MEC estuda possibilidade de incluir francês, alemão e mandarim no ENEM

O MEC anuncia a possibilidade de incluir outros idiomas como opção na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), dentre as línguas opcionais discutidas estão o francês, o alemão e o mandarim.
Nos planos atuais, os alunos podem optar entre responder questões de inglês ou espanhol na prova. Segundo ministro, o ministério realizará um estudo para verificar a demanda dos estudantes por exame de francês no ENEM.
Em pronunciamento, o Ministro da educação destaca: “Eu disse que vamos, antes de tomar essa decisão, fazer uma avaliação para ver a demanda que existe. Mas é uma possibilidade. Se houver volume significativo de estudantes para que seja mais uma opção, podemos ampliar não só para o francês”.
O presidente francês também demonstrou interesse na adoção do francês no acesso as universidades do Brasil. Em pronunciamento, citou: “Eu desejo, e digo na frente do ministro, que a possibilidade de optar pela língua francesa no vestibular possa ser facilitada e ampliada. A recíproca é verdadeira. Há um projeto de língua bilíngue que existe na França. Desejamos, em várias escolas, lecionar o português”
O ministro destacou em sua declaração que o alemão e o mandarim, idioma falado na China, também poderão ser incluídos no Enem. “Nos interessa que a gente tenha como outra opção linguística, além do inglês e do espanhol, que estão sendo ofertados, outras possibilidades, como mandarim, alemão, francês”.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.