Tem FIES para Engenharia?
Os cursos de Engenharia costumam ser muito procurados em vestibulares de todo o País. Segundo o Censo da Educação Superior mais recente, a Engenharia Civil e Engenharia de Produção estão entre as dez graduações com o maior número de estudantes do Brasil!
Com toda esta concorrência, o maior desafio é conseguir entrar na universidade. Nas instituições públicas, o nível dos candidatos faz com que a nota de corte seja elevada para a maioria das Engenharias. No caso das particulares, as altas mensalidades acabam deixando muitos estudantes de fora.
Quem pensa em fazer um curso de Engenharia provavelmente está quebrando a cabeça para encontrar uma alternativa financeira para realizar seu sonho. A solução para esta questão talvez seja o FIES, um programa do Governo Federal que concede financiamentos estudantis.
Com ele, é possível conseguir um financiamento para ajudar a pagar cursos de Engenharia. E mais: esta é uma das áreas prioritárias do Governo e que concentram um bom número de vagas. São mais chances para você conquistar seu sonho de estudar uma das mais de 30 habilitações da Engenharia oferecidas no Brasil!
Veja a seguir como conseguir o FIES para Engenharia!
Quando acontece o FIES para Engenharia?
O FIES abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. As datas variam a cada nova edição e são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Fique atento à publicação do edital para não perder os prazos!
De modo geral, as inscrições para o FIES acontecem logo após o encerramento dos períodos de seleção do Sisu e do ProUni.
Quem pode se inscrever no FIES para Engenharia?
Para participar do FIES é obrigatório ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010. A nota obtida no Exame é utilizada como critério de seleção e, para se inscrever, o candidato precisa ter no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
Além disso, só podem se inscrever aqueles que tiverem renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.
Como fazer a inscrição no FIES para um curso de Engenharia?
Se você atende aos requisitos acima, poderá se inscrever no FIES de forma gratuita e pela internet. Para isto, basta seguir este passo a passo:
- Durante o período de inscrição, acesse o site oficial do FIES Seleção.
- Preencha todas as informações solicitadas pelo sistema e aguarde o recebimento do e-mail de confirmação.
- Acesse o e-mail que você cadastrou no site e abra a mensagem do FIES para ativar sua inscrição.
- Volte ao site do FIES e escolha o financiamento para o curso de Engenharia da sua preferência entre as opções disponíveis.
- Continue seguindo as orientações do sistema até confirmar sua inscrição.
Depois desta primeira etapa, será divulgado o resultado da seleção. Se você conseguiu o financiamento, fique atento aos novos prazos, pois o processo de inscrição continua!
A próxima etapa é fazer uma nova inscrição, em outro site: o SisFIES e preencher as informações solicitadas.
Feito isto, é hora de reunir toda a documentação exigida e apresentá-la na universidade para a qual você conseguiu a vaga. É preciso ainda comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para fazer o contrato.
Para cada um destes procedimentos existe uma data-limite. Portanto, preste atenção ao cronograma previsto no edital para não perder sua vaga!
Como funciona a seleção do FIES para Engenharia?
Desde que o FIES foi criado, o programa vem passando por uma série de mudanças. Em 2015 as restrições para conseguir o financiamento se tornaram ainda maiores e está cada vez mais difícil conseguir o benefício.
O número de vagas oferecidas foi reduzido e a distribuição agora é feita por microrregiões. As mais carentes passaram a receber mais atenção, e o Governo utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desenvolvimento local como um dos critérios para concessão do benefício.
Por outro lado, a relevância social de cada região não é o único critério para distribuição de vagas. O Governo prioriza certas áreas do conhecimento e concentra cerca de 70% das vagas para a Saúde, Formação de Professores e Engenharias!
Quais as vantagens do FIES?
O FIES foi criado com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a pagar uma faculdade particular.
No caso dos cursos de Engenharia, as mensalidades podem ser muito altas e as aulas acontecem geralmente em período integral, o que torna difícil conseguir um emprego para ajudar nas despesas.
Uma das grandes vantagens do FIES é que o aluno só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado, quando já teve oportunidade de se estabelecer no mercado de trabalho. E no caso das Engenharias isso não é difícil, visto que a área tem ótima empregabilidade.
Os juros são mais baixos que os aplicados no mercado e durante a faculdade o estudante pagará apenas um valor acessível referente a estas taxas.
Universidades que aceitam o FIES e têm curso de Engenharia
As universidades que participam do FIES podem não ser as mesmas – ou abrir vagas para os mesmos cursos – todo semestre. Ou seja, as opções mudam a cada nova edição do programa.
Para saber exatamente quais são as vagas disponíveis é preciso consultar o site do FIES durante o período de inscrição.
O MEC só distribui o financiamento para cursos que são reconhecidos e possuem uma boa avaliação. Ou seja, participando do FIES você tem a garantia de fazer uma graduação de qualidade!
Conheça algumas universidades que participam do FIES e têm cursos de Engenharia:
- Universidade São Judas Tadeu (USJT)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry)
- Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry)
Veja também:
Como usar o FIES para pagar a faculdade
Você vai tentar o FIES? Conte para a gente nos comentários para qual Engenharia você vai se candidatar!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.