Tipos de Aprendizagem: Quais são e como identificar o seu?
Ao observar o comportamento humano, podemos aprender claramente que as pessoas possuem diferentes personalidades, formas de fazer as coisas, gostos e, claro, tipos de aprendizagem distintos.
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Em alguns casos, esta pode ser a razão para uma dificuldade de aprendizagem. Será que o método de estudo e apreensão de conceitos utilizados é o melhor para a pessoa? É dessa forma que ela assimilará tudo o que está sendo ensinado?
Neste conteúdo, vamos exemplificar alguns dos tipos de aprendizagem existentes e estudados por especialistas no assunto. Conheça melhor estes modelos e tente identificar qual o tipo de aprendizagem melhor pode se aplicar a você ou a uma pessoa próxima.
O que é aprendizagem?
Antes de detalharmos quais são os tipos de aprendizagem, é importante entendermos que a aprendizagem é um processo mental realizado por seres humanos e outros seres vivos onde é possível adquirir e desenvolver conhecimentos, habilidades, competências, comportamentos, valores, entre outros, de variadas formas.
A aprendizagem pode ser desenvolvida de forma individual ou coletiva, com ou sem auxílio de outras pessoas ou objetos. Há diferentes formas de se entender o conceito de aprendizagem, visto que esta é uma área estudada por diferentes escolas teóricas, cada uma com sua abordagem.
A aprendizagem é um processo natural, muitas vezes feito de forma automática. O aprendizado começa junto com o início da vida, quando a natureza impõe essa necessidade pela sobrevivência.
O que são os tipos de aprendizagem?
Nos tópicos a seguir vamos discorrer sobre alguns tipos de aprendizagem estabelecidos por métodos teórico-práticos e outros que fazem parte de conceitos únicos, porém mais generalistas. Qual deles será que mais combina com você?
Método VARK
O primeiro método que iremos apresentar é o VARK, cujas iniciais remetem, em inglês, a quatro diferentes métodos de aprendizagem: Visual (Visual), Auditiva (Auditory), Leitura/Escrita (Read/write), Cinestésica (Kinesthetic).
O que é o método VARK?
O método VARK foi criado no início da década de 90 pelo professor neozelandês Neil Fleming. Nesse modelo, ele defende que a aprendizagem pode ocorrer por meio de quatro habilidades diferentes, que podem ser desenvolvidas para entregar uma melhor eficiência.
É possível ter um bom resultado utilizando mais de um método de aprendizagem, apesar de ser mais comum ter apenas um estilo predominante. Entretanto, alguns estudantes podem se adaptar a mais de um ou a todos os tipos de aprendizagem. Estes estão categorizados em um tipo extra: o multimodal.
Tipos de aprendizagem segundo o método VARK
Como citamos anteriormente, o método VARK fala sobre quatro tipos de aprendizagem: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita e Cinestésica. Agora, conheça um pouco mais sobre cada um deles.
Visual
Uma pessoa que se encaixa na aprendizagem virtual é aquela que responde melhor aos estímulos imagéticos. Quando as informações são bem organizadas de forma gráfica, fica mais fácil para estas pessoas absorverem o conteúdo, ou explicá-los.
Alguns exemplos de recursos a serem utilizados são: gráficos, diagramas, flashcards, mapas mentais, vídeos, tabelas, mapas e demonstrações visuais.
Auditivo
Os estudantes adeptos da aprendizagem auditiva são aqueles que reagem bem a conteúdos como aulas gravadas, podcasts e discussões em voz alta, como debates. São pessoas que conseguem reter facilmente o conteúdo que escutam.
Leitura/escrita
Quem tem preferência pela aprendizagem de leitura e escrita possui mais facilidade com textos, artigos, livros e apostilas. São pessoas que estão sempre fazendo seus próprios resumos e anotações.
Cinestésico
As pessoas com mais afinidade com o método cinestésico possuem uma facilidade maior para aprender algo simplesmente fazendo, botando a mão na massa. Aprendem bastante executando atividades em campo, laboratório, demonstrações, encenações, atividades lúdicas ou qualquer movimentação física.
Método Kolb
Criado por David Kolb entre os anos 70 e 80, este método leva em conta um ciclo de aprendizagem baseado em sentimentos e atitudes vivenciadas durante a experiência da absorção de conteúdos.
O que é o método Kolb?
O método Kolb tem como bases as seguintes habilidades: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Nestes estágios, o aprendizado se desenvolve conforme agimos e vivenciamos uma nova experiência, depois refletimos sobre ela, conceitualizamos alguns pontos dessa vivência, e, por fim, aplicamos o que aprendemos com tudo isso.
Tipos de aprendizagem segundo o método Kolb
Diante das habilidades para agir, refletir, conceitualizar e aplicar relatadas anteriormente, é possível desenhar quatro estilos de aprendizagem neste método. Conheça quais são nos tópicos a seguir.
Convergente
O perfil convergente busca a experiência concreta, sempre preferindo a aplicação concreta das coisas e de suas ideias. Optam pela tomada de decisões, com raciocínio dedutivo e prático. Na aprendizagem, podem se dar melhor com experiências de laboratório.
Divergente
Na aprendizagem divergente, se aprende melhor pela geração de novas ideias. São pessoas que reagem muito bem a estímulos para uma experiência mais criativa, que utiliza improvisação, métodos alternativos e uma conceituação mais abstrata das coisas.
Assimilador
O perfil assimilador trabalha melhor com a organização lógica, integrada e intuitiva das coisas. Reúnem os fatos e trabalham os assuntos de forma analítica, reflexiva e utilizando a conceituação abstrata.
Acomodador
O estilo acomodador valoriza muito as novas experiências. São pessoas que não gostam de se prender muito aos modelos teóricos, pois querem testá-los e se desafiar sempre, mesmo que isso nem sempre leve ao acerto. São pessoas focadas na experimentação.
Método Honey-Alonso
Este método surgiu a partir dos estudos sobre o método Kolb feitos por Peter Honey e Catalina Alonso. Os pesquisadores encontraram divergências com Kolb e por isso resolveram criar seu próprio modelo de ciclo de aprendizagem conforme as respostas que encontraram durante os estudos.
O que é o método Honey-Alonso?
No método Honey-Alonso, a aprendizagem se dá pela interação do indivíduo com o ambiente, suas experiências prévias e pela construção própria de conhecimentos. O resultado dessas vivências e construções individuais afeta a forma de aprender em algo, o que permite a elaboração de alguns perfis presentes no modelo.
Tipos de aprendizagem segundo o método Honey-Alonso
No método Honey-Alonso são quatro os tipos de estilos de aprendizagem: Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático. Qual será que tem mais a ver com você?
Ativista
No estilo ativo, estão encaixadas as pessoas mais dispostas a desafios e interessadas em realizar novas experiências. Possuem um perfil mais criativo, de execução rápida, com uma participação intensa e engajada.
Reflexivo
Estudantes de perfil mais reflexivo são mais pacientes, que observam bem as possibilidades antes de agir. O detalhismo é uma característica muito forte deste tipo de aprendizagem, que pondera diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e possui a observação como uma de suas matrizes.
Teórico
O perfil teórico tende ao perfeccionismo, com uma forma extremamente lógica para equacionar os problemas propostos. Criam modelos e procedimentos racionalizados para lidar com as situações de forma objetiva.
Pragmático
O perfil pragmático não gosta de trabalhar com a abstração. Quando enxergam um problema, preferem uma abordagem realista onde podem aplicar decisões práticas, baseadas em técnicas estabelecidas e diretas.
Quais são os outros tipos de aprendizagem?
Indo um pouco além destes três, chegamos até a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, onde podemos listar alguns outros tipos de aprendizagem que se encaixam de forma diferenciada, mas não excludente, dos modelos que já citamos.
As habilidades não são hierarquizadas e é possível desenvolver bem mais de uma delas, pois nosso cérebro trabalha com todas elas.
Musical
São pessoas com boa recepção a compreender as notas, timbres, padrões e ritmos. Possuem sensibilidade emocional aos sons e sua interpretação.
Lógico-Matemática
A inteligência lógico-matemática diz respeito à habilidade de lidar bem com números, raciocínios matemáticos, dedutivos, projeções geométricas e temas relacionados.
Interpessoal
A habilidade interpessoal diz respeito a uma boa comunicação com outras pessoas, saber se expressar, além de ouvir, compreender e persuadir outras pessoas.
Intrapessoal
Na habilidade intrapessoal, se tem um bom domínio da inteligência emocional. São pessoas que se conhecem bem e utilizam suas forças e fraquezas para se desenvolver e conviver de forma positiva com os demais.
Corporal-cinestésica
A habilidade corporal cinestésica é a nossa habilidade motora. É sobre saber utilizar bem o seu corpo e os movimentos dele para realizar as suas ações.
Espacial
A habilidade espacial se refere a uma boa capacidade de lidar bem com a interpretação dos espaços físicos, com a disposição de objetos e sua movimentação.
Linguística
Pessoas com uma inteligência linguística aprimorada possuem mais facilidade com a leitura, escrita e verbalização de seus conhecimentos.
Como identificar seu estilo de aprendizagem?
Não conseguiu identificar sozinho o seu estilo de aprendizagem com as informações que listamos anteriormente? Então talvez seja necessário consultar um profissional que possa te ajudar nestas questões.
Vale a pena procurar um psicopedagogo ou um psicólogo com experiência em aprendizagem que possam auxiliar da melhor forma possível, indicando caminhos para diagnosticar e superar as dificuldades existentes, assim como fortalecer os pontos considerados mais adequados.
Mas se a sua intenção é estudar profissionalmente este assunto e ingressar em um curso superior, precisará encontrar uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Este reconhecimento é garantia de um diploma válido e ensino de qualidade.
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