7 profissões para trabalhar com esportes
Vibrar, comemorar, torcer e se emocionar. Sentimentos únicos que o esporte proporciona cotidianamente a seus telespectadores. Desde seus primórdios o esporte sempre foi fonte de entretenimento em todo o mundo e, até os dias atuais, continua a fazer parte da vida de inúmeras pessoas em todo planeta.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Em consequência disso, hoje, o esporte se modernizou. Isso porque, se durante o surgimento dos esportes mais populares a tecnologia ainda não era capaz de realizar transmissões com imagens, hoje isso já é possível, o que demanda uma grande equipe qualificada para trazer o jogo diretamente aos lares dos telespectadores. Além disso, no cotidiano dos atletas, profissionais da área da saúde são de suma importância para aprimorar o rendimento e acompanhamento do atleta. Em suma, o esporte não se centra mais apenas nos desportistas, mas também em uma equipe que opera por trás das cortinas do espetáculo.
Se você se interessa pelo mundo esportivo e deseja ingressar no mercado de trabalho para a área, saiba que existem inúmeros centros de atuação. Desde a comunicação até a administração e planejamento, existem funções indispensáveis. Por conta disso, confira, a seguir, 7 profissões para trabalhar na área dos esportes.
Jornalista
Uma das principais opções para atuar na área dos esportes é o curso de Jornalismo. Através desta formação, o profissional poderá atuar em coberturas esportivas, transmissões, programas televisivos, blogs e sites sobre o tema, entre diversas outras possibilidades.
Em uma transmissão, por exemplo, um jornalista poderá atuar como repórter, narrador, correspondente, comentarista, entre outras funções bem conhecidas por telespectadores que acompanham transmissões esportivas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Jornalismo deve capacitar o profissional para: atuar como transmissor de informações e conhecimentos de interesse coletivo, dominar metodologias jornalísticas de produção e circulação de informação, produzir enunciados jornalísticos, elaborar, coordenar e executar projetos editoriais, entre outras capacidades a serem desenvolvidas.
Após o término da graduação, o estudante poderá optar por uma pós-graduação em Jornalismo Esportivo, o que dotará o aluno de maiores conhecimentos sobre o assunto.
Leia mais: Conheça as 50 melhores faculdades de Jornalismo, segundo o MEC
Fotógrafo
Através do curso de Fotografia, o profissional poderá atuar como fotógrafo em eventos esportivos. Assim como o jornalista, o fotógrafo possui responsabilidades comunicacionais, neste caso, entretanto, através de imagens que serão veiculadas em diversos meios de comunicação.
Um fotógrafo profissional poderá atuar como funcionário de um clube, assessoria de imprensa, sites e revistas, ou equipes contratadas para fazer a cobertura de um evento. Para isso, é necessário que o profissional possua a experiência necessária, o que pode ser fornecido através de um curso superior em Fotografia ou matérias relacionadas como Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Social media
Um profissional em social media é responsável por administrar perfis em redes sociais, monitorar o tráfego e buscar soluções para aumentar engajamento e popularidade de seu cliente ou empresa. Tal função também é indispensável no mundo esportivo, afinal, jogadores, atletas e clubes buscam constantemente se destacar e conseguir maior visibilidade nas redes sociais.
Para exercer a função de social media não existe um único caminho. Entre as melhores opções de faculdades para a função estão: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing e Designer.
Nutricionista
Assim como citado anteriormente, a área da saúde é indispensável no mundo esportivo. Dentro desse grupo podemos destacar o nutricionista. O profissional da área é responsável por orientar a população a manter hábitos alimentares saudáveis e que promovam o bem-estar. No mundo esportivo não é diferente, afinal, atletas precisam se alimentar corretamente para que possam atuar da melhor maneira possível.
Dessa maneira, o nutricionista, em um ambiente esportivo, será responsável pelo planejamento alimentar da equipe e atletas, podendo atuar como funcionário de um clube ou consultas individuais aos desportistas.
De acordo com o MEC, a faculdade de Nutrição deve habilitar o profissional para atender as demandas da saúde, tomar as decisões corretas dentro do ambiente profissional, comunicar-se de forma concreta com demais profissionais da área da saúde, liderar um trabalho em equipe, administrar e tomar decisões, além de educar-se constantemente em sua área de atuação.
Fisioterapeuta
Em um ambiente esportivo, lesões fazem parte do cotidiano de um atleta. Por conta disso, é de suma importância a presença de um profissional que possa atuar no tratamento e recuperação dos desportistas. Esse profissional é o fisioterapeuta.
Um fisioterapeuta é responsável pela recuperação e restauração da capacidade física do paciente, o que geralmente é afetada por dores e lesões.
De acordo com o MEC, o fisioterapeuta deve atuar em todos os níveis de atenção à saúde, contribuir para a manutenção do bem-estar, realizar consultas e avaliações, reconhecer o nível de saúde de seu paciente, possuir conhecimento sobre técnicas e tecnológicas que podem auxiliar seu trabalho, entre outras capacidades.
A faculdade de Fisioterapia aborda as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos, envolvendo matérias como:
- Anatomia;
- Biologia Celular e Molecular;
- Bioquímica;
- Ética Profissional;
- Fisiologia Humana;
- Fisioterapia Aplicada à Saúde Pública;
- Fisioterapia Hospitalar;
- Microbiologia;
- Patologia.
Psicólogo
Outra área de atuação muito comum no meio esportivo é a do profissional formado em Psicologia. O psicólogo, no ambiente esportivo, é responsável por auxiliar o atleta psicologicamente, com a finalidade que ele possa ter o seu melhor desempenho em suas atuações, sem barreiras psicológicas.
De acordo com o MEC, a faculdade de Psicologia deve tornar o profissional apto para:
“a)Analisar a Psicologia como campo de conhecimento, e os seus desafios
teóricos e metodológicos contemporâneos;
b) Formular questões de investigação científica em Psicologia;
c) Problematizar o conhecimento científico disponível em um domínio da
Psicologia, como fonte para avaliar e delimitar questões significativas de
investigação;
d) Planejar estratégias para encaminhamento das questões de investigação
coerentes com pressupostos teóricos e epistemológicos;
e) Definir e utilizar procedimentos e instrumentos para a coleta de
informações;
f) Elaborar e utilizar procedimentos apropriados de investigação para análise
e tratamento de dados de diferentes natureza;
g) Consolidar decisões relativas ao processo de investigação em projetos de
pesquisa, articulando elementos conceituais, metodológicos e recursos
necessários;
h) Redigir relatório de pesquisa dentro de normas academicamente
reconhecidas;
i) Apresentar trabalhos e discutir ideias em público”
Leia mais: Psicologia EAD: saiba se esse curso existe e todos os detalhes
Administrador
O profissional formado em Administração também pode atuar na área esportiva. Isso acontece por conta de clubes estarem intimamente ligados a economia e cotidiano empresarial. Dessa maneira, o administrador poderá exercer sua função por meio de planejamento esportivo e financeiro de um clube.
O faculdade de administração dura, em média, quatro anos, envolvendo matérias das áreas de:
- Teoria Organizacional;
- Marketing;
- Finanças;
- Recursos Humanos;
- Produção.
Onde estudar?
Se você se interessou pelo assunto e deseja ingressar em um dos cursos apresentados, saiba que é possível estudar com ótimos descontos em universidades reconhecidas pelo MEC.
Na Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudo de até 80%, você encontra cursos em mais de mil instituições de ensino parceiras que têm o reconhecimento do órgão.
Conheça algumas parceiras da Quero na lista a seguir:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Você sabia que o reconhecimento do MEC também é fundamental nas instituições com cursos a distância? Isso garante a validade do diploma após o término da formação.
A UFBRA, por exemplo, é uma parceira da Quero reconhecida com nota máxima, que atualmente conta com mais de 200 polos espalhados pelo país e mais de 70 cursos.
Caso você queira conhecê-la melhor, clique no link a seguir e acesse o site oficial da instituição:
Também contamos com o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar em sua escolha profissional.Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.