Mulheres Mil: qualificação da mulher brasileira
A força feminina define o caráter batalhador das mulheres, estas que merecem a atenção e o cuidado de todos, garantindo seu destaque diante da sociedade. Com isso, o Governo sentiu a necessidade de aprimorar e divulgar por todo o país um programa que em 2007 já levava apoio para as mulheres em 13 estados do norte e nordeste. O programa Mulheres Mil, busca:
- Levar à inclusão de gênero,
- Remover mulheres de situações sociais vulneráveis,
- Permitir o acesso à educação e ao emprego,
- Garantir uma renda para o sustento dessas mulheres e suas famílias.
Este programa faz parte do plano de sucesso do Governo, Brasil Sem Miséria, que tem como finalidade erradicar a pobreza extrema, levando a união de pessoas e regiões.
O Mulheres Mil faz um trabalho direcionado para os locais de atuação, disseminando conhecimento e atividades de capacitação de acordo com as necessidades da comunidade e da economia regional.
A estrutura do programa é focada em três eixos:
- Educação,
- Cidadania,
- Desenvolvimento Sustentável.
O atual objetivo deste programa é alcançar o número de 100 mil mulheres sendo beneficiadas até 2014. Diante a expectativa de crescimento o programa Mulheres Mil, este também pode ser conhecido como Mulheres Dezenas de Milhares, disse Aloizio Mercadante, atual ministro da educação. Mantendo sua parceria com o Canadá, um país prioriza a educação, além do grande apoio nesse programa, foi anunciada uma doação de 12 mil bolsas para o programa Ciência sem Fronteiras. Isso faz com que essa aliança iniciada há anos atrás só ganhe força.
Dilma, presidente do Brasil, ressalta que as mulheres além de possuir grande destaque ao cuidar da família e dos filhos, elas também precisam garantir uma presença na sociedade brasileira. Pensando nisso, o programa Mulheres Mil será aberto em mais 102 campi em institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Como exemplo de conquista e sucesso do Mulheres Mil, temos a Maria Selma que hoje em dia trabalha como camareira em um hotel. Ela tinha estudado somente até a 5ª série do ensino fundamental e com o programa ela concluiu seus estudos até o ensino médio e realizou cursos que te garantissem maior capacitação para o mercado de trabalho.
Este programa tem conquistado espaço e resultados positivos desde seu início, logo para registrar todo o processo de desenvolvimento foi publicado um livro chamado: Mulheres Mil – do sonho à realidade. Neste livro é contada a trajetória do programa no Brasil, onde 27 mulheres que participaram do projeto inicial narram esse processo. O governador-geral do Canadá, David Johnston, foi presenteado com um exemplar, em homenagem e agradecimento por todo apoio dado a este programa desde sua implantação.
O Governo busca investir em projetos que atenda as camadas mais necessitadas da população brasileira. Desde crianças, jovens, adultos e idosos, sejam do sexo masculino ou feminino. A direção dessas ações é levar a igualdade social para a maior parcela possível, garantindo um futuro melhor para as famílias e comunidades de todas as regiões do país.
Embraer oferece bolsas de estudo em tecnologia para mulheres
Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência
Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações
Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura
Quem foi Vladimir Herzog?
Quem foi Cásper Libero?
Edital Enem 2023: confira as informações da prova
Edital do Sisu do segundo semestre 2023/2: confira todas as datas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.