Tem FIES para Psicologia?

Psicologia é um dos cursos mais procurados do País e quem escolhe fazer esta graduação tem que enfrentar a alta concorrência para entrar em uma universidade.
Conseguir uma vaga é apenas o primeiro desafio. Quem deseja fazer uma universidade particular, por exemplo, precisa ainda considerar se o valor das mensalidades vai caber no orçamento.
Uma das formas de driblar esse contratempo é conseguir um financiamento do Governo para pagar as mensalidades. E a boa notícia é que existe FIES para o curso de Psicologia!
Se você quer fazer Psicologia e ficou interessado em conseguir o FIES, saiba como participar!
Como funciona o Fies para psicologia?
O funcionamento do FIES para estudantes de Psicologia é semelhante ao de outras áreas. O estudante interessado deve se inscrever no programa e, caso seja aprovado, terá acesso ao financiamento para o curso de graduação em Psicologia. O FIES cobre as mensalidades e pode ser solicitado em qualquer momento ao longo do curso.
Quando acontece o FIES para Psicologia?
Durante o ano, são abertos dois processos seletivos para o FIES, sempre no início de cada semestre. As datas variam e são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Acompanhe as atualizações por aqui para não perder os prazos.
De modo geral, as inscrições para o FIES acontecem depois que já foram encerradas as seleções para o Sisu e o ProUni.
Quem pode tentar o FIES para Psicologia?
Para se inscrever no FIES é obrigatório ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.
Além disso, o candidato precisa ter renda familiar bruta de até dois salários mínimos e meio por pessoa.
Como se inscrever no FIES para Psicologia?
O processo de inscrição do FIES é totalmente gratuito e realizado pela internet. Veja como:
- Durante o período de inscrição, acesse o site oficial do FIES Seleção.
- Informe os dados solicitados e aguarde o envio do e-mail de confirmação.
- Veja a caixa de entrada de seu e-mail, abra a mensagem do FIES e ative sua inscrição.
- Volte ao site do FIES e selecione o financiamento para o curso de Psicologia desejado.
- Siga as instruções do sistema até a confirmação da inscrição.
Após esta etapa é divulgado o resultado da seleção com todos os aprovados. Se você é um deles, fique atento aos passos seguintes.
É preciso fazer uma nova inscrição, agora no site do SisFIES, e preencher as informações pedidas. Depois disso, reúna os documentos e comprovantes exigidos pela universidade e os entregue na secretaria do curso.
Para garantir a vaga e fazer o contrato do financiamento, é necessário se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
É importante ler o edital e ficar atento ao cronograma, pois existe uma data-limite para executar cada um destes procedimentos.
Como é a seleção do FIES para Psicologia?
Em 2015, foram feitas algumas alterações nas regras do FIES e o Governo impôs critérios mais rigorosos para a concessão do financiamento.
Uma destas mudanças diz respeito à distribuição de vagas. O Governo prioriza algumas áreas do conhecimento, concedendo cerca de 70% dos financiamentos para cursos das áreas da Saúde, Engenharias e Formação de Professores.
Quem deseja o financiamento para o curso de Psicologia e mora em uma região mais pobre pode ter mais chances de conseguir a vaga. O Governo leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada microrregião e prioriza as que possuem um índice mais baixo. Outros fatores considerados são a demanda por ensino superior e por financiamentos estudantis.
Os financiamentos só são liberados para cursos reconhecidos pelo MEC e com boa avaliação. Portanto, quem entra na faculdade pelo FIES pode ter certeza de estar fazendo uma graduação de qualidade!
Quais as vantagens do FIES?
O FIES é uma das iniciativas do Governo Federal para incentivar a formação superior no País (assim como o Sisu e o ProUni). O objetivo é ajudar estudantes de baixa renda a pagar uma universidade particular.
Ao se beneficiar do financiamento pelo FIES, o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado. Dessa forma, tem tempo de se estabelecer no mercado e organizar o orçamento para devolver o valor emprestado.
Além disso, a dívida pode ser diluída em até três vezes a duração do curso financiado.
Os juros aplicados são abaixo do valor de mercado e, durante a faculdade, tudo o que o aluno precisa pagar é um valor acessível referente a estas taxas.
Universidades que participam do FIES e possuem o curso de Psicologia
A cada nova edição do FIES, pode mudar o número de vagas para o curso de Psicologia, assim como as universidades participantes. Portanto, para saber exatamente quais as vagas disponíveis é preciso acessar o site do FIES durante o período de inscrição.
Confira algumas universidades que costumam participar do FIES e têm o curso de Psicologia:
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade São Judas Tadeu (USJT)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Como usar o FIES para pagar a faculdade
Você vai tentar o FIES para o curso de Psicologia? Conte para a gente aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.