.
3. Clique no seu Boletim.
4. Clique na opção “manifestar interesse em participar da lista de espera”.
5. Aguarde a mensagem de confirmação no sistema.
Estranhou que não é preciso escolher um curso na lista de espera? É que ela só vale para a primeira opção de curso que você definiu no período de inscrições. O sistema reconhece sua primeira opção de forma automática, não é necessário informá-la novamente.
Como funciona a lista de espera do Sisu?
Colocou seu nome na lista de espera? Muito bem, agora não precisa fazer mais nada, só torcer e ficar bem ligado.
É isso mesmo. O processo, a partir de agora, corre por conta da universidade. É a instituição de ensino que vai averiguar se sobrou alguma vaga depois do período de matrícula, vai selecionar os candidatos com maior pontuação no Enem entre os interessados e começar a convocá-los.
A convocação da lista de espera, ao contrário da primeira chamada (ou chamada regular), não aparece no site do Sisu. O ideal é consultar diariamente a faculdade que você selecionou como primeira opção de curso para verificar se conseguiu vaga.
O processo de chamada dos candidatos em lista de espera costuma se estender bastante, mais ou menos um mês após o início das aulas.
O que fazer se não passar no Sisu
Em primeiro lugar, não se sinta mal por não ter conseguido vaga no Sisu. Entre os processos seletivos nacionais que usam a nota do Enem, ele é, de longe, o mais concorrido!
Felizmente há outras opções. Vamos falar das principais:
• ProUni: o Programa Universidade para Todos usa a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos em faculdades particulares de primeira linha. As inscrições são gratuitas e para participar é preciso cumprir requisitos de renda familiar, formação escolar e desempenho no Enem mais recente.
• FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil é uma super ajuda para quem não tem como arcar com a mensalidade da faculdade particular. A dívida do financiamento só começa a ser quitada depois da formatura. Para concorrer ao benefício também é preciso se encaixar em critérios de renda familiar e desempenho no Enem.
• Vestibular: quem não foi muito bem no Enem e já sabe em qual faculdade quer estudar pode tentar o vestibular. Nas instituições privadas ele costuma ser menos complicado de entrar, principalmente na modalidade de prova agendada. Diversas faculdades trabalham com esse modelo.
• Ingresso Direto: é a opção mais acessível. Aqui não tem requisitos de renda e cada faculdade é livre para determinar a pontuação necessária para ingressar em um curso específico. Em alguns casos, basta não ter zerado na redação.
Conheça a seguir faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni e do FIES, além de oferecerem ingresso via vestibular e Enem:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Em todas elas você vai encontrar ainda programas de descontos, convênios e financiamentos facilitados.
Veja também:
+Como entrar no Sisu com a nota do Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.