Fenômeno: o que é, conceito, e quais os tipos
A palavra fenômeno aparece muitas vezes e de formas diferentes no dia a dia. Você já deve ter escutado sobre fenômenos paranormais em filme de terror, sobre fenômenos da natureza estudando geografia e até mesmo deve conhecer o ‘Ronaldo Fenômeno’, famoso ex-jogador de futebol do país.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas você sabe o que caracteriza um fenômeno e o que ele significa dentro dos campos em que é estudado? Vamos falar sobre isso, mas antes vamos entender melhor quais os conceitos existentes para o termo fenômeno.
Conceito de Fenômeno
Em geral, como comentamos antes, temos alguns tipos de conceitos diferentes para a palavra fenômeno. Vamos ver alguns:
- Algo que é notável ou surpreendente
Por exemplo, uma performance musical pode ser descrita como um fenômeno artístico, ou uma pessoa que alcança sucesso rápido e significativo pode ser chamada de fenômeno em sua área de atuação. No caso do Ronaldo Fenômeno, que citamos antes, o título lhe foi dado devido a sua excelente performance em campo durante seu auge na carreira de atleta.
- Algo que é perceptível pelos sentidos
Um arco-íris ou uma aurora boreal são fenômenos visuais que podem ser vistos a olho nu, enquanto um trovão é um fenômeno sonoro que pode ser ouvido. Ambos os exemplos fazem parte dos chamados fenômenos naturais, que são estudados pela geografia.
- Algo que é estudado cientificamente
Por exemplo, a sociologia pode estudar fenômenos como as dinâmicas sociais, a psicologia pode estudar fenômenos como a percepção e a cognição, e a biologia pode estudar fenômenos como a evolução.
- Algo que é observado ou experimentado pessoalmente
Uma dor física pode ser descrita como um fenômeno pessoal experimentado por uma pessoa, e possui toda uma explicação lógica por detrás, ou mesmo um sonho vívido, pode ser descrito como um fenômeno pessoal observado por alguém, e geralmente é algo estudado pela psicologia.
Os três últimos exemplos de fenômenos, fazem parte de conceitos e disciplinas estudadas diariamente por alunos, pesquisadores, cientistas e profissionais de áreas como a química, a física, a geografia, entre outras.
Por isso, vamos falar a respeito destes tipos de fenômenos e tentar entender o que é cada um, e o que caracteriza um fenômeno.
O que é um fenômeno?
De maneira geral, um fenômeno é um evento ou acontecimento observável e mensurável que ocorre na natureza ou em sistemas artificiais. Pode ser descrito e explicado por meio de leis físicas ou químicas, e pode ser reproduzido em experimentos controlados.
É uma parte importante do método científico para compreender e explicar o mundo ao nosso redor. Como existem fenômenos em diferentes áreas de estudo, vamos falar sobre os mais conhecidos e suas propriedades:
Fenômeno físico
Na física, um fenômeno é um evento observável que ocorre na natureza, geralmente descrito quantitativamente através de leis e teorias científicas. Por exemplo, a queda de um objeto devido à força da gravidade é um fenômeno observável que pode ser descrito pela Lei da Gravitação Universal de Newton.
Fenômeno químico
Já na química, um fenômeno é um evento que ocorre quando ocorre uma mudança na composição química de uma substância.
Isso pode incluir mudanças de cor, odor, sabor, textura, temperatura, estado físico ou outras propriedades físicas ou químicas. Por exemplo, a queima de madeira é um fenômeno químico que envolve a reação da madeira com oxigênio para produzir dióxido de carbono, água e calor.
Veja também:
+ Fenômenos Físicos e Químicos: entenda o que são
Fenômenos Naturais
No campo da geografia, o fenômeno natural é um evento que ocorre naturalmente na natureza, sem a intervenção humana. Esses fenômenos podem ocorrer em escala local, regional ou global e podem envolver elementos como a Terra, a água, o ar, o fogo, entre outros.
Geralmente, os fenômenos físico-químicos estão diretamente ligados a existência desses fenômenos naturais.
Exemplos de fenômenos naturais
- Terremotos – movimentos bruscos e repentinos da crosta terrestre, geralmente associados à atividade tectônica.
- Vulcões – aberturas na superfície da Terra que permitem que magma, cinzas e gases escapem da crosta terrestre.
- Tsunamis – ondas gigantes causadas por terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terra no fundo do oceano.
- Furacões, ciclones e tufões – tempestades tropicais com ventos fortes e chuvas intensas.
- Tempestades de raios – descargas elétricas atmosféricas que ocorrem durante tempestades, acompanhadas por trovões.
- Aurora boreal – luzes coloridas que aparecem no céu noturno em áreas próximas aos polos, causadas por partículas solares que interagem com a magnetosfera da Terra.
- Eclipses solares e lunares – eventos astronômicos em que a Terra, o Sol e a Lua se alinham de maneira que uma sombra é projetada na superfície da Lua ou da Terra.
- Marés – variações periódicas no nível da água do mar, causadas pela atração gravitacional da Lua e do Sol.
- Furações de areia – ventos fortes que levantam areia e poeira, causando tempestades de areia.
- Quedas de meteoros – quando pequenos corpos celestes entram na atmosfera da Terra, queimam e produzem um efeito luminoso chamado de “estrela cadente”.
Características de um fenômeno
Existem algumas características necessárias para que algo possa ser considerado um fenômeno. São elas:
Observabilidade
Um fenômeno deve ser capaz de ser observado ou medido de alguma forma. Isso pode incluir coisas que podemos ver, ouvir, cheirar, sentir ou medir de alguma outra forma.
Reprodutibilidade
Para ser considerado um fenômeno, este também deve ser capaz de ser reproduzido em condições semelhantes. Isso permite que outros cientistas possam verificar e testar a existência do fenômeno.
Regularidade
Para ganhar o nome de fenômeno, uma atividade deve ocorrer com regularidade e consistência, seguindo leis ou princípios científicos. Isso permite que os cientistas desenvolvam teorias e leis para explicar o fenômeno.
Compreensibilidade
Um fenômeno deve ser capaz de ser explicado ou compreendido em termos científicos. Isso pode envolver o uso de modelos matemáticos, diagramas, gráficos ou outras ferramentas científicas para descrever e explicar o fenômeno, como vimos anteriormente no casos físico-químicos, por exemplo.
Relevância
É preciso que o fenômeno seja relevante para o avanço do conhecimento científico ou para a solução de problemas do mundo real. Isso pode envolver a descoberta de novas propriedades da matéria, a explicação de comportamentos naturais ou a criação de novas tecnologias.
Como estudar esse assunto para provas e vestibulares?
Gostou de saber mais sobre os fenômenos? Pois conteúdos envolvendo os fenômenos e muitas outras atividades da física, química e demais matérias caem sempre nos vestibulares, e é bom estar preparado.
Se você vai fazer o Enem por exemplo, e quer ter um roteiro de estudos bem embasado, confira o Plano de Estudos da Quero Bolsa, o Enem de Boa. É só se cadastrar neste link, baixar seu planos, e aproveitar todas as aulas e materiais complementares!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.