Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Tem Medicina no Sisu?

Imagem default

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite o acesso de estudantes a vagas em universidades públicas em todo o País, sem precisar prestar o vestibular tradicional. O processo é totalmente informatizado e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação dos candidatos.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA

+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A seleção por meio do Sisu acontece duas vezes por ano, uma em janeiro e outra em junho.

O que todo mundo quer saber é se dá pra entrar no curso de Medicina, o mais concorrido do Brasil, por meio do Sisu. A notícia é boa: dá sim! Há diversas universidades que oferecem este curso e selecionam alunos por meio do Sistema. A concorrência, como era de se esperar, é super acirrada. Prepare-se! Os candidatos com maior pontuação no Enem têm mais chances de ocupar as vagas disponíveis.

Saiba como entrar bem na disputa e conheça instituições que oferecem vagas para o curso de Medicina por meio do Sisu!

Quantos pontos eu preciso tirar no Enem para entrar em Medicina pelo Sisu?

A chamada nota de corte, a pontuação mínima que você deve ter obtido no Enem para conquistar uma vaga num curso por meio do Sisu, muda a cada semestre. Esta variação depende de uma série de fatores. Entre os principais, estão a quantidade de pessoas concorrendo àquela mesma vaga, o nível dos concorrentes, a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) e a reputação da universidade.

De qualquer forma, se você quiser entrar no páreo para Medicina sua pontuação no Enem deve ser alta! Capriche!

Mesmo com a variação constante, a nota de corte para este curso sempre esteve entre as mais altas nos últimos anos, acima de 800 pontos. E não custa reforçar: quanto maior sua pontuação no Exame, maiores as suas chances de entrar para Medicina por meio do Sisu.

É possível acompanhar a variação da nota de corte para o curso escolhido ao longo do período de inscrição no Sisu. A informação é calculada pelo próprio Sistema e costuma ser atualizada uma vez por dia. Fique atento! A nota de corte pode variar até o último minuto das inscrições.

Referências de nota de corte para Medicina

Confira algumas das mais altas notas de corte para o curso de Medicina registradas em edições recentes do Sisu, na modalidade ampla concorrência:

  • 868,98 pontos– Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • 858,13 pontos – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • 826,54 pontos – Universidade Federal de Brasília (UNB)

Em 2015, as menores notas de corte para o curso de Medicina ficaram entre 696 e 701 pontos.

Fonte: MEC

Onde encontrar vagas em Medicina pelo Sisu?

Algumas universidades públicas selecionam alunos unicamente por meio do Sisu. Outras reservam parte das vagas a candidatos inscritos no Sistema, e a quantidade delas pode variar a cada semestre.

Por isso, o único jeito de saber se há vagas para Medicina na instituição de sua escolha é no momento da inscrição. Na hora de preencher as informações, o Sistema vai mostrar se existe disponibilidade na opção que você selecionar.

Conheça algumas universidades que ofereceram recentemente vagas no curso de Medicina por meio do Sisu:

Como se inscrever no Sisu?

Fazer a inscrição no Sisu é muito fácil. O processo é totalmente realizado via internet. Basta acessar o site oficial do Sisu durante o período de seleção e fornecer o seu número de inscrição e senha do Enem do ano imediatamente anterior.

O Sistema recupera a sua nota do Exame automaticamente. Em seguida, você deve indicar o curso, instituição, turno e modalidade de concorrência em que deseja disputar uma vaga. Sua nota do Enem será a base para a sua classificação.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso. É possível alterar as opções selecionadas quantas vezes você quiser, até o último minuto do período de inscrições. Para fazer a classificação final, o Sisu vai considerar a última opção que você gravou no sistema.

Não é preciso apresentar documentos ou comprovantes. Eles serão necessários apenas no momento da matrícula nas universidades.

Quem pode participar do Sisu?

O Sisu foi criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso da população ao ensino superior no País. O Sistema é voltado a todos os estudantes que fizeram o Enem no ano anterior e tiraram nota maior do que zero na redação. Ou seja, é obrigatório ter feito o Enem para participar! Não há como se inscrever no Sisu sem ter prestado o Exame.

A primeira edição do Sisu em 2015 registrou 2,8 milhões de candidatos inscritos. Eles disputaram mais de 205 mil vagas nos institutos federais e universidades públicas que aderiram ao Sistema em todo o país. A adesão de instituições vem crescendo a cada ano. Em 2016, a primeira edição do Sisu registrou aumento significativo do número de vagas: 228 mil no total!

Veja também
Como entrar no Sisu com a nota do Enem

Você vai tentar uma vaga em Medicina no Sisu? Como foi sua pontuação no Enem? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.