Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


História

Conheça tudo sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci

leonardo da vinci homem vitruviano

Você provavelmente já ouviu falar muito de Leonardo da Vinci, mas sabe exatamente o que ele fez? Muito mais que o criador de La Gioconda, Leonardo da Vinci é um dos artistas e inventores mais icônicos e influentes da história.

+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

leonardo da vinci

Nascido em 1452 na cidade italiana de Vinci, Leonardo foi um verdadeiro gênio do Renascimento. Ele foi um inventor, matemático, pintor, engenheiro, arquiteto, anatomista, naturalista, astrônomo, poeta e músico. Além disso, sua capacidade de pensar fora da caixa e suas invenções visionárias deixaram um legado duradouro em diversos campos da ciência e da tecnologia.

Algumas das coisas que fazem com que da Vinci seja conhecido e aclamado até hoje foram suas obras A Mona Lisa, A Santa Ceia, o Homem Vitruviano, e algumas projeções do que, no futuro, viria a se tornar um avião. Até hoje, existem filas enormes para ver a principal pintura do artista no Museu do Louvre, na França. 

Saber sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci é uma etapa importante dos estudos para o vestibular e também de conhecimentos gerais, já que o artista é tema de vários livros, debates e filmes atualmente.

Além disso, questões sobre o personagem estão presentes em alguns vestibulares do Brasil, abordando assuntos sobre arte e o Renascimento. Conheça mais sobre Leonardo da Vinci no artigo abaixo!

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci nasceu em 1452, na vila da Vinci, na Toscana, na Itália. Seu nome completo é Leonardo di Ser Piero “da Vinci”, nome que quer dizer Leonardo, filho do senhor Piero da vila da Vinci, que era como funcionam os sobrenomes na época.

Ele era um filho bastardo de Piero da Vinci, um tabelião, com uma camponesa, Caterina Lippi. Aos 5 anos, sua mãe deu a guarda de Leonardo para o pai, e o menino foi criado por parentas. Ele teve 17 irmãos, 12 por parte de pai e 5 por parte de mãe. 

Segundo o biógrafo de Leonardo da Vinci, Walter Isaacson, que se dedicou a estudar mais de 30 diários do artista por anos, o artista era gay. Ele chegou à essa conclusão após perceber que Leonardo nunca teve esposas, e tinha uma grande obsessão pelo corpo masculino, coisa que não acontecia com o feminino. Além disso, Isaacson afirma que da Vinci seria vegetariano e um assíduo defensor da causa animal.

Segundo relatos antigos, o artista era um homem de muita beleza, loiro e de olhos azuis. Durante sua vida, Leonardo da Vinci viveu em Florença, Milão, Roma e na França, na cidade de Cloux, onde morreu aos 67 anos, em 1519.

Trajetória profissional de Leonardo da Vinci

Desde criança, o pai de Leonardo da Vinci percebia seus talentos para as artes. Então, ele encaminhou alguns desenhos do filho para a oficina Andrea del Vecchio, onde o menino foi aceito aos 14 anos. Lá, Leonardo permaneceu por anos.

Aos 20 anos, já trabalhava como um dos artistas de Florença, onde acontecia o Renascimento muito intensamente. Da Vinci fazia quadros por encomenda, e não entregava até estar satisfeito com o resultado.

Durante seus anos de trabalho, Leonardo da Vinci teve curiosidade sobre os mais diversos temas, o que alguns dizem ser resultado de sua genialidade. Ele se dedicou a criar soluções para a engenharia mecânica, engenharia de guerra, projetando mísseis, paraquedas e aviões.

Ele foi o primeiro a usar o óleo sobre tela, e tinha uma fascinação pela forma que o corpo funcionava. Dissecava cadáveres de animais e humanos, para entender o posicionamento e funcionamento de órgãos, músculos e ossos. 

Em todo seu tempo produtivo, Leonardo da Vinci fazia anotações em cadernos, que até hoje são usados para entender melhor sua vida e obra. Muitas vezes esses escritos eram codificados, ou escritos da direita para a esquerda, de forma que só era possível lê-los olhando no espelho. 

Veja também:

+ Renascimento Cultural: o que é, origens e características!

Leonardo da Vinci e o Renascimento

Pode-se dizer que Leonardo da Vinci foi o mais importante artista e cientista do alto Renascimento. O Renascimento foi o momento cultural de despertar da ciência, arte e cultura após mil anos de Idade Média.

Durante os tempos em que a Igreja era a principal detentora do conhecimento, não havia métodos científicos de pesquisa, e todas as fontes de estudo eram restritas. Com o Renascimento, houve uma nova era de busca pela liberdade intelectual. 

Na oficina de Andrea del Vecchio, Leonardo da Vinci estudou com grandes nomes do Renascimento, como Boticelli, Filippino Lippi, e outros pintores, protegidos pelo governador Lourenço de Medici. Mais tarde, em seus anos mais produtivos, da Vinci foi inimigo de Michelangelo, e trabalhou com Rafael Sanzio. 

A importância de Leonardo da Vinci para o Renascimento foi que ele foi um dos principais artistas e pensadores/cientistas de sua época a resgatar o conhecimento, de maneira que outras pessoas pudessem desenvolver no futuro.

Ele trabalhou em diversas áreas e colaborou não só com a ciência, mas com as artes e com a retomada de conceitos antes colocados de lado, como a anatomia. 

Leonardo da vinci: características das obras

Leonardo da Vinci tinha características próprias e inéditas em suas obras. Por exemplo, em suas pinturas, o artista tinha uma suavidade muito característica dele.

Ele também usa a linearidade linear, e técnicas matemáticas na disposição dos elementos nos quadros, para criar a ideia de profundidade ilusória e de continuidade espacial. 

Na própria Santa Ceia, um dos quadros mais famosos do pintor, e mais importantes da história, Leonardo da Vinci divide os apóstolos em quatro grupos, para buscar uma harmonia na obra. Além disso, ele usa conceitos matemáticos complexos, como o número de ouro na obra.

De maneira geral, da Vinci é inovador porque ele emprega muitos detalhes em suas obras, buscando algo próximo à perfeição. Além disso, ele também consegue colocar muito sentimento nas expressões das pessoas nas obras, algo nunca antes visto. 

Principais obras de Leonardo da Vinci 

  • “A última ceia”: 1498
  • “A Virgem e o Menino com Santa Ana”: 1510
  • “Adoração dos Magos”: 1481
  • “Anunciação”: 1475-1480
  • “Mona Lisa ou La Gioconda”: 1503-1505
  • “São João Batista”: 1514
leonardo da vinci monalisa

Os mistérios das obras de Da Vinci

Muitos mistérios se especula sobre a obra de Da Vinci. O artista, que gostava de códigos subliminares, escondeu diversos símbolos não cristãos em suas obras, como relata Dan Brown em seus livros. Da mesma forma, Leonardo também se pintou nas figuras de João Batista e o Anjo Gabriel em algumas de suas obras.

Porém, o que mais causa interesse é a Mona Lisa, que parece ter muitas camadas em seu desenho. Uma das coisas curiosas sobre a Gioconda é que ela parece olhar para você em qualquer ponto da sala onde você esteja. Além disso, há a teoria de que, por baixo da Mona Lisa, Leonardo pintou seu assistente e amante, Gian Giacomo Caprotti. 

Invenções de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci também trabalhou com invenções, e algumas delas foram o paraquedas, a asa-delta, tanques blindados, escavadeiras, robôs, aparelhos para mergulho e submarinos. Além disso, é claro, ele é conhecido por ter tentado desenvolver uma máquina de voar, que seria vestida e usada como um pássaro. 

O legado de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci tem um legado inegável, sendo considerado um gênio e um homem à frente de seu tempo. Até hoje estudiosos se encantam com as suas obras, e ele é conhecido por ser um pensador eclético – trabalhando em várias obras.

Ele trouxe muitas colaborações para o Renascimento da ciência, do pensar e para a liberdade artística. Até mesmo áreas como a medicina, engenharia e matemática foram impulsionadas por ele.

Frases famosas de Leonardo da Vinci

  • “Os nossos maiores disparates podem ser muito sábios.”
  • “Tal como o ferro oxida com a falta de uso, também a inatividade destrói o intelecto.”
  • “A pintura é poesia muda, a poesia é pintura cega.”
  • “A beleza perece na vida, mas é imortal na arte.”
  • “A ciência mais útil é aquela cujo fruto é o mais comunicável.”
  • “Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.”
  • “Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”
  • “A lei suprema da arte é a representação do belo.”

Curiosidades sobre Leonardo da Vinci 

  • Ele era um polímata: uma pessoa que tem conhecimentos em vários assuntos;
  • A Mona Lisa é uma obra que nunca foi acabada – Leonardo morreu antes disso;
  • Leonardo da Vinci foi acusado de sodomia, de ter relações sexuais com outro homem, e teve que se afastar da sociedade por dois anos. Depois disso, ele foi absolvido por falta de provas.

Se você está interessado em passar no vestibular, e conseguir uma vaga no curso que tanto sonha, conheça universidades reconhecidas pelo MEC com descontos e bolsas de até 80%:

Para cursos EaD, o reconhecimento do MEC também é fundamental. A UFBRA, por exemplo, é uma instituição bem avaliada pelo órgão que oferece diferentes tipos de formações com mensalidades acessíveis. Caso tenha interessa, você pode clicar no link abaixo para saber mais:

Texto escrito por Milena Félix

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.