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Sintaxe do período simples: 20 exercícios para treinar

Sintaxe do período simples: 20 exercícios para treinar

Exercitar a compreensão e aplicação da sintaxe do período simples é essencial para aprimorar a escrita e a comunicação em geral. Através do estudo das relações entre os termos e das estruturas das frases, é possível construir textos coerentes e eficientes.

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Pensando nisso, preparamos este material com uma lista de exercícios cuidadosamente selecionados, que abrangem diferentes aspectos da sintaxe do período simples.

Ao praticar e resolver os exercícios propostos, você poderá consolidar seus conhecimentos sobre concordância, regência, colocação pronominal, pontuação e outros elementos essenciais para a construção de frases corretas e bem estruturadas. Vamos começar?

Veja também:
+ Pronomes: Lista de Exercícios completa com Gabarito!

Exercícios

1. (FAPEU) – Na frase “A urna eletrônica foi recebida pelo cidadão o termo em destaque é classificado como:

a) adjunto adverbial de modo

b) objeto direto

c) agente da passiva

d) aposto

2. (FAPEU) – Em “O Brasil, um país maior que a parte continental dos Estados Unidos, realizou…” (linha 4), a parte em destaque corresponde a um:

a) predicativo

b) vocativo

c) sujeito simples

d) aposto

3. (FAPEU) – Na frase: “Afinal uma das tartarugas murmurou”: a palavra sublinhada exerce a função de:

a) sujeito.

b) complemento.

c) adjunto nominal.

d) complemento nominal.

4. (FAPEU) – Complete as frases abaixo com os pronomes o ou lhe, conforme convenha.

Quem … convidou?

Fugi ao espetáculo, tinha … repugnância.

Dissuadiu … da viagem.

Não … quis para chefe.

Respondeu- …. que sim. Iria com ele … seguir.

a) o, o, o, lhe, lhe, lhe.

b) o, o, lhe, lhe, o, lhe.

c) o, lhe, o, o, lhe, lhe.

d) o, lhe, o, o, lhe, o.

5. (FAPEU) – Classifique, quanto à predicação, os verbos das frases abaixo e assinale a alternativa que aponta a resposta CORRETA.

1. Muitos presidiários fugiram da cadeia.

2. A pobreza e a preguiça andam sempre em companhia.

3. Trabalho honesto produz riqueza honrada.

4. Lúcio não atinava com essa mudança instantânea.

5. Ensinamos técnicas agrícolas aos camponeses.

Abreviações usadas na resposta:

Verbo Transitivo Direto: VTD;

Verbo Transitivo Indireto: VTI;

Verbo Transitivo Direto e Indireto: VTDI

Verbo Intransitivo: VI.

a) VI, VI, VTD, VTI, VTDI.

b) VTI, VI, VTD, VTDI, VTI.

c) VTI, VTD, VI, VTDI, VTI.

d) VTI, VTD, VTDI, VTI, VI.

6. (FAPEU) – Assinale a opção correta:
Em: “Após fortes chuvas, os canais ficam cheios”, o termo em negrito é núcleo do:

a) objeto indireto.

b) adjunto adverbial.

c) objeto direto.

d) sujeito.

7. (FAPEU) – Assinale a opção correta.

Em relação à primeira frase: “A neurociência vê o sonho como um mecanismo autorregulador do nosso cérebro.”, podemos afirmar que:

a) sonho exerce a função de objeto indireto.

b) o verbo ver é intransitivo.

c) temos um predicado nominal.

d) a frase está na voz passiva.

8. (CESGRANRIO) – A oração “Não faltam interessados em patrocinar o sonho da eternidade.” (l. 38-39) apresenta um sujeito:

a) oculto.

b) indeterminado.

c) inexistente.

d) claro (“interessados”).

e) expresso (“o sonho da eternidade”).

9. (NCE) – “a compreensão do processo civilizatório…”; o item cujo termo sublinhado desempenha a mesma função do termo destacado nesse segmento do texto é:

a) enorme quantidade de objetos;

b) instrumentos de trabalho;

c) o levantamento de pesos;

d) sala de aula;

e) máquina de escrever

10. (FCC) – “Esses sintomas levam a pessoa a reiniciar o processo.”
Substituindo os termos em destaque pelos pronomes adequados, obtêm-se, respectivamente, as formas

a) levam-lhe e reiniciar-lhe.

b) levam-na e reiniciá-lo.

c) levam-a e reiniciar-lo.

d) levam-na e reiniciar-lhe.

e) levam-lhe e reiniciá-lo.

11. (FCC) – Diante das fotos antigas, olhamos as fotos para captar dessas fotos a magia do tempo que repousa nessas fotos.

Evitam-se as abusivas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:

a) olhamo-lhes – captá-las – lhes repousa

b) as olhamos – captar-lhes – nelas repousa

c) olhamo-las – as captar – repousa nas mesmas

d) olhamo-las – captar-lhes – nelas repousa

e) olhamo-as – lhes captar – lhes repousa

12. (FCC) –… é algo que não agrada aos países desenvolvidos. (final do texto)

A mesma regência exigida pelo verbo em negrito acima se encontra na frase:

a) Cientistas tentam determinar o tamanho exato das reservas de petróleo no mundo.

b) Os preços do petróleo aumentarão rapidamente, com a diminuição das reservas mundiais.

c) Outras fontes alternativas de combustíveis são, às vezes, mais caras e poluentes do que o petróleo.

d) O hidrogênio poderá ser utilizado como combustível no mundo todo, num futuro próximo.

e) O resultado atual das pesquisas depende da solução de alguns problemas, principalmente quanto à comercialização do hidrogênio.

13. (FCC) – As leis muçulmanas são rigorosas, mas muitos julgam as leis muçulmanas especialmente draconianas com as mulheres, já que se reflete nas leis muçulmanas a hierarquia entre os sexos, hierarquia que deriva de fundamentos religiosos.

Evitam-se as repetições do período acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:

a) julgam-as – se lhes reflete – a qual

b) julgam-nas – se reflete nesta – o que

c)julgam-nas – naquelas se reflete – a qual

d) julgam-lhes – nas quais se reflete – a qual

e) julgam-lhes – naquelas se reflete – à qual

14. (FCC) – Os segmentos grifados nas frases que seguem estão substituídos pelos pronomes adequados e colocados de modo INCORRETO na alternativa:

a) obedecer a um conjunto de regras

= obedecer-lhes.

b) se sigo regras de trânsito

= se as sigo.

c) que ele tem tal ou qual expectativa

= que ele tem-na.

d) que o mercado tenha regras

= que o mercado as tenha.

e) seguir regras faz parte
= segui-las faz parte.

15. (FCC) –… as empresas investem no treinamento de seus funcionários.

O mesmo complemento exigido pelo verbo em destaque na frase acima está em:

a) …quando a produtividade se eleva.

b) …que perde produtividade.

c) …depende também da educação.

d) …o País deu grandes passos no campo quantitativo.

e) …não há a menor possibilidade.

16. (FCC) – Há um excesso de leis, e quando há leis em excesso deve-se reconhecer nessas leis o vício da excessiva particularização, excessiva particularização que só revela a fragilidade dos princípios morais.

Evitam-se as desagradáveis repetições do período acima substituindo-se os seguimentos sublinhados, respectivamente, por:

a) as há – reconhecer nelas – a qual

b) há as mesmas – reconhecê-las – a qual

c) há elas – reconhecer-lhes – cuja

d) as há – reconhecer a elas – cuja

e) há estas – reconhecê-las – onde


17. (ESAF)

Em dezembro do ano passado, milhares de pessoas tomaram as ruas de Seattle nos Estados Unidos, para protestar contra uma reunião da Organização Mundial de Comércio, que tentava aprovar mais uma rodada de liberalização comercial (a chamada Rodada do Milênio).

Conseguiram barrar a negociação, que ficou para um futuro para lá de incerto, e, de quebra, ridicularizaram ninguém menos que o presidente americano Bill Clinton, o anfitrião do encontro.

Há poucas semanas, o novo alvo da fúria antiglobalizante foi o Fundo Monetário Internacional, que realizava sua reunião anual em Praga, a bela capital da República Tcheca. Mais uma vez, milhares de pessoas ganharam as ruas e forçaram os organizadores do encontro a antecipar o fim da reunião.

A voz rouca das ruas parece gritar em uníssono um sonoro não à globalização e ao liberalismo.

Quanto às estruturas sintáticas do texto, assinale a opção incorreta.

a) O sujeito de “conseguiram” e de “ridicularizaram” é “milhares de pessoas”.

b) “a antecipar o fim da reunião” funciona como objeto indireto.

c) A expressão “a bela capital da República Tcheca” tem a função de aposto de “Praga”.

d) “os organizadores do encontro” tem a função de objeto direto.

e) “o anfitrião do encontro” tem a função de objeto direto.

18. (NCE) – “… participar da construção e das decisões da sociedade, …”; sobre a estruturação desse segmento do texto, pode-se afirmar que:

a) “da sociedade” funciona como complemento de “participar”;

b) “da construção” e “da sociedade” são termos do mesmo tipo;

c) a conjunção “e” opõe as ideias veiculadas por “construção” e “decisões”;

d) “da sociedade” estabelece relações distintas em relação a “construção” e “decisões”;

e) o emprego da preposição “de”, nas três ocorrências, está ligado ao termo “construção”.

19. (VUNESP) – Assinale a alternativa em que o advérbio grifado expressa ideia de negação.

a) Quando vem aqui, ele sempre nos visita.

b) Ele sempre agiu diferentemente dos outros empregados.

c) Eu acredito que jamais ele nos daria apoio.

d) Casualmente encontramos a lei que você queria.

e) Ele talvez tenha mudado de opinião.

20. (ESAF) – Leia o aviso para responder à questão abaixo.

CUIDADO! Não se sente o efeito dos agrotóxicos nos alimentos ao _____________, porém o envenenamento é progressivo e cumulativo ao longo dos anos.

Assinale a opção que completa a lacuna de forma correta.

a) ingerir-lhes

b) ingerir eles

c) ingeri-lhes

d) ingeri-los

e) ingerir-los

Gabarito

1) C

2) D

3) A

4) D

5) A

6) D

7) A

8) D

9) C

10) B

11) D

12) E

13) C

14) C

15) C

16) A

17) E

18) D

19) C

20) D

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