Saiba o que fazer para se tornar um técnico em Radiologia

O profissional formado em um curso técnico em Radiologia pode atuar em vários segmentos dessa área. Atualmente, esse setor envolve uma gama complexa de serviços como, por exemplo, realizar exames radiográficos e preparar o paciente e o ambiente para exames de mamografia, ?tomografia computadorizada, hemodinâmica, ressonância magnética nuclear e densitometria óssea.
Envolve ainda acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos e prestar assistência em procedimentos de radioterapia e medicina nuclear.
Para se tornar um profissional dessa área, você tem duas opções: fazer o curso técnico em Radiologia ou optar por realizar um tecnológico. Não sabe a diferença entre eles? Explicamos melhor abaixo!
Diferença entre curso técnico em Radiologia e o tecnológico
A principal diferença entre o curso técnico e o curso tecnológico é o nível de escolaridade. O curso técnico oferece uma formação de nível médio enquanto o curso tecnológico é uma graduação de nível superior.
Mas essa não é a única diferença, o período de curso também é diferente. O técnico tem duração média de um ano e meio a 2 anos. Já o tecnológico tem prazo de 2 a 3 anos. Além disso, para fazer o curso técnico, algumas instituições exigem que o aluno já tenha se formado no ensino médio. Mas a maioria permite que alunos com apenas com o ensino fundamental façam o curso.
Muitas vezes os alunos do ensino médio optam pelo curso técnico justamente pelo fato de poderem cursá-lo mesmo sem ter concluído a escola. Essa, inclusive, é uma excelente maneira de terminar o ensino médio e já ingressar no mercado de trabalho com uma profissão.
Entretanto, se você já terminou a escola, o tecnológico pode ser uma opção mais interessante, pois, apesar das duas modalidades formarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho, os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, enquanto os cursos tecnológicos também permitem que o aluno atue em cargos de gerência. Dessa forma, sua atuação se torna mais ampla.
Interessou-se pelo tecnológico? Então, abaixo vamos explicar melhor sobre ele!
Como é a atuação do tecnólogo em Radiologia
O profissional de Radiologia é responsável por operar equipamentos de diagnóstico por imagem. Esses equipamentos produzem radiografias convencionais ou digitais e são usados tanto pela área médica quanto industrial e de engenharia. Veja abaixo como se dá o uso desses equipamentos em diferentes áreas.
Medicina: neste ramo, os equipamentos de diagnóstico por imagem são fundamentais para que os profissionais da área identifiquem alterações e patologias em órgãos internos do corpo de pacientes.
Engenharia: os aparelhos usados pelo profissional de Radiologia são essenciais para a identificação de estruturas metálicas e tubulações de edifícios que estejam escondidas sob o concreto. Os equipamentos utilizados por esse profissional também podem ajudar a encontrar e corrigir defeitos na construção de aviões.
Como é o curso tecnológico em Radiologia
No início do curso, o aluno se depara com disciplinas como Anatomia e Biologia. Além de disciplinas das áreas de Gestão e Informática que ocupam boa parte da grade curricular.
Dentre os conhecimentos que os alunos aprendem, estão os de como realizar exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada e mamografia, entre outros. Também descobrem como utilizar os softwares mais comuns na área.
Por fim, são ministradas aulas de disciplinas relacionadas à Física radiológica. Durante essas aulas, os estudantes aprendem as propriedades da radiação que possibilitam a produção da imagem, bem como a aplicação de campos magnéticos.
Abaixo, vamos mostrar a grade curricular da Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial). Dessa forma, você consegue visualizar com mais clareza o que vai aprender no curso.
-
Língua Portuguesa
-
Língua Brasileira de Sinais
-
Física básica e Matemática aplicada
-
Procedimentos de Enfermagem em ambiente hospitalar
-
Processamento de imagens convencionais e digitais
-
Técnicas radiológicas
-
Psicologia em Saúde
-
Controle de qualidade em Radiologia
-
Física radiológica
-
Anatomia radiológica
-
Exames radiológicos contrastados
-
Radiologia odontológica
-
Tomografia computadorizada
-
Epidemiologia e Saúde pública
-
Medicina nuclear
-
Estágio curricular supervisionado em Radiologia I
-
Radiologia veterinária
-
Ética e deontologia
-
Mamografia e densitometria óssea
-
Meios de contraste e hemodinâmica
-
Radioterapia
-
Ultrassonografia e litotripsia extracorpórea
-
Estágio curricular supervisionado em Radiologia II
-
Gestão em Saúde
-
Radiologia industrial
-
Neuroanatomia radiológica
-
Estágio curricular supervisionado em Radiologia III
-
Tecnologias em radiodiagnóstico e terapia
-
Ressonância magnética nuclear
-
Diversidade étnico-cultural
-
Fisiologia humana
-
Anatomia humana
-
Biossegurança e radioproteção
-
Radiobiologia
Onde estudar Radiologia
O profissional de Radiologia é muito requisitado no mercado, portanto não será difícil você encontrar uma faculdade que ofereça esse curso tecnológico. Contudo, é muito importante que você verifique se a instituição em que pretende estudar é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Para te ajudar, selecionamos abaixo alguns faculdades que oferecem o curso e são reconhecidas pelo MEC. Além disso, elas possuem mensalidades bem acessíveis e contam ainda com programas próprios de bolsas e descontos. Confira!
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Saiba tudo sobre a faculdade de Radiologia
Radiologia a distância: curso, mercado e onde estudar
Agora que você já sabe tudo sobre o curso técnico em Radiologia e a diferença entre ele e o curso tecnológico, conte para nós qual deles pretende fazer. Aproveite e comente abaixo em qual instituição vai estudar!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.