Prouni: Entenda como funciona a segunda chamada
Sabemos que o Programa Universidade para Todos (Prouni) costuma ser bem concorrido, mas ficar fora da primeira chamada do programa não significa que suas chances se esgotaram. Isso porque sempre acontece a desistência de alguns estudantes aprovados, a perda do prazo ou aprovados não apresentarem a documentação completa.
+ Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Após a primeira convocação dos candidatos pelo Prouni, ainda há uma segunda chamada, seguida pela lista de espera e, por fim, pela abertura de inscrições em vagas remanescentes.
Quando é feita a segunda chamada do Prouni?
O Prouni convoca os aprovados em segunda chamada cerca de duas semanas após a publicação do resultado da primeira chamada.
O cronograma completo e as convocações para comprovação e matrícula ficam disponíveis no site oficial do programa, dentro do portal do Ministério da Educação (MEC).
Para ajudar você a se organizar, listamos as próximas etapas do processo seletivo do Prouni. Veja abaixo:
- Comprovação das informações- primeira chamada: 7 a 16 de março
- Resultado da segunda chamada: 21 de março
- Comprovação das informações- segunda chamada: 21 a 30 de março
- Registro no SisProuni- primeira chamada: 7 a 17 de março
- Registro no SisProuni- segunda chamada: 21 a 31 de março
- Lista de espera: 5 a 6 de abril
Quem pode ser convocado na segunda chamada do Prouni?
No processo seletivo do Prouni, os candidatos aos mesmos cursos e universidades são classificados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Aqueles que não foram selecionados na primeira etapa, mas que atingiram a nota exigida pelo programa (pelo menos 450 pontos no Enem, sem zerar a Redação), podem ser convocados na segunda chamada.
Também tem chances de ser convocado o candidato que foi pré-selecionado para sua segunda opção de curso, mas que acabou reprovado em razão de não formação de turma.
Vale ficar atento, pois aqueles que forem selecionados na primeira chamada do Prouni e não realizarem suas matrículas, serão excluídos do sistema e não terão chances de participar da segunda convocação.
Critérios socioeconômicos do Prouni
Além de exigir uma pontuação mínima no Enem para que o candidato possa se inscrever, o Prouni estabelece critérios de renda e escolaridade. Os estudantes que não conseguem comprovar esses requisitos durante o período de matrícula são reprovados na seleção.
Veja quais são os critérios socioeconômicos do Prouni:
- Renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas de 100% e de até 3,5 salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas de 50%.
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular.
Lista de espera do Prouni
Mesmo após a divulgação da primeira e da segunda chamadas, é comum que ainda sobrem algumas vagas não preenchidas dentro do programa. As bolsas que sobram são distribuídas entre os estudantes que ficaram na lista de espera.
A inscrição na lista de espera, contudo, não é automática. Os candidatos precisam acessar o sistema do ProUni e manifestar interesse dentro do prazo estabelecido (2 dias, normalmente).
Bolsas remanescentes
Após a segunda chamada e a convocação de lista de espera, há ainda mais uma chance: nos meses de março e agosto, o programa costuma abrir inscrições para as bolsas remanescentes (aquelas que não foram distribuídas durante o processo regular).
A inscrição, nesse caso, também é feita no site do ProUni. Acessando o sistema, o candidato consegue visualizar quais são os cursos com vagas disponíveis e quais as universidades participantes.
Como a distribuição preliminar de bolsas nessa etapa ocorre por ordem de chegada, é preciso ser bem rápido para acessar o sistema e selecionar a opção. Depois, o candidato precisa levar toda a documentação até a universidade em que a bolsa está disponível.
Se o candidato cumprir os requisitos e os prazos, ele recebe a bolsa. Caso contrário, ele é reprovado e a bolsa retorna ao sistema do ProUni.
Opções além do Prouni
Caso não consiga sua bolsa ou não possa participar do Prouni, relaxa porque as faculdades parceiras do Mundo oferecem bolsas de até 80%! Confira abaixo uma delas que separamos para você.
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.
Como transferir a bolsa ProUni? Veja como fazer!
Saiba como fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni
Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni? Descubra!
Resultado do Prouni 2024.2: veja como consultar
Resultado da 2ª Chamada do Prouni 2024 é divulgado
Resultado do Prouni 2024 é divulgado
Prouni: Confira a Nota de Corte dos principais cursos!
Tem Medicina no ProUni?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.