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O Parágrafo

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“Parágrafo padrão é a unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada idéia centra, a que se agarram outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” (Othon M. Garcia, 1983:203)

§ = signum sections (sinal de separação ou de seções).

Estrutura

   1. Tópico frasal ou frase-núcleo ou introdução. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois períodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idéia de núcleo. É uma generalização.

   2. Desenvolvimento: é a explanação mesma da frase-núcleo. São as especificações que seguem a generalização do tópico frasal.

   3. Conclusão: rara mormente nos parágrafos pouco extensos, retoma o objetivo expresso na frase-núcleo, recapitula e resume os aspectos apresentados no desenvolvimento.

Redação do parágrafo

   1. Delimitação do assunto: é a restrição do assunto, a fim de torná-lo menos genérico; a fim de selecionar, organizar e ordenar as idéias.

   2. Fixação do objetivo: é a determinação de para quê se vai escrever sobre certo assunto, com que finalidade se escreve, visando a qual objetivo. Possibilita selecionar a linha de pensamento que estará presente em todo o texto.

   3. Formulação da frase-núcleo ou tópico frasal. O tópico frasal introduz o assunto no texto, mantendo o parágrafo nos limites do objetivo fixado. Apresenta uma generalização do que será desenvolvido.

   4. Formulação do desenvolvimento: Seleção e organização dos aspectos ou detalhe que serão apresentados e deverão ser coerentes com o objetivo prefixado. É o desdobramento, a explicação do tópico frasal (introdução) e dos aspectos explicados no desenvolvimento.

Qualidade do parágrafo

O parágrafo_ unidade de composição_ deve apresentar as mesmas qualidades requeridas para composição:

      1. Unidade

      2. Coerência e coesão

      3. Ênfase

      4. Clareza

      5. Concisão

      6. Correção

      7. Originalidade

   1. Unidade. Consiste em dizer uma coisa de cada vez, omitindo-se o que não é essencial ou não se relaciona com idéia predominante no parágrafo.

 
1. Como conseguir unidade:

               1. Delimitando o assunto.

               2. Fixando o objetivo.

               3. Usando tópico frasal explícito.

               4. Evitando pormenores desnecessários.

               5. Evitando frases entrecortadas.

               6. Pondo em parágrafos diferentes idéias igualmente relevantes.

               7. Não fragmentando o desenvolvimento da mesma idéia-núcleo em vários parágrafos.

2. Coerência e coesão

Coerência é a relação entre a idéia predominante e as idéias secundárias. É o resultado da estrutura lógica do texto. Para que haja coerência é necessário que haja coesão.

     Coesão é a ligação formal dos termos e idéias.

     Coerência é a ligação semântica.

     Ordem e transição constituem os principais fatores da coerência.

     2.1 Como obter coerência:

     2.1.1 Seguindo a ordem:

     -cronológica dos fatos;

     -espacial dos objetos;

     -lógica da idéias.

     2.1.2 Utilizando adequadas palavras de transição e de referência:

     2.1.2.1 Palavras de transição

     – conectivos:

                 Intervocabulares: preposições;

                 Interoracionais: conjunções coordenativas e subordinativas.

      2.1.2.2 Palavras de referencia:

            -pronomes em geral;

            – alguns advérbios e locuções adverbiais.

      2.1.3 Utilizando outros elementos gramaticais, como:

            – as correlações dos tempos verbais;

      – a concordância.

      2.1.4 Valendo-se de elementos lexicais, como:

                  – a reiteração, que é a repetição, a iteração;

      É quando se usa um termos derivado para não se repetir a mesma palavra: Pedro está construindo uma casa. A construção foi entregue a uma empresa de renome internacional.

                  – a substituição, que pode ser feita pela sinonímia, pela hiponímia, pela hiperonímia;

                  – a associação, que é o ato ou efeito de associar. É a evocação que uma palavra suscita ao ser utilizada: mar_praia_sol_areia_banhistas….

      2.1.5 Evitando:

                  -falta de paralelismo sintático e semântico;

                  -falta de concisão;

                  -falta de unidade.

3. Ênfase

Ênfase é o destaque que se dá a idéia-núcleo. A colocação das palavras na frase e das orações no período constitui um dos processos mais eficientes para dar relevo à idéia.

1. Como conseguir ênfase:

               1. Observando a ordem de colocação das palavras e das orações.

               2. Dispondo as idéias em ordem gradativa crescente ou decrescente.

               3. Valendo-se de repetições intencionais.

               4. Valendo-se de pleonasmos, anacolutos, interrupções, parênteses de correção, paralelismo ritmo e sintático.

4. Clareza

Clareza é a expressão das idéias de maneira compreensível, de modo a se obter uma só interpretação daquilo que se expressou. Depende, em grande parte, da escolha das palavras e de sua combinação e distribuição na frase.

1. Como conseguir clareza:

               1. Escrevendo com simplicidade, objetividade e propriedade.

               2. Evitando:

            -vocabulário rebuscado e pouco conhecido;

            -palavras ou expressões vagas (negócio, coisa…);

            -ordem inversa;

            -repetição da mesma idéia (tautologia);

            -períodos muito longos;

            -orações intercaladas;

            -palavras ou expressões ambíguas.

5. Concisão

Concisão consiste em usar palavras precisas, em evitar palavras, expressões desnecessárias à comunicação e compreensão da idéia.

1. Como obter concisão:

Eliminando:

            – o supérfluo, o redundante;

            – o uso excessivo dos indefinidos, um , uma;

            – o uso de pronome pessoal sujeito, quando não for indispensável à compreensão ou à ênfase;

            – pormenores desnecessários.

6. Correção

A Correção consiste em escrever segundo oas exigências das normas gramaticais vigentes, observando- se também os critérios de aceitabilidade e adequação.

1. Como conseguir correção:

      – observando a ortografia das palavras;

      – respeitando- se os princípios da sintaxe de regência, colocação e concordância;

      – utilizando correta e adequadamente os sinais de pontuação;

      – valendo-se da adequada função da linguagem;

      – expressando- se no adequado nível de fala.

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