Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Exercícios de Classes Gramáticas

Imagem default

Na complexa teia da língua portuguesa, as classes gramaticais formam os elementos fundamentais que dão vida e estrutura ao nosso discurso.

Compreender e dominar esses componentes linguísticos não apenas enriquece nossa expressão, mas também nos confere as ferramentas essenciais para a construção de uma comunicação clara, precisa e cativante.

Neste contexto, confira os exercícios voltados para o estudo das classes gramaticais e aprimore seus conhecimentos da língua portuguesa.

Veja também:
+ Pronomes: Lista de Exercícios completa com Gabarito!

Lista de Exercícios

1 – (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o pronome NÃO tem valor reflexivo:

a) “entregou-se ao mais sombrio desespero”

b) “Quase te fizeste réu de polícia”

c) “– Senhor! — exclamou Isaura correndo a lançar-se aos pés de Álvaro”

d) “as seguintes serão ainda piores… e te farão ir rolando de abismo em abismo”

e) “eu me julgo o mais feliz dos mortais”

2 – (UFMA) Ocorre voz passiva com o pronome “se” na opção:

a) O orador referiu-se a fatos recentes.

b) As pessoas presentes cumprimentaram-se rapidamente.

c) Levantam-se meninos!

d) Vendem-se livros a preço de custo.

e) Ninguém se livra da ação do tempo.

3 – (UFMA) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o período: “A polícia _______ no roubo e _______ o ladrão”.

a) interveio, deteu;

b) interveio, deteve;

c) interviu, deteu;

d) interveu, deteve;

e) interviu, deteve.

4 – (UEBA) Os plurais correspondentes a CÔNSUL, JÚPITER, CAPATAZ e ARDIL são, pela ordem:

a) cônsules, jupíteres, capatazes, ardiles.

b) consules, júpiteres, capatais, ardis.

c) cônsuls, júpiteres, capatazes, ardiles.

d) cônsules, jupíteres, capatazes, ardis.

e) consuls, júpiteres, capataz, ardis.

5 – (PUC-CAMP) Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:

a) octagésimo, trecentésimo, septingentésimo, nongentésimo

b) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo

c) octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo

d) octagésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo

e) N.D.R.

6 – (UFRRJ) Observe o período: “Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.”

Nesse período, pode-se substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido da frase, por:

a) inclusive;

b) exceto;

c) se não;

d) aliás;

e) de outro modo.

7 – (UFPE) Nas frases publicitárias abaixo, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada introduz uma relação de imposição.

a) Margarina M. Para quem não esqueceu o paladar.

b) O refrigerante dietético R não tem concorrente, mas você tem.

c) Use sandálias S enquanto você combina com ela.

d) Ande devagar, Chapeuzinho, com sapatos C, para o lobo mau poder te pegar.

e) Use Leite de Aveia D, porque sua pele merece.

8 – (UFF) Em “Ela despedaçou o lacre e deu a ler a Seixas o papel”, a preposição assinalada introduz uma ideia de:

a) consequência

b) causa

c) condição

d) fim

e) modo

9 – (PUC-MG) Para as questões abaixo, leia os trechos a seguir retirados de Gramáticas:

TRECHO A

Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos.

[….]

Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro (= em que) foi de meu avô.

(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1979, p. 116-117)

TRECHO B

[….] Onde exprime estabilidade; o lugar em que [….] Aonde indica movimento, lugar a que [….]

(ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 301.)

Assinale a alternativa em que o pronome ONDE esteja em consonância com as prescrições dos dois gramáticos:

a) Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular da PUC/Minas.

b) No início do século, houve um desenvolvimento maior do Sudeste, aonde tudo que se plantava era exportado.

c) As mulheres estão cada vez mais modernas, onde eu acho que está a razão para o grande número de separações.

d) Agindo dessa forma, sem medir as consequências, logo João verá o lugar onde vai chegar – é o que tenho dito a ele com frequência.

e) A convocação da seleção é onde eu não concordo com o Zagallo, pois ele é muito autoritário, não aceita opinião.

10 – (PUC-MG) Assinale a alternativa em que o uso do pronome em destaque possa ser exemplo da definição de PRONOME RELATIVO proposta por Cegalla, no trecho A.

a) Quero saber onde você guardou as lâminas.

b) Meu lema é: só amo quem me ama.

c) Todos sabem que ele não é feliz com a esposa há muitos anos.

d) Minha mãe me disse que aonde eu vou ninguém mais pode ir.

e) A mulher cuja lembrança me dói nem sabe que existo.

Gabarito:

1-d

2-d

3-b

4-d

5-b

6-b

7-b

8-d

9-a

10-e

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.