Descubra quanto tempo tem para fazer a prova do Enem 2020
Esse artigo está desatualizado ! Clique aqui e veja qual é o tempo de prova que você terá no Enem 2020.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado o maior vestibular do país, já que pode ser usado para ingressar tanto em instituições públicas de ensino superior quanto em universidades privadas.
O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Se você está inscrito no exame deste ano, preste atenção às datas e aos horários das provas.
Com uma boa organização do tempo e do trajeto até o local de prova, é possível enfrentar os dois dias de exame sem estresse.
Veja quanto tempo você terá para fazer a avaliação nos dois dias:
- Primeiro dia (3/11): a prova terá cinco horas e meia de duração, das 13h30 às 19h (horário de Brasília). Nesse dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
- Segundo dia (10/11): o exame terá cinco horas de duração, das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília). Nesse dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de duas horas. Portanto, será possível ir embora do local de exame apenas depois das 15h30. Quem insistir em sair definitivamente da sala antes disso será desclassificado.
Lembre-se: apesar de as provas terem início às 13h30, programe-se para chegar ao local do exame às 12h, horário de abertura dos portões.
Às 13h em ponto, os portões serão fechados e ninguém mais poderá entrar.
Das 13h às 13h30, espera-se que todos os participantes já estejam em sala para a realização dos procedimentos de segurança e identificação.
Uma dica para evitar problemas é fazer o trajeto da sua casa até o local do exame alguns dias antes da prova. Não se esqueça também de que no dia do exame poderá haver mais trânsito no bairro do que o normal.
Outra observação importante: todos os horários informados acima estão de acordo com o horário de Brasília. Se você fizer a prova em uma região do Brasil com fuso diferente, verifique no site do Enem (dentro do portal do Inep) quais horários você precisará seguir.
Administrando o tempo de prova
Se você está preocupado com o tempo disponível para responder às provas do Enem, separamos algumas dicas de professores para otimizar o tempo e reduzir o estresse:
- Comece pelas disciplinas com as quais você tem mais facilidade, resolvendo as questões que você achar mais simples. Assim, você evita se cansar no começo e fica mais motivado para o restante da prova.
- No segundo dia, procure alternar entre provas mais teóricas (como a de Biologia) e aquelas com mais cálculos (como Matemática).
- Se você perceber que está ficando tempo demais em uma questão, deixe-a de lado e pule para a próxima.
- Preste muita atenção aos enunciados. Muitas vezes, eles dão dicas de como solucionar a questão.
- Reserve os últimos 30 minutos de prova para preencher o gabarito.
Lembrando que cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões. Em cada dia, portanto, você responderá 90 questões ? sendo que, no primeiro, você deverá fazer também a redação.
Conteúdo das provas do Enem
Veja quais áreas do conhecimento serão cobradas em cada uma das quatro provas:
- Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
- Linguagens: Português, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Comunicação.
- Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia.
- Matemática: Álgebra, Geometria etc.
Datas importantes do Enem 2019
Além dos dias de realização das provas (3 e 10 de novembro), preste atenção também às outras datas importantes do Enem 2019.
No mês de outubro, o site oficial do Enem deve disponibilizar o Cartão de Confirmação da Inscrição para cada participante. O cartão informará o número de inscrição, as datas e os horários das provas e o local onde o participante fará o exame.
O gabarito das provas será divulgado em 13 de novembro, e o resultado individual deve sair em janeiro de 2020, em data ainda a ser definida.
Em março de 2020 serão publicados os resultados dos treineiros e a vista pedagógica da redação, na qual o participante poderá verificar como se saiu nas competências avaliadas.
Para acompanhar a publicação das datas específicas, acompanhe nossas atualizações aqui no Mundo Vestibular e acesse regularmente o portal do Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem.
Onde estudar com a nota do Enem
O resultado do Enem será decisivo para quem busca uma vaga em universidade pública por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A nota também é usada para classificar os candidatos a vagas em faculdades particulares com bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).
Mas você sabia que existem ótimas universidades privadas que aceitam a nota do Enem para ingresso direto? Outras consideram sua nota na hora de conceder bolsas e descontos dentro de programas próprios de incentivo.
Aproveite e conheça agora algumas instituições particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) que usam a nota do Enem no processo seletivo:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Interessou? Então, acesse os sites das universidades e conheça todas as opções de cursos de graduação.
Leia mais:
É possível conseguir uma bolsa de estudos para cursos EAD?
Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular
Você vai fazer o Enem em 2019? Já planejou como vai administrar o tempo de prova? Conte para a gente nos comentários!
Gabarito oficial do Enem 2024 é divulgado; veja como acessar
Gabarito extraoficial do Enem 2024: segundo dia
Gabarito extraoficial do Enem 2024: primeiro dia
Tema de redação do Enem 2024 é divulgado; confira
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.