Redação na Fuvest
A prova de Redação merece uma correção especial. Logo que as provas chegam à Fuvest, procede-se a uma leitura eletrônica do texto preparado pelo candidato. Em seguida, são feitas duas cópias desse texto, que são encaminhadas a dois corretores independentes.
Eles deverão atribuir nota a essa Redação. Se essas avaliações (independentes) não concordarem, a redação será encaminhada a uma “banca superior”, que deverá analisar tudo novamente e atribuir uma nota que seja a palavra final da banca.
Na correção da redação, serão examinados três aspectos. A cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.
1. Tipo de texto e abordagem do tema
Considera-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto. É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero.
No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.
2. Estrutura
Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e decoerência das idéias.
Maior ou menor COERÊNCIA reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea, ou a simples paráfrase, bem como a presença de contradições entre frases e parágrafos, a falta de encadeamento das idéias, a circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foipreviamente exposto.
No que diz respeito à COESÃO, serão tidos também como fatos negativos, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras eexpressões, bem como o uso inadequado de conectivos.
3. Expressão
Consideram-se nesse item o domínio do padrão cultoescrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serãoexaminados aspectos gramaticais como ortografia,morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês oufrases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos sãoocorrências, em princípio, negativas. Espera-se que ocandidato revele competência em expor com precisão osargumentos selecionados para a defesa do ponto de vistaadotado e demonstre capacidade de escolher e usarexpressivamente o vocabulário.
COMO INTERPRETAR OS TEMAS DE REDAÇÃO
Observe, a seguir, alguns procedimentos adequados àinterpretação de temas:
- Leia atentamente o(s) texto(s) apresentado(s).
- Identifique e assinale as palavras-chave do(s)texto(s).
- Procure encontrar sinônimos para essas palavras.
- Caso haja mais de um texto na proposta, tenteencontrar uma idéia comum a eles. Essa idéia será otema de sua redação.
- Caso as idéias sejam antagônicas, tente extrairdesse antagonismo o tema de sua redação.
Importante: leia com atenção o enunciado queacompanha o tema de redação. Verifique o que sepede e siga corretamente as instruções. Adesconsideração do enunciado não raro implica desviototal ou parcial do tema.
COMO CONSTRUIR SUA DISSERTAÇÃO
Introdução – elabore uma tese universal, abrangente.Caso você precise escrever sobre um tema subjetivo, eviteiniciar o texto fazendo referências específicas a um ou outrofato. Ainda que você imediatamente relacione o tema aalgum acontecimento nacional ou internacional, não otransforme na sua tese.
Desenvolvimento – A argumentação deve sustentar atese. Assim, é melhor distribuir os argumentos de formaequilibrada, sem dar ênfase a um determinado exemplo emdetrimento de outros. Naturalmente, você estabelecerá umahierarquia na escolha de argumentos, mas fazer umparágrafo com, por exemplo, 10 linhas, e outro com 2 ou 3,denotará falta de equilíbrio.
Conclusão – Conclua seu texto de forma generalizada,tal qual na tese. Evite arrematar as idéias com base em umou outro argumento que tenha antecedido o parágrafoconclusivo. Para evitar esse risco, releia a tese e retome-a,acrescentando outras idéias que forem pertinentes àquestão discutida.
Fique atento – a FUVEST conta com “estudantespossuidores de uma formação mais humanista – e nãohipertrofiada pela informação da ‘moda’ e falsamentesuperespecializada”. Candidatos que revelarem um amplorepertório cultural e intelectual terão maiores chances deapresentar um bom desempenho.
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