UNIÃO EUROPÉIA – UE – Parte 1

Euro – A Nova Moeda em circulação na UE
Símbolo do Euro
Em 1999, onze países da União Européia (UE) dão outro passo importante no processo de globalização ao criar o euro, moeda única do bloco. Em 1º de janeiro de 2002 entra em vigor a eurozona, Irlanda (Punt); Bélgica (Franco); Espanha (Peseta); Portugal (Escudo); França (Franco); Itália (Lira); Grécia (Dracma); Áustria (Schilling); Lxemburgo (Franco belga); Alemanha (Marco alemão); Holanda (Guilder); Finlândia (Markka) passam a empregar o Euro (€) nas transações comerciais.
É a primeira vez na história que nações abrem mão de emitir sua própria moeda. Em 1º de janeiro de 2007 a Eslovênia é o primeiro país ex-comunista a adotar o Euro, passando a zona do euro a contar agora com 13 países. A nova moeda o euro, tem a missão de reforçar a identidade continental, porém, Inglaterra, Dinamarca e Suécia, optaram por conservar suas moedas.
Euro – Objetivos
Um dos principais objetivos da nova moeda é conquistar mercados internacionais, dominados pelo dólar americano.
Comentários
Este é um processo de integração econômica, que ainda esta longe de terminar tendo entre seus objetivos construir uma contraposição a hegemonia política e econômica dos Estados Unidos da América, que com seus 288,5 milhões de habitantes e PIB de US$ 10,857 trilhões, deixam de ser a única superpotência na economia mundial.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.