Exercícios de Classes Gramáticas
Na complexa teia da língua portuguesa, as classes gramaticais formam os elementos fundamentais que dão vida e estrutura ao nosso discurso.
Compreender e dominar esses componentes linguísticos não apenas enriquece nossa expressão, mas também nos confere as ferramentas essenciais para a construção de uma comunicação clara, precisa e cativante.
Neste contexto, confira os exercícios voltados para o estudo das classes gramaticais e aprimore seus conhecimentos da língua portuguesa.
Veja também:
+ Pronomes: Lista de Exercícios completa com Gabarito!
Lista de Exercícios
1 – (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o pronome NÃO tem valor reflexivo:
a) “entregou-se ao mais sombrio desespero”
b) “Quase te fizeste réu de polícia”
c) “– Senhor! — exclamou Isaura correndo a lançar-se aos pés de Álvaro”
d) “as seguintes serão ainda piores… e te farão ir rolando de abismo em abismo”
e) “eu me julgo o mais feliz dos mortais”
2 – (UFMA) Ocorre voz passiva com o pronome “se” na opção:
a) O orador referiu-se a fatos recentes.
b) As pessoas presentes cumprimentaram-se rapidamente.
c) Levantam-se meninos!
d) Vendem-se livros a preço de custo.
e) Ninguém se livra da ação do tempo.
3 – (UFMA) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o período: “A polícia _______ no roubo e _______ o ladrão”.
a) interveio, deteu;
b) interveio, deteve;
c) interviu, deteu;
d) interveu, deteve;
e) interviu, deteve.
4 – (UEBA) Os plurais correspondentes a CÔNSUL, JÚPITER, CAPATAZ e ARDIL são, pela ordem:
a) cônsules, jupíteres, capatazes, ardiles.
b) consules, júpiteres, capatais, ardis.
c) cônsuls, júpiteres, capatazes, ardiles.
d) cônsules, jupíteres, capatazes, ardis.
e) consuls, júpiteres, capataz, ardis.
5 – (PUC-CAMP) Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:
a) octagésimo, trecentésimo, septingentésimo, nongentésimo
b) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo
c) octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo
d) octagésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo
e) N.D.R.
6 – (UFRRJ) Observe o período: “Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.”
Nesse período, pode-se substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido da frase, por:
a) inclusive;
b) exceto;
c) se não;
d) aliás;
e) de outro modo.
7 – (UFPE) Nas frases publicitárias abaixo, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada introduz uma relação de imposição.
a) Margarina M. Para quem não esqueceu o paladar.
b) O refrigerante dietético R não tem concorrente, mas você tem.
c) Use sandálias S enquanto você combina com ela.
d) Ande devagar, Chapeuzinho, com sapatos C, para o lobo mau poder te pegar.
e) Use Leite de Aveia D, porque sua pele merece.
8 – (UFF) Em “Ela despedaçou o lacre e deu a ler a Seixas o papel”, a preposição assinalada introduz uma ideia de:
a) consequência
b) causa
c) condição
d) fim
e) modo
9 – (PUC-MG) Para as questões abaixo, leia os trechos a seguir retirados de Gramáticas:
TRECHO A
Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos.
[….]
Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro (= em que) foi de meu avô.
(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1979, p. 116-117)
TRECHO B
[….] Onde exprime estabilidade; o lugar em que [….] Aonde indica movimento, lugar a que [….]
(ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 301.)
Assinale a alternativa em que o pronome ONDE esteja em consonância com as prescrições dos dois gramáticos:
a) Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular da PUC/Minas.
b) No início do século, houve um desenvolvimento maior do Sudeste, aonde tudo que se plantava era exportado.
c) As mulheres estão cada vez mais modernas, onde eu acho que está a razão para o grande número de separações.
d) Agindo dessa forma, sem medir as consequências, logo João verá o lugar onde vai chegar – é o que tenho dito a ele com frequência.
e) A convocação da seleção é onde eu não concordo com o Zagallo, pois ele é muito autoritário, não aceita opinião.
10 – (PUC-MG) Assinale a alternativa em que o uso do pronome em destaque possa ser exemplo da definição de PRONOME RELATIVO proposta por Cegalla, no trecho A.
a) Quero saber onde você guardou as lâminas.
b) Meu lema é: só amo quem me ama.
c) Todos sabem que ele não é feliz com a esposa há muitos anos.
d) Minha mãe me disse que aonde eu vou ninguém mais pode ir.
e) A mulher cuja lembrança me dói nem sabe que existo.
Gabarito:
1-d
2-d
3-b
4-d
5-b
6-b
7-b
8-d
9-a
10-e
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