Software para filmes de animação e jogos digitais é desenvolvido em MG
Desde
2006, o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
da Universidade FUMEC, de Belo Horizonte, professor João Victor Boechat
Gomide, desenvolve em Minas Gerais a mesma tecnologia aplicada em
Hollywood e nos jogos digitais.
Trata-se de um sistema de captura
digital de movimento em tempo real (mocap), que possibilita a
transformação de uma performance ao vivo – por exemplo, a representação
de um ator ou a corrida de um atleta – em uma performance digital.
Essa
técnica é utilizada para animar todos os personagens em jogos de
sucesso como FifaSoccer, NBA, SuperMario e Donkey Kong. No cinema, ela
também é empregada na animação de personagens como o Gollum, de “O
Senhor dos Anéis”, ou na construção de um filme inteiro, como o Conto
de Natal high-tech “Os Fantasmas de Scrooge”, em cartaz nos cinemas.
A
aplicação do mocap vai além da animação para cinema e jogos digitais.
“Também pode servir para estudos de biomecânica, para o desenvolvimento
atlético ou até mesmo na medicina”, aponta o professor João Victor
Gomide.
“O Hospital Sarah Kubitschek utiliza equipamento similar no
diagnóstico de problemas neurológicos, como o Mal de Parkinson, por
exemplo. No campo esportivo, a equipe australiana teve desempenho
impressionante nas últimas Olimpíadas, graças, em parte, ao uso desta
tecnologia. Identificando erros de postura e posicionamento,
aprimorou-se o desempenho de seus atletas”.
Doutor
em Física pela Unicamp e doutorando em Artes Visuais pela UFMG, Gomide
conheceu a tecnologia em 2001, quando trabalhava na Rede Globo como
Supervisor de Efeitos Visuais. Na emissora carioca coordenou o projeto
de aplicação do mocap para a animação dos personagens Emília e Visconde
de Sabugosa, do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. A ferramenta tem uso muito
restrito no Brasil, principalmente devido aos altos custos dos
equipamentos importados. Por isso, o desenvolvimento local pode mudar a
realidade da produção de filmes de animação e jogos digitais no país.
Com
o apoio do CNPq e da Fapemig, o software está sendo desenvolvido sob a
orientação do professor Gomide no Laboratório de Pesquisa em Computação
Gráfica e Jogos Digitais da Universidade FUMEC, em colaboração com o
Núcleo de Processamento de Imagens da UFMG, coordenado pelo professor
Arnaldo de Albuquerque.
A pesquisa conta com dois sistemas de captura
de movimentos corporais e faciais para animação de personagens para
jogos. O curso de jogos da FUMEC é o único no Brasil que possui essa
infra-estrutura de pesquisa e esses recursos para animar personagens
com o mocap. O sistema desenvolvido no projeto já está funcionando e
agora se encontra em fase de aprimoramento.
O próximo passo será a
abertura do código fonte do software, para atrair desenvolvedores do
mundo inteiro, disponibilizando o equipamento para quem desejar gerar
bancos de dados para qualquer tipo de aplicação. “Com essa tecnologia
reduzimos custos e aumentamos a quantidade e a qualidade das
ferramentas”, explica Gomide. “Além de disponibilizarmos no Brasil uma
ferramenta poderosa e amplamente utilizada nos principais jogos
digitais no mundo. No nosso país, nenhum jogo utilizou essa tecnologia
tão importante até o presente momento.”
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