Trovadorismo
- Época: 1189 – 1198.
- No Brasil: não existiu.
- Em Portugal: Gêneros – cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias.
- Destaque em Portugal: A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.
Principais características:
- Cantigas de Amor: sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter analítico-discursivo.
- Cantigas de Amigo: eu-lírico feminino, confessional, ambiente popular, paixão não correspondida, realista, narrativo-descritiva.
- Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação.
Humanismo
- Época: 1418.
- No Brasil: não existiu.
- Em Portugal: Gêneros – historiografia, teatro popular, prosa doutrinária.
- Destaque em Portugal: Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, Gil Vicente (teatro).
Principais características:
- Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.
Classicismo
- Época: 1527.
- No Brasil: nascia o Quinhentismo.
- Em Portugal: Gêneros – poesia lírica, épica, teatro e crônicas. Introdução da medida nova.
- Destaque em Portugal: Sá de Miranda; Camões (poesia).
Principais características:
- Valorização do homem (antropocentrismo);
- paganismo (maravilhoso pagão);
- superioridade do homem sobre a natureza;
- objetividade;
- racionalismo;
- universalidade;
- saber concreto em detrimento do abstrato;
- retomada dos valores greco-romanos;
- rigor métrico e estrófico: equilíbrio e harmonia.
Quinhentismo
- Época: 1500.
- No Brasil: Gêneros- poesia lírica e épica, teatro e crônicas.
- Destaques no Brasil: um Documento escrito em terras brasileiras. Carta a D. Manuel; Pero Vaz de Caminha; José de Anchieta.
- Em Portugal: era a ponte do Quinhentismo.
Principais características:
- Não se pode falar em uma literatura propriamente brasileira, pois no país não se produzia nada além de registros informativos sobre o Brasil. A missão dos viajantes era a produção de registros detalhando os recursos minerais, os perigos existentes, os habitantes que aqui viviam a sua fauna e flora. As primeiras produções literárias do Brasil só irão existir de fato no Barroco.
Barroco
- Época: 1580.
- No Brasil: início do Barroco no Brasil foi em 1601.
- Destaques no Brasil: Bento Teixeira, publicação de Prosopopéia, Padre Antônio Vieira (oratória), Gregório de Matos (poesia).
- Em Portugal: Gêneros- oratória sacra, política e social.
- Destaques em Portugal: Morte de Camões; Portugal sob o domínio espanhol; poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa; Padre Antônio Vieira (oratória).
Principais características:
- Arte dos contrastes: antinomia homem – céu, homem – terra; visualização e plasticidade; fugacidade; não-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas múltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (água/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar a vida); valorização do presente, movimento ligado ao espírito da Contra – Reforma; jogos de metáforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal – uso de hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses.
Arcadismo
- Época: 1756.
- No Brasil: o início do Arcadismo no Brasil foi em 1768.
- Destaques no Brasil: Cláudio Manuel da Costa com “Obras Poéticas”; Tomás Antônio Gonzaga (poesia lírica e épica); Basílio da Gama e Santa Rita Durão (poesia épica).
- Em Portugal: Gênero- poesia.
- Destaques em Portugal: Fundação da Arcádia Lusitana. Bocage (poesia).
Principais características:
- Arte do equilíbrio e harmonia;
- Busca do racional, do verdadeiro e da natureza;
- Retorno às concepções de beleza do Renascimento;
- Poesia objetiva e descritiva;
- Áurea mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica;
- Pastoralismo;
- Valorização da mitologia; técnica da simplicidade;
- Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o inútil).
Romantismo
- Época: 1825.
- No Brasil: o início do romantismo no Brasil foi em 1836.
- Destaques no Brasil: Gonçalves de Magalhães, com “Suspiros Poéticos e Saudades”. Na poesia, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves. Na prosa: Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida; Bernardo Guimarães, Taunay
- Destaques em Portugal: Almeida Garrett; Publicação do poema Camões.
Principais características:
- 1ª Geração: nacionalismo, ufanismo, natureza, religião (cristianismo), indianismo/medievalismo.
- 2ª Geração: mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte.
- 3ª Geração: condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.
- Geral: imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.
Realismo/Parnasianismo/Naturalismo
- Época: 1865.
- No Brasil: o inicio no Brasil foi em 1881.
- Destaques no Brasil: Machado de Assis, com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, no Realismo. Aluísio de Azevedo, com “O Mulato”, no Naturalismo.
Década de 80 Definição do ideário parnasiano.
- Prosa: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia.
- Poesia: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho.
- Em Portugal: Gênero – prosa (romance, conto, crônica), poesia, crítica.
- Destaques em Portugal: Questão Coimbrã: Antero de Quental contra Castilho (Novos x Velhos). Prosa: Eça de Queirós. Poesia: Antero de Quental, Cesário Verde, Guerra Junqueiro.
Principais características:
Realismo
- Preocupação com a verdade exata;
- Observação e análise;
- Personagens tipificadas;
- Preferência pelas camadas altas da sociedade;
- Objetividade;
- Descrições pormenorizadas;
- Linguagem correta, no entanto é mais próxima da natural, maior interesse pela caracterização que pela ação – tese documental.
Naturalismo
- Visão determinista do homem (animal, presa de forças fatais e superiores – meio, herança genética, fisiologia, momento);
- Tendência para análise dos deslizes de personalidade;
- Deturpações psíquicas e físicas;
- Preferência pela classe operária;
- Patologia social: miséria, adultério, criminalidade, etc – tese experimental.
Parnasianismo
- Arte pela arte;
- Objetividade;
- Poesia descritiva;
- Versos impassíveis;
- Exatidão e economia de imagens e metáforas;
- Poesia técnica e formal, retomada de valores clássicos, apego à mitologia greco-romana.
Simbolismo
- Época: 1890.
- No Brasil: o início no Brasil foi em 1893.
- Destaques no Brasil: Cruz e Sousa, com “Missal” (prosa poética) e “Broquéis” (poesia). Poesia: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry, Emiliano Perneta.
- Em Portugal: Gêneros- poema e prosa.
- Destaques em Portugal: Eugênio de Castro, Publicação de Oaristos. Poesia: Camilo Pessanha.
Principais características:
- Reação contra o positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo;
- Individualismo;
- Subjetivismo psicológico;
- Atitude irracional e mística;
- Respeito pela música;
- Atitude irracional e mística;
- Respeito pela música, cor, luz;
- Procura das possibilidades do léxico.
Pré-Modernismo
- Época: 1902.
- No Brasil: Gêneros- prosa e poesia.
- Destaques no Brasil: Publicação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “Canaã”, de Graça Aranha. Prosa: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha. Poesia: Augusto dos Anjos.
- Em Portugal: não existiu.
Principais características:
Pré-Modernismo
- Tendência das primeiras décadas do século X;
- Sentido mais crítico, fixando diferentes facetas da realidade social, política ou alterações na paisagem e cor local.
Modernismo
Época: 1915.
No Brasil: Semana de Arte Moderna, em 1922.
Destaques no Brasil:
- 1922- Semana de Arte Moderna.
- 1922-30 – 1ª fase: revolucionária: Mário de Andrade. Publicação de Paulicéia Desvairada.
- 1930-45 – 2ª fase: neo-realismo, literatura regional. José América de Almeida.
- A Bagaceira
- Geração de 45- 3ª fase: investigar comportamentos e atitudes do ser humano.
- João Guimarães, Clarice Lispector, João Cabral.
- Literatura contemporânea (Pós-Modernismo); década de 50.
- Enorme proliferação de estilos. Concretismo, Poesia práxis, Contos.
- Em Portugal: Gêneros- poesia, prosa (crônica, conto, romance), teatro.
Destaques em Portugal:
- 1915 – 1ª fase: Revista Orfeu.
- 1930 – 2ª fase: Alves Redol.
- Publicação de Gaibeús.
Mais recentemente:
- Surrealismo.
- Poesia: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, José Régio, etc.
- Prosa: Fernando Namora, Vergílio Ferreira, Alves Redol, Ferreira de Castro, Branquinho da Fonseca, José Saramago, etc.
Principais características:
1ª Geração
- Revolucionária – negação da tradição cultural;
- Antipurista;
- Antiacademicista;
- Linguagem coloquial;
- Verso livre;
- Nacionalismo crítico, ironia, sarcasmo, irreverência;
- Poema-piada, liberdade de criação;
- Predomínio da poesia.
2ª Geração
- Estabilidade: herança de 22, acrescentando aprimoramento da linguagem (inclusive metalinguagem);
- Busca da expressão universal;
- Recuperação de valores tradicionais (Neo-simbolismo);
- Engajamento religioso e social;
- Literatura de denúncia das condições humanas;
- Predomínio da prosa (romance) de tendências neo-realistas e regional.
3 Geração
- Não se mostram tão preocupados com o contexto sociopolítico;
- Análise da natureza humana;
- Rigor formal.
Literatura contemporânea: Proliferação de estilos, experimentalismo na forma, o cotidiano. Proliferação de contistas e cronistas. crises de caráter existencial, reflexões metafísicas.