Unicamp: veja os últimos 5 temas de redação do vestibular
O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das universidades públicas mais tradicionais do Estado de São Paulo, é dividido em duas fases de avaliação: na primeira, são aplicadas questões objetivas aos estudantes e, na segunda, questões discursivas e a redação.
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A prova de redação, aplicada na segunda fase do vestibular, é diferente da maioria dos vestibulares brasileiros. Especificamente na Unicamp, os alunos encontram duas propostas temáticas e devem escolher apenas uma para executar. Até 2018, as duas propostas deveriam ser realizadas, mas, desde 2019, este cenário mudou.
Outro aspecto que diferencia a prova da Unicamp em relação às provas de outras universidades é em relação ao gênero exigido. De acordo com o último edital divulgado, são avaliadas “habilidades de leitura e escrita dos candidatos na produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos”. Ou seja, a cada ano e a cada proposta são escolhidos formatos e gêneros que fogem da tradicional dissertação-argumentativa.
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O vestibular 2023 da Unicamp acontecerá nos dias 6 de novembro de 2022 (primeira fase) e 11 e 12 de dezembro de 2022 (segunda fase). Portanto, é muito importante já começar a se preparar para esta prova que é tão concorrida e sonhada por tantos estudantes.
A relação total de candidato/vaga para a segunda fase da prova, de acordo com o vestibular do ano passado (2022), estava em 5,09. O curso mais concorrido era o de Medicina e o menos concorrido era o de Música. Confira, a seguir, o que é avaliado e exigido na prova de redação.
Como a redação da Unicamp é avaliada?
Não existe uma lista concreta com os possíveis gêneros a serem cobrados na prova de redação da Unicamp, já que são propostos qualquer tipo de gênero no qual o candidato já estudou ou teve contato em seu cotidiano.
Ainda segundo o edital, divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a avaliação dos textos leva em conta:
- O cumprimento da proposta temática;
- A configuração do gênero;
- A qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova;
- A articulação coerente e coesa de elementos da escrita.
Diante disso, é preciso que os candidatos apresentem um excelente repertório de leitura, capacidade de interpretação e de identificação dos gêneros textuais propostos.
Como ir bem na prova de redação da Unicamp?
Portanto, para se preparar e garantir uma boa nota, é essencial que o vestibulando tenha o contato diário com diversos formatos de texto, como crônica, abaixo assinado, postagem, palestra, discurso, comentário, reportagem, artigo, manifesto, etc.
Outra dica para ter sucesso na prova é dedicar um tempo para a leitura diária de jornais, revistas e portais jornalísticos. Além de garantir um repertório do que está acontecendo ao redor do mundo, ajuda a identificar como os diversos tipos de discursos e gêneros são estruturados e formatados.
Por fim, é importante que o estudante olhe o que foi cobrado anteriormente e quais redações foram mais bem avaliadas. Todos os anos, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e os professores da Unicamp fornecem materiais com avaliação e análise das provas.
As propostas de redação da Unicamp trazem instruções e comandos essenciais na hora de escrever o texto. É muito importante ficar atento às recomendações dadas na própria prova para garantir o cumprimento de todos os requisitos.
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Você sabe o que foi cobrado nas últimas provas de redação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Aqui nós reunimos os 10 temas dos últimos 5 anos, confira.
5 últimos temas de redação da Unicamp
2022
Proposta 1: a primeira proposta era a escrita de um post para as redes sociais como se o estudante fosse um influenciador digital de 15 anos e quisesse fazer o famoso “textão” sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet.
Proposta 2: a segunda proposta do vestibular da Unicamp de 2022 era a escrita de um manifesto sobre o corte de verbas na ciência e tecnologia. O candidato deveria se colocar no lugar de um estudante da própria Unicamp que não conseguiu o financiamento necessário para o seu projeto de iniciação científica.
2021
Proposta 1: para a primeira proposta de redação do vestibular de 2021, o candidato deveria escrever um discurso político no papel de um candidato a vereador. Este personagem falaria para uma assembleia estudantil da escola em que teria estudado no passado.
O tema do discurso exigido era sobre a derrubada de estátuas e monumentos históricos que homenageiam figuras da colonização ou do escravagismo, como a do bandeirante Anhanguera e do jesuíta Padre Anchieta.
Proposta 2: já para a segunda proposta, o vestibulando deveria escrever um texto de entrada para um diário, na posição de um trabalhador que ficou exposto a uma situação de vulnerabilidade socioeconômica, devido à extrema incompetência do Estado. Neste caso, ele deveria narrar um episódio em que corria o risco de contrair a Covid-19 devido ao seu trabalho e denunciar a necropolítica.
2020
Proposta 1: no vestibular da Unicamp de 2020, foi apresentada a proposta de um roteiro de podcast sobre a inter-relação entre biodiversidade e diversidade sociocultural e sua importância para a sustentabilidade. O texto deveria ser escrito no papel de um colunista de uma revista eletrônica brasileira, bastante acessada por ambientalistas de todo o mundo.
Proposta 2: de acordo com a segunda proposta, o vestibulando deveria escrever como um escritor de uma revista semanal. O gênero textual solicitado era uma crônica e o tema era micromachismo. Ou seja, a proposta era narrar um episódio vivenciado pelo escritor, relacioná-lo com o micromachismo e expor reflexões sobre os seus sentimentos diante da situação vivenciada.
2019
Proposta 1: em 2019, os candidatos do vestibular da Unicamp eram obrigados a executarem as duas propostas apresentadas. Na primeira, eles deveriam escrever um abaixo-assinado no papel de um estudante do ensino médio da rede pública sobre a tentativa de censura que a sua professora de Filosofia sofreu. O texto seria encaminhado para a direção da escola, em nome de todos os estudantes.
Proposta 2: a segunda proposta era uma postagem no fórum virtual da disciplina de Geografia, também no papel de um estudante, sobre o tema “IDH e crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento”. Ou seja, o objetivo do candidato era escrever um texto expositivo-argumentativo sobre o assunto.
2018
Proposta 1: há 5 anos, na prova de redação do vestibular da Unicamp 2018, o candidato deveria escrever um texto para uma palestra, no papel de um estudante do Ensino Médio, sobre o fenômeno da pós-verdade. O objetivo era abordar a relação do fenômeno com as redes sociais, alguns exemplos de notícias falsas e as consequências sociais que elas podem trazer.
Proposta 2: a segunda proposta apresentada era a escrita de um artigo de opinião, também no papel de um estudante, para um jornal da cidade sobre o tema liberdade de expressão: “Há limite para a liberdade de expressão?”.
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