Como saber se fui selecionado na lista de espera do ProUni?
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes brasileiros em faculdades particulares reconhecidas pelo MEC.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
A classificação dos aprovados no ProUni obedece a um ranking, formado pelos candidatos que alcançaram as maiores notas no Enem. A convocação dos alunos selecionados acontece em três etapas: primeira chamada, segunda chamada e lista de espera.
Se você participou do processo seletivo e está aguardando para saber se foi selecionado na lista de espera do ProUni, acompanhe este artigo e descubra como ver o resultado e garantir a sua vaga na faculdade com a nota do Enem!
Quem pode concorrer a uma bolsa no ProUni?
Para conseguir uma vaga no ProUni, não basta apenas tirar uma boa nota no Enem. É necessário também atender aos critérios de renda e escolaridade exigidos pelo MEC. São eles:
- Apresentar pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação do Enem.
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular, com ou sem bolsa.
- Não possuir diploma de ensino superior.
- Apresentar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Veja também:
+ Acompanhamento da Inscrição do Prouni: Confira como fazer!
Como funciona a segunda chamada do ProUni?
Após a convocação principal do ProUni, algumas vagas continuam abertas. Isso acontece porque o candidato desistiu da matrícula ou porque foi reprovado em algum dos requisitos mencionados acima.
Dessa forma, as vagas que não foram preenchidas ficam novamente disponíveis para os candidatos que não conseguiram entrar na primeira chamada, seguindo a mesma ordem da classificação anterior.
A segunda chamada do ProUni acontece logo após o encerramento da primeira. O resultado costuma ser divulgado em fevereiro e deve ser conferido no site do programa, utilizando o número de inscrição e senha do Enem. No segundo semestre, a segunda chamada costuma ocorrer em julho.
Como funciona a lista de espera do ProUni?
Quando as convocações da primeira e da segunda chamadas do ProUni são encerradas, é possível que ainda existam bolsas remanescentes para vagas que permaneceram em aberto.
Assim, abre-se uma lista de espera para selecionar exclusivamente os alunos que não foram aprovados nas primeiras etapas da seleção.
O MEC envia essa lista para as universidades participantes, que serão as responsáveis por verificar a documentação dos candidatos.
Como saber se fui selecionado na lista de espera do ProUni?
Para descobrir se foi selecionado na lista de espera do ProUni, você deve conferir tanto o portal do programa quanto o site da universidade onde se inscreveu.
Caso não consiga acessar a página com o resultado da lista de espera do ProUni, há duas alternativas onde você pode conferir se foi selecionado:
- Na secretaria da faculdade onde se candidatou à vaga.
- Pela Central de Informações do MEC, no número 0800-616161.
O que fazer se eu for selecionado no ProUni?
Caso tenha sido aprovado no ProUni, você deve se dirigir à universidade onde foi pré-selecionado para efetuar a matrícula, portando a seguinte documentação:
- Documento de identificação.
- Comprovante de residência.
- Comprovante de rendimento.
- Comprovante de conclusão do ensino médio.
- Comprovante de professor da educação básica, se for o caso.
- Comprovante de deficiência física, se for o caso.
Após entregar os documentos, a instituição irá emitir o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. Em alguns casos, pode ser que a faculdade solicite ainda outras informações.
Fique atento: documentação insuficiente ou perda do prazo fazem com que você perca o direito à vaga.
O que fazer se não conseguir uma vaga pelo ProUni?
Como o ProUni é um processo seletivo muito concorrido e burocrático, nem todos os candidatos são contemplados com uma vaga.
Ainda assim, há outras alternativas para começar a estudar em uma ótima faculdade particular que oferece descontos e bolsas a partir da nota do Enem.
Em muitas delas ainda é possível utilizar a pontuação que você conseguiu no exame para se matricular diretamente, sem precisar prestar vestibular ou comprovar renda!
Na Quero Bolsa, por exemplo, você consegue encontrar bolsas de estudo de até 80% em mais de mil instituições de ensino parceiras.
A plataforma online de educação oferece diversos cursos presenciais e a distância. Conheça algumas parceiras da Quero a seguir:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Todas as instituições listadas acima são reconhecidas pelo MEC, assim como a UFBRA, outra parceira da Quero que conta com mais de 70 cursos e mais de 200 polos educacionais.
A instituição reconhecida com nota máxima também se destaca pelas mensalidades acessíveis e ingresso simplificado. Para mais detalhes, clique no link abaixo e acesse o site da UFBRA:
Veja também:
+ Saiba todas as datas do ProUni e as faculdades participantes
+ Bolsa de estudo: tudo o que você precisa saber para conseguir uma
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.