O Parágrafo
“Parágrafo padrão é a unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada idéia centra, a que se agarram outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” (Othon M. Garcia, 1983:203)
§ = signum sections (sinal de separação ou de seções).
Estrutura
1. Tópico frasal ou frase-núcleo ou introdução. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois períodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idéia de núcleo. É uma generalização.
2. Desenvolvimento: é a explanação mesma da frase-núcleo. São as especificações que seguem a generalização do tópico frasal.
3. Conclusão: rara mormente nos parágrafos pouco extensos, retoma o objetivo expresso na frase-núcleo, recapitula e resume os aspectos apresentados no desenvolvimento.
Redação do parágrafo
1. Delimitação do assunto: é a restrição do assunto, a fim de torná-lo menos genérico; a fim de selecionar, organizar e ordenar as idéias.
2. Fixação do objetivo: é a determinação de para quê se vai escrever sobre certo assunto, com que finalidade se escreve, visando a qual objetivo. Possibilita selecionar a linha de pensamento que estará presente em todo o texto.
3. Formulação da frase-núcleo ou tópico frasal. O tópico frasal introduz o assunto no texto, mantendo o parágrafo nos limites do objetivo fixado. Apresenta uma generalização do que será desenvolvido.
4. Formulação do desenvolvimento: Seleção e organização dos aspectos ou detalhe que serão apresentados e deverão ser coerentes com o objetivo prefixado. É o desdobramento, a explicação do tópico frasal (introdução) e dos aspectos explicados no desenvolvimento.
Qualidade do parágrafo
O parágrafo_ unidade de composição_ deve apresentar as mesmas qualidades requeridas para composição:
1. Unidade
2. Coerência e coesão
3. Ênfase
4. Clareza
5. Concisão
6. Correção
7. Originalidade
1. Unidade. Consiste em dizer uma coisa de cada vez, omitindo-se o que não é essencial ou não se relaciona com idéia predominante no parágrafo.
1. Como conseguir unidade:
1. Delimitando o assunto.
2. Fixando o objetivo.
3. Usando tópico frasal explícito.
4. Evitando pormenores desnecessários.
5. Evitando frases entrecortadas.
6. Pondo em parágrafos diferentes idéias igualmente relevantes.
7. Não fragmentando o desenvolvimento da mesma idéia-núcleo em vários parágrafos.
2. Coerência e coesão
Coerência é a relação entre a idéia predominante e as idéias secundárias. É o resultado da estrutura lógica do texto. Para que haja coerência é necessário que haja coesão.
Coesão é a ligação formal dos termos e idéias.
Coerência é a ligação semântica.
Ordem e transição constituem os principais fatores da coerência.
2.1 Como obter coerência:
2.1.1 Seguindo a ordem:
-cronológica dos fatos;
-espacial dos objetos;
-lógica da idéias.
2.1.2 Utilizando adequadas palavras de transição e de referência:
2.1.2.1 Palavras de transição
– conectivos:
Intervocabulares: preposições;
Interoracionais: conjunções coordenativas e subordinativas.
2.1.2.2 Palavras de referencia:
-pronomes em geral;
– alguns advérbios e locuções adverbiais.
2.1.3 Utilizando outros elementos gramaticais, como:
– as correlações dos tempos verbais;
– a concordância.
2.1.4 Valendo-se de elementos lexicais, como:
– a reiteração, que é a repetição, a iteração;
É quando se usa um termos derivado para não se repetir a mesma palavra: Pedro está construindo uma casa. A construção foi entregue a uma empresa de renome internacional.
– a substituição, que pode ser feita pela sinonímia, pela hiponímia, pela hiperonímia;
– a associação, que é o ato ou efeito de associar. É a evocação que uma palavra suscita ao ser utilizada: mar_praia_sol_areia_banhistas….
2.1.5 Evitando:
-falta de paralelismo sintático e semântico;
-falta de concisão;
-falta de unidade.
3. Ênfase
Ênfase é o destaque que se dá a idéia-núcleo. A colocação das palavras na frase e das orações no período constitui um dos processos mais eficientes para dar relevo à idéia.
1. Como conseguir ênfase:
1. Observando a ordem de colocação das palavras e das orações.
2. Dispondo as idéias em ordem gradativa crescente ou decrescente.
3. Valendo-se de repetições intencionais.
4. Valendo-se de pleonasmos, anacolutos, interrupções, parênteses de correção, paralelismo ritmo e sintático.
4. Clareza
Clareza é a expressão das idéias de maneira compreensível, de modo a se obter uma só interpretação daquilo que se expressou. Depende, em grande parte, da escolha das palavras e de sua combinação e distribuição na frase.
1. Como conseguir clareza:
1. Escrevendo com simplicidade, objetividade e propriedade.
2. Evitando:
-vocabulário rebuscado e pouco conhecido;
-palavras ou expressões vagas (negócio, coisa…);
-ordem inversa;
-repetição da mesma idéia (tautologia);
-períodos muito longos;
-orações intercaladas;
-palavras ou expressões ambíguas.
5. Concisão
Concisão consiste em usar palavras precisas, em evitar palavras, expressões desnecessárias à comunicação e compreensão da idéia.
1. Como obter concisão:
Eliminando:
– o supérfluo, o redundante;
– o uso excessivo dos indefinidos, um , uma;
– o uso de pronome pessoal sujeito, quando não for indispensável à compreensão ou à ênfase;
– pormenores desnecessários.
6. Correção
A Correção consiste em escrever segundo oas exigências das normas gramaticais vigentes, observando- se também os critérios de aceitabilidade e adequação.
1. Como conseguir correção:
– observando a ortografia das palavras;
– respeitando- se os princípios da sintaxe de regência, colocação e concordância;
– utilizando correta e adequadamente os sinais de pontuação;
– valendo-se da adequada função da linguagem;
– expressando- se no adequado nível de fala.
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