Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Afim e A Fim: qual é o certo?

Uma confusão muito comum que acontece por quem escreve na Língua Portuguesa é o uso de Afim e A Fim. Essa é uma das tantas pegadinhas que o nosso idioma pode cometer com a gente, e causa dúvida em muitos brasileiros na hora de escrever e digitar.

Desde a época dos bate-papos virtuais, a dúvida já era muito comum. Quem nunca começou uma conversa naquelas salas cheias de desconhecidos enviando um convite delicado chamando alguém para conversar, como esse: “E aí, você está ‘afim’ de teclar?”. Mas será que a gente escrevia isso da forma correta?

Mas então, é Afim ou A fim?

Agora você sabe que, desde aquela época, o usuário que escrevesse tudo junto dessa forma estaria cometendo um erro de Português. A maneira adequada de se escrever seria: “E aí, está ‘a fim’ de teclar?”, separando as palavras.

Quando você quer dizer que está interessado por algo, deve separar o “a” do “fim”, e escrever “a fim” de algo, dando a entender um sentido de finalidade, interesse, objetivo ou desejo.

E o afim tudo junto, existe?

Por outro lado, a palavra “afim” também existe, embora seja usada em casos menos comuns. Quando se usa tudo junto, essa expressão quer dar a ideia de afinidade e semelhança. Por exemplo, o dono de uma casa de shows que tem como público voltado a fãs de músicas de rock. Ele escreve o seguinte na porta do seu lugar:

  • ”Meu estabelecimento atende a roqueiros, punks e afins”.

Neste caso, ele quis dizer que o seu bar também é indicado para pessoas que têm afinidade com os frequentadores que gostam do gênero musical como o rock e o punk. Assim como “roqueiros” e “punks”, “afins” é um adjetivo para os frequentadores.

Em que situações se utiliza a fim e afim?

Para distinguir entre a fim e afim, é necessário compreender que se tratam de duas expressões homófonas (isto é, que se pronunciam da mesma maneira, mas têm grafias e significados distintos) que correspondem a duas construções diferentes.

A expressão a fim usa-se na locução prepositiva a fim de, para indicar uma finalidade ou um objetivo, sendo equivalente a para. Usa-se ainda a locução estar a fim de, com o significado de “ter vontade ou desejo de algo”. Veja exemplos:

  • Ele está a fim daquela garota.
  • Hoje estou a fim de comer uma pizza.
  • Busco um emprego a fim de me desenvolver.
  • Corri a fim de pegar o ônibus mais cedo.

Já afim é um adjetivo que é utilizado com o significado de “que tem semelhanças ou afinidades com algo ou alguém”. Por isso dá a ideia de igualdade, semelhança, afinidade e proximidade. A expressão também costuma ser usada no plural, sendo o seu plural “afins”. Por exemplo:

  • Trataram o assunto em agenda e um outro afim deste; não tinham interesses afins.
  • A sua rotina era afim com a do seu pai (semelhante).
  • Antes de se encontrarem, eles já possuíam um ideal afim.
  • Pediu demissão pois não tinha mais objetivos afins com a empresa.

Você já sabe que faculdade deseja fazer? Conheça uma lista de cursos e faculdades para achar a que melhor tem a ver com você!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.