DISSOLUÇÃO DE UM SOLUTO EM UM SOLVENTE
Dissolução de um Soluto em um Solvente
Atração + Dissociação + Solvatação
Condição fundamental: deve existir inicialmente atração entre o soluto e o solvente.
DISSOCIAÇÃO: processo para separar as partículas do soluto, que envolve absorção de energia, logo um processo endotérmico.
SOLVATAÇÃO: processo para manter as partículas do soluto separadas, que envolve liberação de energia, logo um processo exotérmico.
No caso da água usada comumente como solvente, é uma molécula POLAR e pode exercer atração eletrostática sobre os solutos iônicos ou moleculares.
Nos compostos iônicos, tais como o sal de cozinha, a atração das moléculas do solvente sobre os íons deve ser maior que a atração entre os íons para iniciar a dissociação iônica e depois o solvente deve agir no sentido de evitar que estes íons se atraiam novamente. Este último processo é chamado solvatação.
Nos compostos moleculares, tais como etanol e sacarose, a atração das moléculas do solvente sobre as moléculas do soluto deve ser maior que a atração entre as moléculas do soluto para iniciar a dissociação molecular e depois o solvente deve agir no sentido de evitar que estas moléculas se atraiam novamente.
Este último processo é chamado solvatação.
DISSOLUÇÃO ENDOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for maior que a energia liberada na sua solvatação. Neste caso, o meio externo sofrerá um resfriamento, pois perderá energia para o meio onde ocorre a dissolução.
A dissolução de cloreto de cálcio na água resfria o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução endotérmico.
DISSOLUÇÃO EXOTÉRMICA: ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto (dissociação) for menor que a energia liberada na sua solvatação. Neste caso acontece liberação de energia para o meio externo e este será aquecido.
A dissolução de hidróxido de sódio na água aquece o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução exotérmico.
Estes conceitos são fundamentais para explicar: o ponto de ebulição variável das misturas; a volatilidade dos líquidos; o abaixamento da pressão de vapor dos solventes; o aumento do ponto de ebulição dos solventes; o abaixamento do ponto de congelamento ou fusão dos solventes; o processo de osmose; a ionização dos ácidos; a diferença na concentração de uma solução comparada com a concentração dos seus íons; o potencial hidrogeniônico(pH) das soluções; solubilidade e coeficiente de solubilidade das substâncias; densidade de uma solução; hidrólise salina; deslocamento do equilíbrio químico e iônico; pilhas e eletrólise; supersaturação das soluções; cristalização e dissolução fracionada.
Prof. Ms. Luiz Molina Luz
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: tudo sobre a prova
Fenômeno: o que é, conceito, e quais os tipos
Tabela Periódica: história e organização
Os três estados físicos da água: Quais são e como ocorrem?
Saiba tudo sobre a licenciatura em Química e onde estudar
Polímeros: Entenda as reações de polimerização!
PETRÓLEO
Propriedades da Matéria: Gerais e Específicas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.