Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Física

Escalas Termométricas: conceito, tipos e exercícios

Escalas Termométricas: conceito, tipos e exercícios

A temperatura é um conceito da física que é bem fácil de sentir no dia a dia: você precisa medir a temperatura para cozinhar um alimento, para avaliar se vale a pena levar um casaco para a escola e até mesmo na hora de tomar um banho. 

+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Praticamente todos os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esperam que os candidatos saibam os principais conceitos sobre termometria, fórmulas e a resolução de exercícios. 

Neste texto, você irá aprender quais são os tipos de escalas termométricas, como calcular as conversões e deixamos alguns exercícios ao final para você não ficar apenas na teoria.

Veja também:
+
Escalas Termométricas: Lista de Exercícios com gabarito!

O que são escalas termométricas?

As escala termométricas são escalas de medida utilizadas para medir a temperatura. Cada uma dessas escalas é baseada em pontos de referência que correspondem a valores específicos de temperatura.

Por isso, o conceito de temperatura precisa estar bastante claro em sua mente. Algumas questões de Física e outras ciências exatas no Enem não se resumem apenas aos números: diversas vezes o conteúdo teórico é exigido dos alunos.

Ao ouvir a palavra temperatura na prova, lembre-se: ela representa o grau de calor ou frio de um objeto. 

Quando falamos que alguma coisa está quente (como a sopa, água do chuveiro, mamadeira) ou frio (como o interior da geladeira, um sorvete) estamos falando de temperatura.

A temperatura pode ser medida em graus Fahrenheit ou graus Celsius. Essas escalas termométricas são diferentes mas têm a mesma função: nos dizer o calor ou energia que o objeto possui. 

A água fervendo para fazer um café significa que as moléculas estão bastante agitadas, movendo muito rapidamente e produzindo o calor que sentimos. O gelo já não tem tanta energia, ou seja, as moléculas estão muito menos ativas.

Costumamos usar a água para comparar as temperaturas dos objetos porque é mais fácil lembrar o ponto de ebulição e o ponto de congelamento: a água ferve a 100 graus Celsius e congela a zero graus Celsius (ao nível do mar e em condições ideais). 

É um pouco mais difícil lembrar a escala Fahrenheit, mas a água ferve a 212 graus Fahrenheit e congela a 32 graus Fahrenheit.

A escala Celsius é usada na maior parte do mundo, exceto em países como Belize, Mianmar, Libéria e Estados Unidos. 

Também existe a escala Kelvin que não mede a temperatura em graus. Zero Kelvin também é chamado de zero absoluto, ou seja, a temperatura mais fria e o nível de energia mais baixo. O zero absoluto é igual a cerca de -273 graus Celsius.

Quais os tipos de escalas termométricas?

Fórmulas de escalas termométricas

Celsius

Fora dos Estados Unidos, a maior parte do mundo usa a escala Celsius para medir as temperaturas. Duas versões da escala Celsius foram criadas no início do século XVIII — uma pelo cientista sueco Anders Celsius e outra pelo francês Jean-Pierre Cristin.

Essa escala foi proposta a partir da ideia de que, sob a pressão de 1 atm, as temperaturas de fusão do gelo e de ebulição da água são iguais a 0 °C e 100 °C.

Pense em um termômetro: a escala Celsius divide-o em 100 partes entre a ebulição e a fusão da água. As vantagens desse modelo é que a partir dele é que o termômetro consegue registrar temperaturas negativas e maiores que 100 °C.

Escala Celsius:

  • O ponto de fusão da água é 0ºC.
  • O ponto de ebulição da água é 100ºC.

Fahrenheit

A escala de temperatura Fahrenheit é utilizada principalmente nos Estados Unidos e em algumas partes do Caribe. Perceba os jornais de filmes e séries dos Estados Unidos: quando um jornalista fala sobre as temperaturas do dia, sempre aparece o símbolo da escala Fahrenheit. Ela foi criada pelo cientista alemão Daniel Gabriel Fahrenheit no início do século XVIII.

Nesse tipo de medição, a água congela a 32 graus Fahrenheit e ferve a 212 graus F. A escala de temperatura Fahrenheit inclui temperaturas negativas. A temperatura mais fria possível, zero absoluto, é -459,67 graus F.

Escala Fahrenheit:

  • O ponto de fusão da água é 32 °F.
  • O ponto de ebulição da água é 212 °F.

Kelvin

Kelvin é uma adaptação da escala Celsius. Ela começou a ser destacada no século XIX pelo cientista britânico William Thompson, porém, no final da vida, ele era chamado de Lord Kelvin. 

A escala foi projetada para definir o ponto zero da escala de temperatura no zero absoluto. Por causa disso, o zero absoluto está localizado em 0 K — Kelvin não usa graus em sua notação (lembre-se disso na hora de escrever as questões abertas do vestibular! alguns avaliadores tiram pontos ao escrever K em graus).

Você pode converter de Celsius para Kelvin adicionando 273,15 a uma temperatura Celsius. A água congela a 273,15 K e ferve a 373,15 K. 

Por causa de sua relação direta com o zero absoluto, a temperatura Kelvin é amplamente utilizada em equações e cálculos científicos. Por exemplo, a lei dos gases ideais — usada para mostrar a relação entre massa, pressão, temperatura e volume — usa Kelvin como sua unidade padrão. Ela também é utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

  • O ponto de fusão da água é 273K.
  • O ponto de ebulição da água é 373K.

Fórmulas de escalas termométricas

Até agora, você entendeu como cada escala termométrica funciona. Agora, vamos entender as relações matemáticas entre elas.

Celsius e Fahrenheit

A fórmula utilizada é

F = (C × 9/5) + 32

C = Temperatura em Celsius.

F = Temperatura em Fahrenheit.

Você acabou de chegar aos Estados Unidos para uma viagem e ouviu na televisão que a cidade registra o 86º Fahrenheit. Como converter para Celsius?

F = (C × 9/5) + 32

86 = C x 1,8 + 32

86 – 32 = C x 1,8

54 = C x 1,8

54/1,8 = C

C = 30

Ou seja, 86º Fahrenheit equivalem a 30º Celsius!

Celsius e Kelvin

A relação é bem fácil de entender: simplesmente o ponto 0. Dessa forma, para fazer a conversão basta somar 273. A fórmula vai ficar assim:

K= C + 273

Quanto é 14º Celsius em Kelvin?

K = 14 + 273

K = 287

Kelvin e Fahrenheit

Para converter da escala Kelvin para Fahrenheit, é possível utilizar a seguinte fórmula:

F = 1,8 x (K — 273) + 32

Por exemplo, se você precisa descobrir como 98,6ºF representam na escala Kelvin, basta substituir e calcular:

F = 9/5(K — 273) + 32

98,6 = 9/5(K — 273) + 32

66,6 = 9/5(K — 273)

66,6 = 9/5K — 491,4

558 = 9/5K

2.790 = 9K

K= 2790/9

K = 310

Portanto, 98,6 °F equivalem a 310 Kelvin.

Exercícios

As Escalas Termométricas são abordas com bastante frequência no Enem e nos vestibulares. Faça os exercícios a seguir para ir bem preparado para a prova! O gabarito se encontra no fim da página. Sem colar, hein?

  1. (Fatec-SP) Em um laboratório, um cientista determinou a temperatura de uma substância. Considerando-se as temperaturas: −100 K; 32 °F; −290 °C e −250 °C

Os possíveis valores encontrados pelo cientista foram

  1. A) 32 °F e −250 °C.
  2. B) 32 °F e −290 °C.
  3. C) −100 K e 32 °F.
  4. D) −100 K e −250 °C.
  5. E) −290 °C e −250 °C.
  6. (CEFET-MG–2009) O conceito de temperatura foi aprimorado nos últimos séculos. Nos dias atuais, está relacionado à(ao):
  1. A) ponto tríplice da água. 
  2. B) grau de agitação térmica. 
  3. C) equilíbrio térmico do meio. 
  4. D) mudança de estado físico. 
  5. E) sensação de quente e frio.
  6. (Unimep-SP) Mergulham-se dois termômetros na água: um graduado na escala Celsius e o outro na Fahrenheit. Espera-se o equilíbrio térmico e nota-se que a diferença entre as leituras nos dois termômetros é igual a 92. A temperatura da água valerá, portanto,
  1. A) 28 ºC e 120 ºF. 
  2. B) 32 ºC e 124 ºF.
  3. C) 75 ºC e 167 ºF.
  4. D) 60 ºC e 152 ºF.

Respostas

  1. A

     

  2. B

     

  3. C

     

Leia Mais: Propriedades gerais da Matéria

Você conhece a Quero Bolsa?

O Mundo Vestibular faz parte da Quero Bolsa, um site que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de mil instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Na lista a seguir, você pode conhecer algumas parceiras da Quero:

O reconhecimento também é importante nos cursos a distância. A UFBRA, por exemplo, é reconhecida com nota máxima e conta com mais de 200 polos e mais de 70 cursos.

Além disso, a instituição de destaca pelo ingresso simplificado e mensalidades acessíveis. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, clique no link a seguir e acesse o site oficial da UFBRA:

+ Veja cursos e faculdades com até 80% de desconto

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.