Conheça tudo sobre a faculdade de Marketing
Se você tem curiosidade sobre o que está por trás das propagandas, porque uma empresa desenvolveu um produto com determinadas características, como ela se posiciona no mercado e se relaciona com seus consumidores, a faculdade de Marketing pode ser uma escolha acertada.
A faculdade de Marketing pode ser do tipo tecnológica ou de bacharelado e dura entre 2 e 4 anos, dependendo da modalidade. Quem se forma neste curso encontra um mercado de trabalho amplo, com áreas bastante promissoras.
Saiba mais sobre a faculdade de Marketing, onde estudar e como é o mercado de trabalho para este profissional!
Faculdade de Marketing
A faculdade de Marketing pode ser concluída em 2 ou 4 anos, dependendo do grau escolhido:
- Bacharelado em Marketing: dura 4 anos e forma profissionais generalistas, com matérias teóricas, como Sociologia, Psicologia, Economia e Estatística, disciplinas relacionadas a diferentes áreas do Marketing e também uma formação ligada à gestão de empresas, custos e precificação.
- Tecnólogo em Marketing: dura em média 2 anos e concentra o conteúdo privilegiando uma formação rápida e de qualidade para ingresso no mercado de trabalho, com várias disciplinas de caráter mais prático.
As disciplinas estudadas na faculdade de Marketing podem variar de acordo com o grau conferido, com a habilitação do curso e a instituição. Veja algumas matérias que você poderá encontrar nesta graduação:
- Comportamento do Consumidor
- Comportamento Organizacional
- Empreendedorismo
- Endomarketing
- Estatística
- Estratégias de Preço
- Ética
- Gestão de Projetos em Marketing
- Gestão de Vendas
- Gestão em Marketing
- Logística Empresarial
- Marketing de Produtos
- Marketing de Serviços
- Marketing Digital
- Marketing para o Terceiro Setor
- Matemática
- Pesquisa de Mercado
- Processos Gerenciais
- Promoção, Publicidade e Propaganda
- Relacionamento com o Consumidor
Onde fazer faculdade de Marketing
Existem opções de tecnólogo e bacharelado em Marketing em faculdades públicas e privadas de todo o País.
Conheça algumas das principais instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior de Marketing:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
A faculdade de Marketing também pode ser cursada a distância. Vale lembrar que o diploma obtido em uma graduação EAD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.
Você pode consultar todas as faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Marketing (bacharelado ou tecnólogo) no portal e-mec.
Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas faculdades para cursar Marketing EaD.
Mercado de trabalho
O profissional de Marketing pesquisa o mercado para entender o perfil do consumidor e, a partir destes dados, define estratégias de comunicação e vendas, que podem envolver desde o posicionamento da marca até o preço final para os consumidores.
O campo de atuação é vasto e compreende empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Dependendo de sua formação e especialização, quem se forma em Marketing pode desenvolver suas atividades em uma série de departamento e áreas, como por exemplo:
- Endomarketing: é o marketing voltado para dentro da empresa e tem o objetivo de engajar funcionários e comunicar estratégias da gestão.
- Marketing Cultural: está ligado à associação de marcas e empresas a projetos na área da cultura, por meio de apoios ou patrocínios.
- Marketing de Relacionamento: pode envolver consumidores, fornecedores e parceiros e está ligado à relação da empresa com esses grupos, bem como a criação e gestão de canais de comunicação.
- Marketing Digital: é uma das áreas que está em alta e envolve o uso da Internet para se relacionar com o cliente e realizar vendas, com grande foco em sites institucionais, comércio eletrônico, aplicativos de celular e mídias sociais
- Marketing Esportivo: é o patrocínio de atletas, times e eventos esportivos.
- Marketing Político: como o próprio nome indica, trata da adequação da imagem de um político ou candidato junto aos seus eleitores, seja no período das eleições ou durante o mandato.
- Marketing Social: é a promoção de uma causa ou comportamento social e pode ser aplicado para conscientizar, educar e promover mudanças comportamentais em indivíduos e sociedade.
Veja também:
Tecnólogo ou bacharelado: qual o melhor?
Ficou interessado em fazer uma faculdade de Marketing? Vai escolher o bacharelado ou tecnólogo? Conte para a gente aqui nos comentários!
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.