8 Dicas para estudar atualidades para o ENEM
.menu li.sitemenu_l {height: 39px !important; min-width: 7px !important;} .menu li.sitemenu_r {height: 39px !important; min-width: 7px !important;}
As atualidades são fatos ocorridos recentemente. Elas são muito cobradas em provas de vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos públicos. O objetivo dessa cobrança é analisar a capacidade dos candidatos em relacionar os acontecimentos recentes do cotidiano com conteúdos estudados em sala de aula e, também, avaliar a análise crítica e poder de argumentação dos candidatos.
Para conseguir se manter bem informado, atualizado e apto para resolver com mais tranquilidade as questões que abordam esses assuntos, é preciso ler muito e estar sempre atento às notícias e informações. O ideal é buscar essas informações em mais de uma fonte, visando compreender o que de fato ocorreu, observando os diferentes lados de uma notícia a fim de formar sua própria opinião.
Vale ressaltar que em uma prova os boatos devem ser descartados, apenas os fatos são importantes. Lembre-se também de priorizar aqueles fatos com mais destaques na mídia, ou que sejam recorrentes, esses têm mais chances de aparecerem nas provas.
Abaixo listamos algumas dicas de como estudar atualidades para o ENEM, que podem ser muito úteis a vocês que estão se preparando para uma das provas mais importantes de suas vidas.
- Assista a jornais em diferentes meios de comunicação, buscando observar os diferentes pontos de vistas com o intuito de formar sua própria opinião;
- Leia diferentes revistas, sejam elas especializadas ou generalistas;
- Assista a programas de entrevistas, são ótimas oportunidades de ouvir diferentes pontos de vistas e opiniões;
- Faça pesquisas na internet, assine as atualizações das principais notícias do mundo;
- Visite os maiores portais de notícias na internet diariamente, o conteúdo geralmente é de qualidade, mas cuidado com a imparcialidade;
- Converse e discuta com outros colegas e professores durante as aulas, proponha debates e organize grupos de discussão;
- Busque escutar os dois lados de uma notícia, nem sempre acredita na primeira notícia que ler ou ouvir;
- Por fim, não se restrinja apenas ao Brasil, busque notícias globais.
Os benefícios em estar bem informado
Além da necessidade desses conhecimentos para as questões especificas que abordam esses assuntos de forma explícita, é comum também a cobrança implícita nas questões, como na Redação ou nas questões multidisciplinares, tão comuns no ENEM.
Na Redação
A redação do ENEM é corrigida levando em consideração várias competências, dentre elas a de elaborar uma proposta de solução para o problema exposto, desde que respeite os Direitos Humanos. Dessa forma, estar atento às noticias do cotidiano é imprescindível para conseguir propor uma boa solução, com embasamento social e político.
Além disso, acompanhar e ler sobre as atualidades ajudam a fortalecer e melhorar sua capacidade de argumentação, sendo este mais um critério de avaliação da prova de redação do ENEM e característica essencial em um texto dissertativo-argumentativo, que é o solicitado no exame.
Nas Questões Interdisciplinares
Além da prova de redação, é muito comum encontrarmos relação das questões objetivas do ENEM como o dia a dia. Essas questões costumam abordar diferentes conteúdos de estudo do ensino médio, juntamente com as atualidades, buscando avaliar a capacidade do candidato em interpretar de maneira geral e encontrar a resposta correta utilizando seus múltiplos conhecimentos.
Como estudar atualidades para o Vestibular!
Embraer oferece bolsas de estudo em tecnologia para mulheres
Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência
Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações
Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura
Quem foi Vladimir Herzog?
Quem foi Cásper Libero?
Edital Enem 2023: confira as informações da prova
Edital do Sisu do segundo semestre 2023/2: confira todas as datas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.