Veja 10 cursos com mais vagas de estágio no Brasil
Ferramenta de integração e conhecimento do aluno com a realidade social e econômica de onde vive e do trabalho em sua área, o estágio é responsável por preparar o estudante para enfrentar o mercado de trabalho após sua formação.
+ Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Contudo, conquistar a tão sonhada vaga de estágio, pode não ser tarefa fácil, ainda mais se você for um daqueles que escolheu um curso com baixas taxas de empregabilidade na região em que mora.
Sabendo disso, preparamos este artigo para lhe dar dicas dos cursos com as maiores vagas de estágio no país. Boa leitura!
10 cursos com mais vagas de estágio
Em 2019, foi divulgado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), associação sem fins lucrativos que possibilita aos jovens, por meio de estágio, o ingresso ao mundo do trabalho, os cursos com mais vagas de estágio.
Abaixo, listamos todos eles, bem como suas principais áreas de atuação:
1 – Direito
Bacharelado com duração de 5 anos, quem se gradua no curso pode optar por ser advogado ou seguir na carreira jurídica, se tornando delegado de polícia, promotor ou juiz, por exemplo.
2 – Pedagogia
Curso oferecido tanto na modalidade licenciatura como bacharelado, com duração média de 4 anos, o pedagogo pode seguir carreira na orientação pedagógica, ocupando espaços na administração escolar, sendo diretor ou supervisor. Se for licenciado, pode dar aulas na educação infantil e na primeira fase do ensino fundamental.
Veja bolsas de estudo para o curso de Pedagogia
3 – Administração
Bacharelado com duração média de 4 anos, o administrador é responsável por gerenciar e planejar as estratégias de uma organização, atuando praticamente em todos os setores da empresa, apoiando análises, definição e cumprimento de metas.
Veja bolsas de estudo para o curso de Administração
4 – Ciências Contábeis
Bacharelado com duração média de 4 anos, o contabilista é responsável pelo estudo e planificação dos circuitos das operações de contabilidade de uma empresa. Além disso, ele dirige o encerramento de contas, elabora balanços e aconselha os gestores quanto à situação econômica e financeira do negócio.
Veja bolsas de estudo para o curso de Ciências Contábeis
5 – Educação Física
Curso oferecido tanto na modalidade bacharelado como licenciatura, com duração de 4 anos, o educador físico está apto a ministrar atividades físicas para uma pessoa ou grupo, trabalhando como instrutor ou personal trainer em academias e clubes esportivos. Se o profissional for licenciado, ele pode dar aulas na educação básica como docente nos ensinos fundamental e médio.
Veja bolsas de estudo para o curso de Educação Física
6 – Tecnologia da Informação
Bacharelado com duração de 4 anos, o graduado pode trabalhar em empresas privadas ou de forma autônoma, desenvolvendo e gerenciando banco de dados, administrando redes de computadores, planejando e desenvolvendo software e implementando a infraestrutura tecnológica de uma empresa.
7 – Psicologia
Bacharelado com duração de 5 anos, o psicólogo é responsável por estudar e analisar comportamentos por meio de relatos de emoções e pensamentos, podendo atuar tanto em consultórios particulares, como em hospitais, escolas ou empresas.
8 – Engenharia Civil
Bacharelado com duração média de 5 anos, o engenheiro civil é responsável pela elaboração de projetos e o acompanhamento das etapas das obras e construções.
Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Civil
9 – Publicidade e Propaganda
Bacharelado com duração de 4 anos, entre as áreas de atuação de um publicitário, estão a criação e produção de campanhas publicitárias, elaboração de estratégias de venda por meio de uma análise estatística do mercado, além da escolha dos meios de comunicação mais adequados para difusão de propagandas.
Veja bolsas de estudo para o curso de Publicidade e Propaganda
10 – Engenharia de Produção
Bacharelado com duração média de 5 anos, o engenheiro de produção vai agir para garantir que os processos de produção em uma indústria sejam mais efetivos, revisando programas de produção, especificações de engenharia e fluxos de processos, além de descobrir como produzir partes ou produtos e prestar serviços com mais eficácia.
Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Produção
Leia mais:
+ Confira a lista de profissões existentes
Cursos técnicos com estágio
Você sabia que não é só na graduação onde é possível fazer estágio? Muitos cursos técnicos incentivam esta pró-atividade dos alunos, pois é uma ótima maneira de enriquecer o currículo e fazer uma rede de contatos, que vai aumentar a possibilidade de conquistar um emprego após o fim do curso.
Por ter um custo mais baixo e duração menor do que as faculdades, o curso técnico costuma ser a ponte de muita gente entre o ensino médio e o mercado de trabalho.
Descubra, a seguir, 10 cursos técnicos que vão te dar a oportunidade de conseguir um estágio e abrir portas para a assinatura em sua carteira de trabalho.
- Técnico em Administração;
- Técnico em Agroindústria;
- Técnico em Contabilidade;
- Técnico em Edificações;
- Técnico em Eletrotécnica;
- Técnico em Informática;
- Técnico em Mecânica;
- Técnica em Mecatrônica;
- Técnico em Química;
- Técnico em Segurança do Trabalho.
É possível ter mais de um estágio?
Sim, mas apenas se a soma da carga horária dos estágios não ultrapassar 30 horas semanais.
A atual legislação do estágio, em vigor desde 2008, estabelece que a carga horária máxima deve estar limitada a seis horas por dia ou trinta horas semanais, desde que ocorra em turnos que não comprometam as aulas.
É possível se formar sem fazer estágio?
O estágio pode ser feito por estudantes de todos os cursos e para a maioria deles, ele é obrigatório, sendo componente curricular para a formação. Todavia, existem alguns casos em que é possível se graduar sem que o aluno precise passar pela obrigatoriedade do estágio.
Qual faculdade não precisa fazer estágio?
Dependendo da faculdade que você escolher, pode ser que algumas graduações não exijam o estágio curricular obrigatório.
Confira abaixo, 20 cursos em que é possível se formar sem a necessidade do estágio em determinadas instituições:
- Administração;
- Biotecnologia;
- Ciência Atuariais;
- Ciências Contábeis;
- Ciências da Computação;
- Ciências Econômicas;
- Ciências Sociais;
- Cinema e Audiovisual;
- Design;
- Ecologia;
- Engenharia da Computação;
- Geofísica;
- Gestão Ambiental;
- Linguística;
- Marketing;
- Matemática;
- Publicidade e Propaganda;
- Química;
- Relações Internacionais;
- Sistemas de Informação.
Ressaltamos que, caso você se interesse por um desses cursos, consulte no próprio portal da faculdade onde você pretende estudar, a grade curricular deles, para observar se o estágio é requisito para formação.
Por outro lado, salientamos a importância desta fase na graduação, pela promoção da experiência prática e abertura de portas no mercado de trabalho.
Leia também:
+ As Profissões mais concorridas do Vestibular
Onde começar os estudos?
Decidir uma faculdade é o primeiro passo para exercer uma profissão. Porém, nesta fase, é comum sentir dúvidas sobre qual curso fazer e até mesmo onde estudar.
Na UFBRA, você encontra cursos bem-avaliados pelo MEC e diversas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas. Saiba mais sobre ela e como é a sua estrutura.
Também contamos com o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar em sua escolha profissional.Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.