Tudo que você precisa saber sobre o Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa governamental de inclusão educacional. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, o Projeto tem como objetivo ajudar os estudantes brasileiros de baixa renda a ingressar no curso superior em faculdades particulares. Para isso, oferece bolsas integrais ou parciais aos candidatos que tiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a pontuação obtida no Enem e com a renda familiar, o estudante pode conseguir uma bolsa parcial de até 50% da mensalidade ou uma bolsa integral, de 100%, com todas as mensalidades custeadas pelo governo.
As bolsas são oferecidas em instituições de ensino aprovadas pelo MEC e que aderirem ao programa. A bolsa, seja ela parcial ou integral, é válido durante todo o curso, desde que o estudante mantenha um bom desempenho na faculdade e cumpra com os critérios definidos pelo programa.
Veja também:
+ Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!
+ Acompanhamento da Inscrição do Prouni: Confira como fazer!
+ Qual é a diferença entre o Prouni e a Quero Bolsa?
Quem pode participar do Prouni?
Para participar do Prouni, o candidato deve cumprir os seguintes critérios:
- Ter feito a última edição do Enem e completar uma pontuação mínima de 450 pontos na prova, além de não ter zerado na redação;
- Ter cursado o Ensino Básico na rede pública de ensino ou com bolsa de estudo integral em escola particular. O candidato deve comprovar a condição de bolsista no ato da matrícula, na universidade;
- Como se destina a alunos que não podem pagar conforme mensalidades do curso, é preciso corresponder ao perfil socioeconômico exigido. Para se candidatar a uma bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, o candidato deve ter uma renda familiar de até 3 índices relativos. O Prouni também reserva algumas vagas para candidatos cotistas;
- Ser professor de escola pública . Nesse caso, não é preciso comprovar a renda familiar, mas o candidato deve integrar o quadro permanente de professores de uma instituição de ensino. Ter participado da última edição do Enem e concluir a nota mínima exigida também se aplicam aos professores candidatos, que cursar uma bolsa para cursos de licenciatura;
- Pessoas com deficiência também podem obter bolsas do Prouni. Mas é necessário apresentar, durante a matrícula na faculdade, documentos que comprovem a situação do aluno, junto com os demais documentos pessoais e o perfil socioeconômico.
- A partir de 2022.2, estudantes não bolsistas de escolas particulares também poderão concorrer às bolsas, desde que atendam aos critérios socioeconômicos.
+ Mudança no Prouni: Bolsonaro libero acesso a estudantes de escolas particulares
Posso complementar a bolsa parcial do Prouni com o FIES?
Caso o candidato conquiste uma bolsa parcial do Prouni mas não tenha condições de pagar a outra metade, ele pode contar com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para isso, o estudante também precisa se inscrever no FIES e conferir se a instituição de ensino está inscrita nesse programa.
Saiba mais: Descubra como funciona o FIES
Veja também:
+ Bolsa de Estudo: Entenda o que é e como conseguir uma!
Como se inscrever no Prouni?
O Prouni abre inscrições semestralmente, mas as bolsas são oferecidas de acordo com as vagas disponíveis nas instituições de ensino participantes.
A inscrição no Prouni é feita de forma totalmente on-line, no site oficial do programa. Basta acessar a página de inscrição no período definido no cronograma oficial da edição e efetuar o cadastro de participante. Mas, fique atento ao edital e não deixe para a última hora, pois o prazo para as inscrições é bastante apertado.
Caso você não tenha acesso à internet em sua casa, você poderá realizar a inscrição de alguma instituição participante do programa. O MEC estipulou que todas as faculdades do Prouni ofereçam acesso gratuito à internet, para todas as pessoas que desejam se inscrever no programa. É mais uma forma de democratizar o acesso à educação.
Durante a inscrição, tenha em mãos o seu CPF e o número de inscrição da última edição do Enem. Também serão solicitadas informações do grupo familiar e dados socioeconômicos.
Se você é fã de aplicativos, acompanhe todo o processo do Prouni pelo seu celular. Basta baixar o aplicativo oficial do Prouni. Com ele, além de acompanhamento cada etapa do programa, você pode encontrar vagas por curso, local e instituição, além de ter acesso a recursos como simulação da nota de corte e alerta para dados importantes.
+ Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
O que é a nota de corte do Prouni?
Além da pontuação mínima de 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado na redação, para conquistar uma bolsa do Prouni é necessário atingir a nota de corte, ou seja, a nota mínima necessária para cada curso e instituição de ensino.
A nota de corte muda todo ano e varia de acordo com a concorrência para cada faculdade. É uma relação de oferta e demanda. Isto é, se muitos candidatos procurarem por um curso específico, a demanda por ele será maior. Mas se uma oferta de vagas para esse curso para baixa, consequentemente a nota de corte será maior. A nota de corte por curso também difere entre as instituições de ensino.
Apesar de variar a cada ano, uma nota de corte costuma ser bastante próxima da última edição, o que ajuda os candidatos a terem uma noção sobre a possibilidade de conquistarem uma bolsa em um curso específico.
Veja aqui quais são as notas de corte do ProUni 2021
Como saber o resultado do Prouni?
Depois de finalizado o período de inscrições, o Prouni inicia o processo de classificação de candidatos, acordo com a pontuação obtida no Enem. Os candidatos com maiores notas vão sendo chamados para realizarem a matrícula no curso e instituições escolhidos.
Quem para selecionado para a primeira opção, não pode mais concorrer à segunda, pois essa é apenas para aqueles que não atingirem pontuação escolhida para a primeira opção escolhida. Após a primeira chamada, outros candidatos chamados para as vagas remanescentes.
Caso um candidato também não seja selecionado na segunda chamada, ele pode manifestar interesse nas vagas remanescentes e ficar na lista de espera do Prouni.
Acesse aqui para saber mais sobre as vagas remanescentes .
Para conferir o resultado, o candidato deverá acessar o site do programa ou entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual se inscreve. Também é possível telefonar para o número 0800-61-61-61.
E se houver empate?
Se dois ou mais candidatos tirarem a mesma pontuação no Enem, o desempate seguir os seguintes critérios, na ordem apresentada:
- Maior nota na Redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
E depois do resultado? Como garantir a bolsa do Prouni?
Após a divulgação dos resultados, o candidato contemplado com uma bolsa parcial ou integral deve se dirigir, no prazo determinado, diretamente à universidade determinada.
Na própria instituição de ensino, o aluno deve apresentar uma documentação exigida e fetuar a sua matrícula. As faculdades participantes possuem um coordenador específico para tratar das bolsas do Prouni e auxiliar o estudante em todo o processo.
É possível perder na bolsa do Prouni?
Caso não faça sua matrícula dentro do prazo determinado, o candidato deverá perder a sua bolsa do Prouni, que será concedido a algum candidato da lista de espera.
Depois de matriculado, o aluno terá sua falha válida durante todo o curso. Mas deve se atentar para não perdê-la.
Durante o curso, o estudante perderá sua bolsa do Prouni se:
- Abandonar o semestre;
- Afastamento não justificado;
- Tiver um aproveitamento acadêmico inferior a 75%;
- Não pagamento das mensalidades não cobertas pela bolsa parcial
Quais faculdades aceitam o Prouni?
Em cada edição do Prouni, ou seja, semestralmente, milhares de faculdades cadastram suas vagas no programa. E todas elas oferecem ensino de qualidade, pois devem ser aprovadas pelo MEC para participarem do Prouni.
Conheça algumas delas:
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Além das bolsas do Prouni, essas que indicamos acima também participam do FIES e possuem outros programas de bolsas de estudo.
Leia também:
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.