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Notícias

UFMG realiza maior vestibular da história

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A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre as portas para o

maior vestibular de todos os tempos no estado. Começam neste domingo as

inscrições para a edição 2009 do concurso, que deverá atrair um número

recorde de candidatos à primeira etapa, em 7 de dezembro – a segunda

será entre 5 e 8 de janeiro.

A expectativa é que mais de 90 mil alunos

concorram às 5.950 vagas oferecidas para o ano que vem, o que

representa aumento de 36% no total de inscritos em relação a 2007. Três

novidades vão movimentar ainda mais o processo seletivo: a inédita

concessão de bônus a estudantes da rede pública de ensino; a ampliação

no número de vagas e cursos e alterações na segunda etapa das provas.

A bonificação é a principal mudança. No ato da inscrição, o candidato

que comprovar ter cursado as últimas sete séries (quatro últimas do

ensino fundamental e todo o ensino médio) em colégios da rede pública

poderá optar pelo programa. A medida permite aos vestibulandos

acréscimo de 10% na pontuação final de cada etapa. Quem obtiver 50

pontos na primeira etapa terá a nota multiplicada por 1,1, passando

para 55. O bônus é ampliado para 15% para os estudantes que se

auto-classificarem como negros e pardos.

Para participar do

programa, o candidato tem até 26 de setembro para enviar à Comissão

Permanente do Vestibular (Copeve) a cópia da documentação que comprove

a trajetória escolar e, se aprovado, é preciso apresentar os originais

na data do registro acadêmico. Se os documentos não forem entregues, o

estudante perde o direito ao bônus e volta a concorrer em condições

normais.

Com o bônus, espera-se que o percentual de estudantes egressos da rede

pública no vestibular aumente de 32% para 50%, nesse caso, excluídos os

novos cursos criados este ano, além da maior possibilidade da

participação em habilitações mais concorridas, como medicina. Segundo o

pró-reitor de graduação, Mauro Braga, apesar de polêmica e de criar

brechas para que pessoas muito claras se declarem pardas ou negras, a

auto-classificação é o único meio de inclusão possível. “A pior solução

seria escolher alguém para definir essa classificação”, afirma.

Apesar

de ter a pele clara, a estudante Aline Coelho, de 18 anos, vai usar do

artifício para obter vantagem e se garantir na universidade. Segundo

ela, a base de ensino em escolas particulares é melhor e quem tem

oportunidade de estudar em instituições privadas dispõe de melhor

infra-estrutura e de professores mais qualificados. “Vou usar a cota

para obter pontuação maior, mas não aprovo o sistema. Considero-o

discriminatório”, diz. André Cândido, de 18, estudou em colégios

particulares e terá de concorrer às vagas do curso de ciências da

computação sem pontos extras. “Eu me sinto muito prejudicado. Paguei

para estudar e, agora, pago também por isso”, reclama.

Reuni

A

inclusão da UFMG no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e

Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação

(MEC), permite a criação de mais 2.101 vagas e 29 cursos de graduação

até 2011. Para o vestibular deste ano já estão previstas 16

habilitações inéditas no câmpus de BH e no Instituto de Ciências

Agrárias (ICA) de Montes Claros, no Norte de Minas. A ampliação

permitirá o ingresso de 1.236 estudantes a mais que no ano passado.

Quem participar do concurso de 2010 poderá optar por 13 novos cursos.

O

aumento se dará com a entrada de alunos em habilitações novas e

antigas, além da ampliação das vagas disponíveis no período noturno. A

demanda do mercado foi a principal forma de escolha dos cursos a serem

criados. Segundo a coordenadora geral da Copeve, Vera Resende, a

necessidade de se produzir alimentos em escala global e a busca cada

vez maior por vagas em órgãos governamentais levaram a implantação das

habilitações em aquacultura e gestão pública, respectivamente.

Os

principais beneficiados com o Reuni são alunos impossibilitados de

estudar durante o dia. O programa vai possibilitar que 1.385 estudantes

ingressem no ensino superior noturno. Para o ano que vem, serão

implantados quatro cursos hoje disponíveis apenas no período diurno:

arquitetura e urbanismo (60 vagas), engenharia de controle e automação

(50), licenciatura em música (15) e bacharelado em música (30). Além

disso, haverá aumento de 750 vagas no turno.

Até 2012, estão

previstos repasses de R$ 167 milhões, sendo R$ 95 milhões para custeio

de mobilidade, contratação de professores e implantação dos cursos e os

R$ 72 milhões restantes para despesas com infra-estrutura, como a

construção e reforma de prédios. Com os recursos adicionais do Reuni já

está prevista a contratação de 406 docentes, entre mestres e doutores,

e de mais 500 técnicos administrativos de nível médio e superior.

Inovação dá o tom de testes

O processo seletivo para o Vestibular’2009 da Universidade Federal de

Minas Gerais (UFMG) vem recheado de modificações. Além do aumento do

número de cursos e vagas oferecidas (veja quadro) e da implantação do

sistema de bonificação, as inscrições e a entrega do comprovante agora

podem ser feitas somente pela internet e o número de questões será

reduzido para a segunda etapa. No próximo concurso, as provas podem ter

o mínimo de duas e o máximo de seis perguntas, duas a menos que o

limite previsto para 2007. A medida é adotada depois da diminuição da

quantidade de questões da primeira etapa no ano passado, passando de 15

para oito o total referente a cada disciplina.

O curso de

medicina é o que terá mais alterações. Além da diminuição do limite de

questões para a segunda etapa, as provas de biologia e química serão

agrupadas em somente uma e as matérias do cronograma de estudos serão

reduzidas. A candidata Lorene Teixeira Nascimento, de 18 anos, estudou

na Escola Estadual Bento Gonçalves, em Matozinhos, na Região

Metropolitana de Belo Horizonte, e vai tentar o concurso para medicina

pela segunda vez consecutiva. “Não aprovo a redução do conteúdo.

Estudei com afinco ano passado. Agora, eles decidem que não vão mais

cobrar as matérias que eu já sei”, reclama.

A primeira etapa

será em 7 de dezembro. Como no ano passado, todas as questões serão

fechadas (múltipla escolha) e os testes serão concentrados em uma data.

Os aprovados serão convocados para enfrentar nova bateria de exames de

5 a 8 de janeiro de 2009. De acordo com cada habilitação, o candidato

tem de passar por duas ou três provas, sendo que todos são avaliados em

redação.

O período de inscrições tem início amanhã e se estende até 12 de setembro. O candidato deve acessar o site (www.ufmg.br)

e imprimir o boleto bancário. Em seguida ao pagamento da taxa de R$

125, a inscrição é efetivada. A partir de 10 de novembro, fica

disponível na internet o comprovante definitivo de inscrição, com o

local da prova. O documento atesta o pagamento e permite ao estudante

acesso à primeira etapa.

Para quem não tem computador em casa,

dois postos de atendimentos estarão disponíveis para inscrições: de

segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG, na

Avenida Santos Dumont, 174, Centro, e na Unidade Administrativa 3, no

câmpus Pampulha.

Virtual

A

requalificação dos cursos por meio do Programa de Apoio ao Plano de

Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)

possibilitará o aumento do número de disciplinas virtuais oferecidas

pela UFMG. Segundo o pró-reitor de Graduação, Mauro Braga, o Ministério

da Educação permite que até 20% delas sejam ministradas de modo

não-presencial.

Um dos novos cursos que pode ter boa parte das

aulas de forma virtual é a habilitação em aquacultura. Foi definido que

algumas disciplinas serão aplicadas por professores do Instituto de

Ciências Agrárias, no câmpus de Montes Claros.

Confira os novos cursos da UFMG

1 – Administração (Instituto de Ciências Agrárias de Montes Claros)

Potencializar

o aproveitamento econômico dos recursos naturais com sustentabilidade é

o desafio dos profissionais especializados na habilitação em

administração oferecida pelo Instituto de Ciências Agrárias

de Montes Claros.

• Vagas: 40 • Duração: 4 anos • Período: Noturno

2 – Análise de Sistema e Serviços de Saúde

O

analista de sistema e serviços de saúde não faz atendimentos clínicos

como um médico, mas atua para o bom funcionamento de um centro de saúde

ou de um hospital-geral. A proposta do curso reúne o conhecimento de

duas áreas: saúde e ciências gerenciais.

Vagas: 100 (50 por semestre) • Duração: 4 anos • Período: Noturno

3 – Aquacultura

Garantir

que a psicultura contribua na alimentação do maior número de pessoas é

uma das atribuições do aquicultor, profissional responsável pelo

processo de criação de peixes e outros organismos aquáticos.

Vagas: 50 anuais • Duração: Cinco anos • Período: Diurno

4 – Arquivologia

Arquivista

é o profissional capaz de recuperar informações armazenadas em vários

meios. A graduação em arquivologia vai dialogar com a Escola de Belas

Artes e com as faculdades de direito, ciências econômicas e com o curso

de história.

Vagas: 40 anuais- entrada única no primeiro semestre • Duração: 4 anos • Período: Noturno

5 – Ciência de Alimentos (Montes Claros)

O

profissional da ciência de alimentos acompanha os vários passos da

industrialização, como a coleta de matéria-prima animal e vegetal,

fabricação, armazenamento, transporte, higienização, gerenciamento,

marketing e comercialização.

• Vagas: 40 anuais • Duração: cinco anos e seis meses • Período: Vespertino e noturno

6 – Ciências do Estado e Governança Social

A

carreira busca formar profissionais qualificados para atuar como peças

fundamentais no planejamento de ações públicas. Do profissional da área

espera-se um amplo conhecimento sobre o funcionamento da estrutura

estatal.

• Vagas: 50 anuais • Duração: 3 anos e seis meses • Período: Diurno

7 – Cinema de Animação e Artes Digitais

Evolução

da habilitação ofertada no curso de artes visuais, abordando as

possibilidades das imagens em movimento e das novas tecnologias em

favor da arte, com proposta de formar profissionais com capacidade para

produzir animações e trabalhar na criação de jogos e softwares

interativos.

Vagas: 40 • Duração: 4 anos • Período: Diurno

8 – Design

O

designer deve ter a capacidade de desenvolver produtos a partir de uma

perspectiva criativa. Os alunos poderão optar por três percursos:

design de produtos, design gráfico e design para a construção. Na UFMG,

a formação dos profissionais seguirá parâmetros internacionais.

• Vagas: 60 • Duração: 5 anos • Período: Noturno

9 – Design de Moda

O

profissional da área pode trabalhar em grandes fábricas, desenvolvendo

peças exclusivas, em tecelagens, planejando novas estampas, ou mesmo

ter a própria confecção. Serão montados novos laboratórios com

materiais e recursos que já fazem parte do patrimônio da unidade

acadêmica.

• Vagas: 40 • Duração: Não informado • Período: Não informado

10 – Engenharia Aeroespacial

O

cientista aeroespacial usa a matemática e a mecânica para projetar

aviões, helicópteros, planadores, foguetes, satélites, sondas espaciais

e outras máquinas que viajam pelo tempo ou orbitam ao redor da Terra.

São também responsáveis pela manutenção e operação de linhas aéreas.

• Vagas: 50 • Duração: 5 anos • Período: Não informado

11 – Engenharia Agrícola e Ambiental (Montes Claros)

O

profissional formado na área deve entender do solo e dos recursos

hídricos para planejar estruturas que tirem o maior proveito da terra,

sem esgotá-la. Os alunos terão disciplinas nas áreas de engenharia

mecânica, civil, elétrica, ambiental e agronomia.

• Vagas: 40 • Duração: 5 anos • Período: Não informado

12 – Engenharia Ambiental

O

engenheiro ambiental atua para assegurar que instituições públicas e

privadas trabalhem minimizando impactos ambientais. O profissional vai

trabalhar nas áreas de engenharia ambiental e sanitária.

• Vagas: 50 • Duração: Não informado • Período: Noturno

13 – Engenharia Florestal (Montes Claros)

O

engenheiro florestal deve atuar com o objetivo de causar o menor

impacto ambiental na atividade. Em aulas como economia florestal e

gestão ambiental, os estudantes poderão ter noção de como o manejo do

meio ambiente afeta populações inteiras.

• Vagas: 40 • Duração: 5 anos • Período: Diurno

14 – Gestão Pública

O

gestor público é o responsável por planejar, assessorar processos

deliberativos, coordenar ações e avaliar programas e políticas públicas

em organizações estatais, não estatais, nacionais ou internacionais.

Atua em todos os níveis em que há utilização de recursos públicos.

• Vagas: 60 • Duração: 4 anos • Período: Noturno

15 – Licenciatura do Campo

Atuar

como professor em diferentes contextos sociais e geográficos é o

desafio de quem opta pela Licenciatura do Campo, área que hoje congrega

o esforço coletivo de movimentos sociais, universidades e ONGs em busca

de um sistema público de educação para as escolas de áreas rurais.

• Vagas: 35 • Duração: Não informado • Período: Diurno

16 – Licenciatura Intercultural Indígena

O

curso pretende discutir metodologias participativas nos processos de

ensino , em uma perspectiva voltada para a educação intercultural. Uma

as metas é oferecer instrumentos pedagógicos para que os indígenas

possam atuar como professores nas aldeias.

• Vagas: 35 • Duração: 5 anos • Período: Integral

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