UFMG realiza maior vestibular da história
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre as portas para o
maior vestibular de todos os tempos no estado. Começam neste domingo as
inscrições para a edição 2009 do concurso, que deverá atrair um número
recorde de candidatos à primeira etapa, em 7 de dezembro – a segunda
será entre 5 e 8 de janeiro.
A expectativa é que mais de 90 mil alunos
concorram às 5.950 vagas oferecidas para o ano que vem, o que
representa aumento de 36% no total de inscritos em relação a 2007. Três
novidades vão movimentar ainda mais o processo seletivo: a inédita
concessão de bônus a estudantes da rede pública de ensino; a ampliação
no número de vagas e cursos e alterações na segunda etapa das provas.
A bonificação é a principal mudança. No ato da inscrição, o candidato
que comprovar ter cursado as últimas sete séries (quatro últimas do
ensino fundamental e todo o ensino médio) em colégios da rede pública
poderá optar pelo programa. A medida permite aos vestibulandos
acréscimo de 10% na pontuação final de cada etapa. Quem obtiver 50
pontos na primeira etapa terá a nota multiplicada por 1,1, passando
para 55. O bônus é ampliado para 15% para os estudantes que se
auto-classificarem como negros e pardos.
Para participar do
programa, o candidato tem até 26 de setembro para enviar à Comissão
Permanente do Vestibular (Copeve) a cópia da documentação que comprove
a trajetória escolar e, se aprovado, é preciso apresentar os originais
na data do registro acadêmico. Se os documentos não forem entregues, o
estudante perde o direito ao bônus e volta a concorrer em condições
normais.
Com o bônus, espera-se que o percentual de estudantes egressos da rede
pública no vestibular aumente de 32% para 50%, nesse caso, excluídos os
novos cursos criados este ano, além da maior possibilidade da
participação em habilitações mais concorridas, como medicina. Segundo o
pró-reitor de graduação, Mauro Braga, apesar de polêmica e de criar
brechas para que pessoas muito claras se declarem pardas ou negras, a
auto-classificação é o único meio de inclusão possível. “A pior solução
seria escolher alguém para definir essa classificação”, afirma.
Apesar
de ter a pele clara, a estudante Aline Coelho, de 18 anos, vai usar do
artifício para obter vantagem e se garantir na universidade. Segundo
ela, a base de ensino em escolas particulares é melhor e quem tem
oportunidade de estudar em instituições privadas dispõe de melhor
infra-estrutura e de professores mais qualificados. “Vou usar a cota
para obter pontuação maior, mas não aprovo o sistema. Considero-o
discriminatório”, diz. André Cândido, de 18, estudou em colégios
particulares e terá de concorrer às vagas do curso de ciências da
computação sem pontos extras. “Eu me sinto muito prejudicado. Paguei
para estudar e, agora, pago também por isso”, reclama.
Reuni
A
inclusão da UFMG no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e
Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação
(MEC), permite a criação de mais 2.101 vagas e 29 cursos de graduação
até 2011. Para o vestibular deste ano já estão previstas 16
habilitações inéditas no câmpus de BH e no Instituto de Ciências
Agrárias (ICA) de Montes Claros, no Norte de Minas. A ampliação
permitirá o ingresso de 1.236 estudantes a mais que no ano passado.
Quem participar do concurso de 2010 poderá optar por 13 novos cursos.
O
aumento se dará com a entrada de alunos em habilitações novas e
antigas, além da ampliação das vagas disponíveis no período noturno. A
demanda do mercado foi a principal forma de escolha dos cursos a serem
criados. Segundo a coordenadora geral da Copeve, Vera Resende, a
necessidade de se produzir alimentos em escala global e a busca cada
vez maior por vagas em órgãos governamentais levaram a implantação das
habilitações em aquacultura e gestão pública, respectivamente.
Os
principais beneficiados com o Reuni são alunos impossibilitados de
estudar durante o dia. O programa vai possibilitar que 1.385 estudantes
ingressem no ensino superior noturno. Para o ano que vem, serão
implantados quatro cursos hoje disponíveis apenas no período diurno:
arquitetura e urbanismo (60 vagas), engenharia de controle e automação
(50), licenciatura em música (15) e bacharelado em música (30). Além
disso, haverá aumento de 750 vagas no turno.
Até 2012, estão
previstos repasses de R$ 167 milhões, sendo R$ 95 milhões para custeio
de mobilidade, contratação de professores e implantação dos cursos e os
R$ 72 milhões restantes para despesas com infra-estrutura, como a
construção e reforma de prédios. Com os recursos adicionais do Reuni já
está prevista a contratação de 406 docentes, entre mestres e doutores,
e de mais 500 técnicos administrativos de nível médio e superior.
Inovação dá o tom de testes
O processo seletivo para o Vestibular’2009 da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG) vem recheado de modificações. Além do aumento do
número de cursos e vagas oferecidas (veja quadro) e da implantação do
sistema de bonificação, as inscrições e a entrega do comprovante agora
podem ser feitas somente pela internet e o número de questões será
reduzido para a segunda etapa. No próximo concurso, as provas podem ter
o mínimo de duas e o máximo de seis perguntas, duas a menos que o
limite previsto para 2007. A medida é adotada depois da diminuição da
quantidade de questões da primeira etapa no ano passado, passando de 15
para oito o total referente a cada disciplina.
O curso de
medicina é o que terá mais alterações. Além da diminuição do limite de
questões para a segunda etapa, as provas de biologia e química serão
agrupadas em somente uma e as matérias do cronograma de estudos serão
reduzidas. A candidata Lorene Teixeira Nascimento, de 18 anos, estudou
na Escola Estadual Bento Gonçalves, em Matozinhos, na Região
Metropolitana de Belo Horizonte, e vai tentar o concurso para medicina
pela segunda vez consecutiva. “Não aprovo a redução do conteúdo.
Estudei com afinco ano passado. Agora, eles decidem que não vão mais
cobrar as matérias que eu já sei”, reclama.
A primeira etapa
será em 7 de dezembro. Como no ano passado, todas as questões serão
fechadas (múltipla escolha) e os testes serão concentrados em uma data.
Os aprovados serão convocados para enfrentar nova bateria de exames de
5 a 8 de janeiro de 2009. De acordo com cada habilitação, o candidato
tem de passar por duas ou três provas, sendo que todos são avaliados em
redação.
O período de inscrições tem início amanhã e se estende até 12 de setembro. O candidato deve acessar o site (www.ufmg.br)
e imprimir o boleto bancário. Em seguida ao pagamento da taxa de R$
125, a inscrição é efetivada. A partir de 10 de novembro, fica
disponível na internet o comprovante definitivo de inscrição, com o
local da prova. O documento atesta o pagamento e permite ao estudante
acesso à primeira etapa.
Para quem não tem computador em casa,
dois postos de atendimentos estarão disponíveis para inscrições: de
segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG, na
Avenida Santos Dumont, 174, Centro, e na Unidade Administrativa 3, no
câmpus Pampulha.
Virtual
A
requalificação dos cursos por meio do Programa de Apoio ao Plano de
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
possibilitará o aumento do número de disciplinas virtuais oferecidas
pela UFMG. Segundo o pró-reitor de Graduação, Mauro Braga, o Ministério
da Educação permite que até 20% delas sejam ministradas de modo
não-presencial.
Um dos novos cursos que pode ter boa parte das
aulas de forma virtual é a habilitação em aquacultura. Foi definido que
algumas disciplinas serão aplicadas por professores do Instituto de
Ciências Agrárias, no câmpus de Montes Claros.
Confira os novos cursos da UFMG
1 – Administração (Instituto de Ciências Agrárias de Montes Claros)
Potencializar
o aproveitamento econômico dos recursos naturais com sustentabilidade é
o desafio dos profissionais especializados na habilitação em
administração oferecida pelo Instituto de Ciências Agrárias
de Montes Claros.
• Vagas: 40 • Duração: 4 anos • Período: Noturno
2 – Análise de Sistema e Serviços de Saúde
O
analista de sistema e serviços de saúde não faz atendimentos clínicos
como um médico, mas atua para o bom funcionamento de um centro de saúde
ou de um hospital-geral. A proposta do curso reúne o conhecimento de
duas áreas: saúde e ciências gerenciais.
• Vagas: 100 (50 por semestre) • Duração: 4 anos • Período: Noturno
3 – Aquacultura
Garantir
que a psicultura contribua na alimentação do maior número de pessoas é
uma das atribuições do aquicultor, profissional responsável pelo
processo de criação de peixes e outros organismos aquáticos.
• Vagas: 50 anuais • Duração: Cinco anos • Período: Diurno
4 – Arquivologia
Arquivista
é o profissional capaz de recuperar informações armazenadas em vários
meios. A graduação em arquivologia vai dialogar com a Escola de Belas
Artes e com as faculdades de direito, ciências econômicas e com o curso
de história.
• Vagas: 40 anuais- entrada única no primeiro semestre • Duração: 4 anos • Período: Noturno
5 – Ciência de Alimentos (Montes Claros)
O
profissional da ciência de alimentos acompanha os vários passos da
industrialização, como a coleta de matéria-prima animal e vegetal,
fabricação, armazenamento, transporte, higienização, gerenciamento,
marketing e comercialização.
• Vagas: 40 anuais • Duração: cinco anos e seis meses • Período: Vespertino e noturno
6 – Ciências do Estado e Governança Social
A
carreira busca formar profissionais qualificados para atuar como peças
fundamentais no planejamento de ações públicas. Do profissional da área
espera-se um amplo conhecimento sobre o funcionamento da estrutura
estatal.
• Vagas: 50 anuais • Duração: 3 anos e seis meses • Período: Diurno
7 – Cinema de Animação e Artes Digitais
Evolução
da habilitação ofertada no curso de artes visuais, abordando as
possibilidades das imagens em movimento e das novas tecnologias em
favor da arte, com proposta de formar profissionais com capacidade para
produzir animações e trabalhar na criação de jogos e softwares
interativos.
• Vagas: 40 • Duração: 4 anos • Período: Diurno
8 – Design
O
designer deve ter a capacidade de desenvolver produtos a partir de uma
perspectiva criativa. Os alunos poderão optar por três percursos:
design de produtos, design gráfico e design para a construção. Na UFMG,
a formação dos profissionais seguirá parâmetros internacionais.
• Vagas: 60 • Duração: 5 anos • Período: Noturno
9 – Design de Moda
O
profissional da área pode trabalhar em grandes fábricas, desenvolvendo
peças exclusivas, em tecelagens, planejando novas estampas, ou mesmo
ter a própria confecção. Serão montados novos laboratórios com
materiais e recursos que já fazem parte do patrimônio da unidade
acadêmica.
• Vagas: 40 • Duração: Não informado • Período: Não informado
10 – Engenharia Aeroespacial
O
cientista aeroespacial usa a matemática e a mecânica para projetar
aviões, helicópteros, planadores, foguetes, satélites, sondas espaciais
e outras máquinas que viajam pelo tempo ou orbitam ao redor da Terra.
São também responsáveis pela manutenção e operação de linhas aéreas.
• Vagas: 50 • Duração: 5 anos • Período: Não informado
11 – Engenharia Agrícola e Ambiental (Montes Claros)
O
profissional formado na área deve entender do solo e dos recursos
hídricos para planejar estruturas que tirem o maior proveito da terra,
sem esgotá-la. Os alunos terão disciplinas nas áreas de engenharia
mecânica, civil, elétrica, ambiental e agronomia.
• Vagas: 40 • Duração: 5 anos • Período: Não informado
12 – Engenharia Ambiental
O
engenheiro ambiental atua para assegurar que instituições públicas e
privadas trabalhem minimizando impactos ambientais. O profissional vai
trabalhar nas áreas de engenharia ambiental e sanitária.
• Vagas: 50 • Duração: Não informado • Período: Noturno
13 – Engenharia Florestal (Montes Claros)
O
engenheiro florestal deve atuar com o objetivo de causar o menor
impacto ambiental na atividade. Em aulas como economia florestal e
gestão ambiental, os estudantes poderão ter noção de como o manejo do
meio ambiente afeta populações inteiras.
• Vagas: 40 • Duração: 5 anos • Período: Diurno
14 – Gestão Pública
O
gestor público é o responsável por planejar, assessorar processos
deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas
em organizações estatais, não estatais, nacionais ou internacionais.
Atua em todos os níveis em que há utilização de recursos públicos.
• Vagas: 60 • Duração: 4 anos • Período: Noturno
15 – Licenciatura do Campo
Atuar
como professor em diferentes contextos sociais e geográficos é o
desafio de quem opta pela Licenciatura do Campo, área que hoje congrega
o esforço coletivo de movimentos sociais, universidades e ONGs em busca
de um sistema público de educação para as escolas de áreas rurais.
• Vagas: 35 • Duração: Não informado • Período: Diurno
16 – Licenciatura Intercultural Indígena
O
curso pretende discutir metodologias participativas nos processos de
ensino , em uma perspectiva voltada para a educação intercultural. Uma
as metas é oferecer instrumentos pedagógicos para que os indígenas
possam atuar como professores nas aldeias.
• Vagas: 35 • Duração: 5 anos • Período: Integral
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