Youtube vira ferramenta de ensino nas escolas

Promover aula extraclasse, em locais a céu aberto como parques, clubes
e bosques, sempre foi uma atividade comum adotada pelas escolas a fim
de proporcionar uma aula descontraída, atrativa e divertida.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, as estratégias para envolver as
crianças no processo de aprendizagem ganharam mais um aliado: o
computador.
Segundo dados divulgados pelo Ibope/NetRatings, o
país registrou em julho de 2008 o maior volume de internautas
residenciais (23,7 milhões de pessoas). Se consideradas as pessoas que
têm acesso à internet fora de casa (trabalho, faculdade, escola), esse
percentual pode ser bem maior. Youtube, orkut, MSN, blogs, fotologs e
salas de bate-papo, inicialmente criados para descontrair e
proporcional entretenimento ao usuário, hoje são usados para fins
didáticos, promocionais, institucionais e servem até mesmo como arquivo
histórico, como é o caso do youtube, que possui atualmente 11,5 milhões
de usuários.
Passado digitalizado
Antenados nesta nova
ferramenta no ensino, o professor de história do Colégio Kepler, de
Uberlândia (MG), Aluísio Brandão acrescentou às aulas de história um
toque virtual. “Decidi trabalhar minha disciplina com os alunos do
ensino médio por meio da internet, especificamente o youtube, por ser
um instrumento que faz parte do universo e da linguagem do aluno e, por
isso, tem maior aceitação por parte deles”, conta o professor do
Colégio Kepler.
Ainda segundo Aluísio, o ponto forte do trabalho
é a interatividade, pois o material é produzido dentro da escola, mas
pode, através da internet, ser levado ao conhecimento público. “Alguns
vídeos chegaram a ter 100 visitas, o que nos surpreendeu, pois
esperávamos que as postagens fossem acessadas por pais, alunos,
docentes e amigos, não mais que isso”, explica.
Os alunos do
ensino médio, que participaram do trabalho, receberam apenas uma
recomendação: o tempo do vídeo deveria ser entre 3 e 5 minutos, ficando
livres para escolher os temas, as abordagens e o método de elaboração e
filmagem. Maias, Era Vargas e o Renascimento foram os assuntos eleitos.
“Quis, além de otimizar e promover melhorias ao sistema de ensino,
incentivar a criatividade e deixá-los descobrir que não há limites para
a criação”.
Links:
(Plantão Maia – Trabalho de história)
(Trabalho Maias – Prof. Aluísio Brandão – Colégio Kepler)
http://www.youtube.com/watch?v=KiUzLBNiecM
(O Renascimento)
http://www.youtube.com/watch?v=b3yzTv9-ruc
(Era Vargas – 8ª série colégio Kepler)
(Plantão Maia – Trabalho de história)
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.