No caminho da beleza
O curso está entre as novidades do próximo vestibular da Universidade Federal de Santa Maria. No Estado, é oferecido desde 2003 pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e, por determinação do Ministério da Educação (MEC), passou a integrar o eixo tecnológico de ambiente, saúde e segurança. Tecnologia em Estética e Cosmetologia é graduação que cresce e aponta mercado aberto para interessados em beleza, um dos maiores setores da economia mundial.
A formação superior na área atende ao crescimento da expectativa de vida e da necessidade cultural de conservar a juventude, entre outros fatores. A qualidade nos tratamentos e a segurança no uso de produtos sofisticados também justificam a presença de tecnólogos em spas, salões e clínicas de beleza.
Um dos indicativos do crescimento do mercado é o próprio curso, que começou com 30 alunos na Ulbra e hoje tem 250 só em Canoas. Para atender a demanda, a universidade abriu ano passado outros dois , nos campi Carazinho e Santa Maria. A graduação também virou novidade em 2008 na Univates, em Lajeado.
Criado pelo cirurgião plástico Telmo Morsch dos Reis no Estado, o currículo pioneiro foi modificado em 2007. Passou de dois para três anos de duração e incluiu a estética capilar. Mas manteve aulas como anatomia, fisiologia, histologia, química e bioquímica antes do aprendizado em cosmetologia e estética.
– O mercado exige ética e a segurança dos clientes. Para atuar na área é preciso entender o funcionamento do corpo e os princípios ativos dos cosméticos e equipamentos. O tecnólogo sabe até onde pode ir nos tratamentos. Ele não realiza procedimentos que exijam técnicas invasivas (subcutâneas), pois é um ato médico – diz a farmacêutica Lucimar Filot da Silva Brum, coordenadora da graduação.
Como eu fiz
“Sempre gostei da área da beleza. Pensei em cursar Farmácia para trabalhar na área de cosméticos, mas, quando prestei vestibular, em agosto de 2003, surgiu o curso com foco na área que eu queria e achei que seria perfeito para o que eu queria. Tinha 17 anos quando comecei a cursar as disciplinas. Fiz o curso com muita calma e levei três anos e meio para concluir. Em novembro de 2005, fui indicada por um professor para o meu primeiro emprego, na Onodera, onde trabalho na estética corporal. Faço todas as massagens (relaxante, estética, modeladora) e drenagem linfática. Também atuo com aparelhos de eletroestética.
Com a teoria que tive no curso ganhei segurança. Conheço a fisiologia humana e entendo o que uma massagem faz no corpo. Assim, posso dar informações certas para as clientes. Também podemos ver a composição de um produto e identificar o mecanismo de ação de um xampú, um desodorante ou um cosmético mais sofisticado e prever os resultados que podemos ter com cada pessoa.
O mais importante na profissão é tratar cada cliente como único. Cada organismo é diferente, e os protocolos não servem para todos. Não há uma receita. Temos de ouvir, entender o que o cliente precisa. Transferimos amor na hora da massagem e o profissional deve estar preparado.
Gosto de proporcionar o bem-estar às pessoas e acompanhar a evolução. Penso em voltar para a faculdade, fazer mais um ano do novo currículo e um pós-graduação. Hoje, trabalho seis horas por dia por opção e estou muito satisfeita. É um mercado promissor. A maioria dos profissionais da área são empreendedores e sonham em ter o próprio negócio. O curso dá base para isso também.”
Camila Ferreira Zimmer, 21 anos,tecnóloga em estética e cosmetologia
O curso
É o mais procurado do Centro Tecnológico da Ulbra. Oferece formação em estética facial, corporal e capilar e aulas de administração para estabelecimentos como spas e clínicas de beleza. O curso começa com disciplinas como anatomia, fisiologia, histologia e bioquímica. A partir do segundo período, o estudante aprende sobre técnicas, produtos e equipamentos para a estética facial, corporal e capilar. O diploma exige três anos de curso, estágio supervisionado, atividades complementares e monografia.
Muitos são os fatores que impulsionam o mercado para o tecnólogo em estética e cosmetologia. Entre eles, o aumento da expectativa de vida, a busca pela juventude e bem-estar, a evolução da vaidade masculina e o constante lançamento de produtos e de tecnologia no setor. Os profissionais encontram boas perspectivas de trabalho em spas, clínicas de estética, indústrias de cosméticos e consultórios médicos.
Interessados em servir de modelos para as aulas ou estudos de caso podem se inscrever na Ulbra. Os candidatos passam por uma seleção e são atendidos gratuitamente nos laboratórios que oferecem tratamentos capilar, corporal e facial. Informações: (51) 3477-4000 ramal 2357.
O autodidatismo em estética está chegando ao fim. A qualificação técnico-científico oferece a compreensão dos processos e garante a segurança para o profissional e para o cliente.
Embraer oferece bolsas de estudo em tecnologia para mulheres
Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência
Quem foi Marie Curie? – História, trabalhos, representações
Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura
Quem foi Vladimir Herzog?
Quem foi Cásper Libero?
Edital Enem 2023: confira as informações da prova
Edital do Sisu do segundo semestre 2023/2: confira todas as datas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.