Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do ProUni 2020

Existe uma segunda chance para quem não consegue uma vaga durante o processo de seleção regular do programa Universidade para Todos (ProUni): algumas semanas após a matrícula dos aprovados no processo regular, o programa abre inscrições para as vagas remanescentes ? ou seja, para as bolsas que não foram distribuídas durante as chamadas regulares.
Veja quem pode concorrer às vagas remanescentes do ProUni, de acordo com os editais mais recentes do Ministério da Educação (MEC):
- Candidatos que tenham realizado a inscrição no ProUni para cursos que não formaram turma.
- Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota igual ou superior a 450 pontos e acima de zero na redação. São aceitas as inscrições tanto de alunos já matriculados em cursos superiores quanto de estudantes não matriculados.
- Professores da rede pública de ensino que integrem o quadro de pessoal permanente. Nesse caso, a requisição de bolsa é válida para cursos de licenciatura.
Atenção: quem já tem uma bolsa do ProUni não pode concorrer às bolsas remanescentes.
Cronograma do ProUni
As inscrições para o ProUni são abertas duas vezes por ano, no começo do primeiro e do segundo semestres. Se você planeja se inscrever na primeira edição do ProUni 2020, fique atento às etapas do calendário:
- Abertura das inscrições: 28 de janeiro.
- Encerramento das inscrições: 31 de janeiro.
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro.
- Período para os candidatos da primeira chamada comprovarem as informações e efetuarem matrícula: 4 a 11 de fevereiro.
- Resultado da segunda chamada: 18 de fevereiro.
- Comprovação de informação e matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada: 18 a 28 de fevereiro.
- Prazo para participar da lista de espera: 6 a 9 de março.
- Resultado da lista de espera: 13 de março.
- Abertura do processo de inscrição para ocupar vagas remanescentes: final de março.
Quem ainda não está matriculado em uma universidade tem, normalmente, cerca de 10 dias para efetuar inscrição em vagas remanescentes. Já quem está matriculado em um curso superior tem um prazo maior: cerca de 50 dias.
As inscrições para as bolsas remanescentes do ProUni são efetuadas exclusivamente pela internet, na página do programa dentro do portal do MEC.
Critérios socioeconômicos do ProUni
Além de cumprir os critérios de desempenho no Enem (nota acima de 450, sem zerar a redação), os candidatos às bolsas remanescentes do ProUni precisam atender aos mesmos requisitos socioeconômicos válidos para a seleção regular. São estes:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular.
- Comprovar renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa (para concorrer às bolsas de 100%) ou de até 3,5 salários mínimos por pessoa (para concorrer às bolsas de 50%).
Atenção às exceções: para pessoas com deficiência, os requisitos de formação são mais flexíveis. Além disso, professores da rede pública inscritos para bolsas remanescentes em cursos de licenciatura não precisam atender ao requisito de renda familiar.
Como é o processo seletivo de bolsas remanescentes
Ao acessar o sistema de inscrição para bolsas remanescentes do ProUni, o candidato consegue verificar quais são os cursos disponíveis e as universidades participantes.
Ao escolher um curso da lista, o candidato já recebe o que é chamado pelo MEC de ?expectativa de direito à bolsa?. Depois, é preciso levar toda a documentação comprobatória à instituição onde a bolsa está disponível.
Se o candidato comparecer dentro do prazo e cumprir os requisitos, ele recebe a bolsa. Caso contrário, ele é reprovado e a bolsa de estudos retorna ao sistema do ProUni.
O MEC aconselha que todos os inscritos verifiquem o sistema periodicamente, já que as bolsas de candidatos não aprovados voltam a ficar disponíveis.
Onde estudar com bolsa de estudos
Só podem trabalhar com o ProUni instituições de ensino superior reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Quer conhecer algumas delas?
Preparamos uma lista de universidades credenciadas que, além de trabalharem com o ProUni, mantêm sistemas próprios de bolsas e descontos:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Para saber mais, é só clicar sobre a instituição de seu interesse e navegar pelo site. Boa sorte e bons estudos!
Leia também:
Entenda como funcionam as notas de corte do ProUni
Saiba como ver o resultado do ProUni e efetuar matrícula na faculdade
Você vai se inscrever no ProUni? Qual curso deseja fazer? Deixe um comentário contando para a gente!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.