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Conteúdo Enem: Os Movimentos Literários

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Trovadorismo

  • Época: 1189 – 1198.
  • No Brasil: não existiu.
  • Em Portugal: Gêneros – cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias.
  • Destaque em Portugal: A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.

Principais características:

  • Cantigas de Amor: sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter analítico-discursivo.
  • Cantigas de Amigo: eu-lírico feminino, confessional, ambiente popular, paixão não correspondida, realista, narrativo-descritiva.
  • Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação.

Humanismo

  • Época: 1418.
  • No Brasil: não existiu.
  • Em Portugal: Gêneros – historiografia, teatro popular, prosa doutrinária.
  • Destaque em Portugal: Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, Gil Vicente (teatro).

Principais características:

  • Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.

Classicismo

  • Época: 1527.
  • No Brasil: nascia o Quinhentismo.
  • Em Portugal: Gêneros – poesia lírica, épica, teatro e crônicas. Introdução da medida nova.
  • Destaque em Portugal: Sá de Miranda; Camões (poesia).

Principais características:

  • Valorização do homem (antropocentrismo);
  • paganismo (maravilhoso pagão);
  • superioridade do homem sobre a natureza;
  • objetividade;
  • racionalismo;
  • universalidade;
  • saber concreto em detrimento do abstrato;
  • retomada dos valores greco-romanos;
  • rigor métrico e estrófico: equilíbrio e harmonia.

Quinhentismo

  • Época: 1500.
  • No Brasil: Gêneros- poesia lírica e épica, teatro e crônicas.
  • Destaques no Brasil: um Documento escrito em terras brasileiras. Carta a D. Manuel; Pero Vaz de Caminha; José de Anchieta.
  • Em Portugal: era a ponte do Quinhentismo.

Principais características:

  • Não se pode falar em uma literatura propriamente brasileira, pois no país não se produzia nada além de registros informativos sobre o Brasil. A missão dos viajantes era a produção de registros detalhando os recursos minerais, os perigos existentes, os habitantes que aqui viviam a sua fauna e flora. As primeiras produções literárias do Brasil só irão existir de fato no Barroco.

Barroco

  • Época: 1580.
  • No Brasil: início do Barroco no Brasil foi em 1601.
  • Destaques no Brasil: Bento Teixeira, publicação de Prosopopéia, Padre Antônio Vieira (oratória), Gregório de Matos (poesia).
  • Em Portugal: Gêneros- oratória sacra, política e social.
  • Destaques em Portugal: Morte de Camões; Portugal sob o domínio espanhol; poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa; Padre Antônio Vieira (oratória).

Principais características:

  • Arte dos contrastes: antinomia homem – céu, homem – terra; visualização e plasticidade; fugacidade; não-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas múltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (água/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar a vida); valorização do presente, movimento ligado ao espírito da Contra – Reforma; jogos de metáforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal – uso de hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses.

Arcadismo

  • Época: 1756.
  • No Brasil: o início do Arcadismo no Brasil foi em 1768.
  • Destaques no Brasil: Cláudio Manuel da Costa com “Obras Poéticas”; Tomás Antônio Gonzaga (poesia lírica e épica); Basílio da Gama e Santa Rita Durão (poesia épica).
  • Em Portugal: Gênero- poesia.
  • Destaques em Portugal: Fundação da Arcádia Lusitana. Bocage (poesia).

Principais características:

  • Arte do equilíbrio e harmonia;
  • Busca do racional, do verdadeiro e da natureza;
  • Retorno às concepções de beleza do Renascimento;

  • Poesia objetiva e descritiva;

  • Áurea mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica;

  • Pastoralismo;
  • Valorização da mitologia; técnica da simplicidade;
  • Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o inútil).

Romantismo

  • Época: 1825.
  • No Brasil: o início do romantismo no Brasil foi em 1836.
  • Destaques no Brasil: Gonçalves de Magalhães, com “Suspiros Poéticos e Saudades”. Na poesia, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves. Na prosa: Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida; Bernardo Guimarães, Taunay
  • Destaques em Portugal: Almeida Garrett; Publicação do poema Camões.

Principais características:

  • 1ª Geração: nacionalismo, ufanismo, natureza, religião (cristianismo), indianismo/medievalismo.
  • 2ª Geração: mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte.
  • 3ª Geração: condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.
  • Geral: imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.

Realismo/Parnasianismo/Naturalismo

  • Época: 1865.
  • No Brasil: o inicio no Brasil foi em 1881.
  • Destaques no Brasil: Machado de Assis, com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, no Realismo. Aluísio de Azevedo, com “O Mulato”, no Naturalismo.

Década de 80 Definição do ideário parnasiano.

  • Prosa: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia.
  • Poesia: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho.
  • Em Portugal: Gênero – prosa (romance, conto, crônica), poesia, crítica.
  • Destaques em Portugal: Questão Coimbrã: Antero de Quental contra Castilho (Novos x Velhos). Prosa: Eça de Queirós. Poesia: Antero de Quental, Cesário Verde, Guerra Junqueiro.

Principais características:

Realismo

  • Preocupação com a verdade exata;
  • Observação e análise;
  • Personagens tipificadas;
  • Preferência pelas camadas altas da sociedade;
  • Objetividade;
  • Descrições pormenorizadas;
  • Linguagem correta, no entanto é mais próxima da natural, maior interesse pela caracterização que pela ação – tese documental.

Naturalismo

  • Visão determinista do homem (animal, presa de forças fatais e superiores – meio, herança genética, fisiologia, momento);
  • Tendência para análise dos deslizes de personalidade;
  • Deturpações psíquicas e físicas;
  • Preferência pela classe operária;
  • Patologia social: miséria, adultério, criminalidade, etc – tese experimental.

Parnasianismo

  • Arte pela arte;
  • Objetividade;
  • Poesia descritiva;
  • Versos impassíveis;
  • Exatidão e economia de imagens e metáforas;

  • Poesia técnica e formal, retomada de valores clássicos, apego à mitologia greco-romana.

Simbolismo

  • Época: 1890.
  • No Brasil: o início no Brasil foi em 1893.
  • Destaques no Brasil: Cruz e Sousa, com “Missal” (prosa poética) e “Broquéis” (poesia). Poesia: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry, Emiliano Perneta.
  • Em Portugal: Gêneros- poema e prosa.
  • Destaques em Portugal: Eugênio de Castro, Publicação de Oaristos. Poesia: Camilo Pessanha.

Principais características:

  • Reação contra o positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo;

  • Individualismo;
  • Subjetivismo psicológico;
  • Atitude irracional e mística;
  • Respeito pela música;
  • Atitude irracional e mística;
  • Respeito pela música, cor, luz;
  • Procura das possibilidades do léxico.

Pré-Modernismo

  • Época: 1902.
  • No Brasil: Gêneros- prosa e poesia.
  • Destaques no Brasil: Publicação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “Canaã”, de Graça Aranha. Prosa: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha. Poesia: Augusto dos Anjos.
  • Em Portugal: não existiu.

Principais características:

Pré-Modernismo

  • Tendência das primeiras décadas do século X;
  • Sentido mais crítico, fixando diferentes facetas da realidade social, política ou alterações na paisagem e cor local.

Modernismo

  • Época: 1915.
  • No Brasil: Semana de Arte Moderna, em 1922.
  • Destaques no Brasil:

    • 1922- Semana de Arte Moderna.
    • 1922-30 – 1ª fase: revolucionária: Mário de Andrade. Publicação de Paulicéia Desvairada.
    • 1930-45 – 2ª fase: neo-realismo, literatura regional. José América de Almeida.
    • A Bagaceira
    • Geração de 45- 3ª fase: investigar comportamentos e atitudes do ser humano.
    • João Guimarães, Clarice Lispector, João Cabral.
    • Literatura contemporânea (Pós-Modernismo); década de 50.
    • Enorme proliferação de estilos. Concretismo, Poesia práxis, Contos.
    • Em Portugal: Gêneros- poesia, prosa (crônica, conto, romance), teatro.

    Destaques em Portugal:

    • 1915 – 1ª fase: Revista Orfeu.
    • 1930 – 2ª fase: Alves Redol.
    • Publicação de Gaibeús.

    Mais recentemente:

    • Surrealismo.
    • Poesia: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, José Régio, etc.
    • Prosa: Fernando Namora, Vergílio Ferreira, Alves Redol, Ferreira de Castro, Branquinho da Fonseca, José Saramago, etc.

    Principais características:

    1ª Geração

    • Revolucionária – negação da tradição cultural;
    • Antipurista;
    • Antiacademicista;
    • Linguagem coloquial;
    • Verso livre;
    • Nacionalismo crítico, ironia, sarcasmo, irreverência;
    • Poema-piada, liberdade de criação;
    • Predomínio da poesia.

    2ª Geração

    • Estabilidade: herança de 22, acrescentando aprimoramento da linguagem (inclusive metalinguagem);
    • Busca da expressão universal;
    • Recuperação de valores tradicionais (Neo-simbolismo);
    • Engajamento religioso e social;
    • Literatura de denúncia das condições humanas;
    • Predomínio da prosa (romance) de tendências neo-realistas e regional.

    3 Geração

    • Não se mostram tão preocupados com o contexto sociopolítico;
    • Análise da natureza humana;
    • Rigor formal.

    Literatura contemporânea: Proliferação de estilos, experimentalismo na forma, o cotidiano. Proliferação de contistas e cronistas. crises de caráter existencial, reflexões metafísicas.

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