A matemática é um trunfo
No Ensino Médio, Rafael Silveira,
31 anos, descobriu que estudava matemática errado. Antes das provas,
lia fórmulas para tentar memorizar.
Quando aprendeu que a prática é o
segredo, ingressou no curso de Matemática da UFRGS e iniciou uma
carreira brilhante. Dois anos antes de concluir o doutorado (em
Engenharia Mecânica), o matemático gaúcho assumiu o cargo de analista
de aerodinâmica na Ford do Brasil, na Bahia. Por e-mail, Rafael
conversou com o caderno Vestibular. Confira parte da entrevista:
Vestibular – O que você faz com a matemática?
Rafael
Silveira – Faço análise de aerodinâmica dos carros da Ford do Brasil,
na fábrica de Camaçari, na Bahia. Trabalho com simulações em computador
e também em testes em túnel de vento, nos Estados Unidos (foto maior).
O objetivo é fazer com que o carro sofra menos resistência do ar e, com
isso, precise de menos força e tenha menos consumo de combustível.
Vestibular – Por que você escolheu este
curso?
Rafael
– A matemática é a base para engenheiros, físicos, economistas e outros
profissionais. É uma graduação com um grande diferencial que me fez
aprender muito. Pude tirar proveito e posso hoje aplicar este
conhecimento de forma diferenciada, com prazer e com sucesso. A
matemática dá uma visão de muitas disciplinas. Com isso, tem-se uma
vasta ideia do que esperar do mercado e fica fácil escolher o que
seguir.
Vestibular – Quando você descobriu a engenharia?
Rafael
– Ainda na faculdade, na iniciação científica. Conheci a área de
dinâmica dos fluídos computacional, que envolve as disciplinas de
matemática, física e informática, o que eu mais gostava. Comecei a
gostar ainda mais do assunto, estudando aerodinâmica de automóveis e
aprendendo a fazer programas de computador. Então, procurei saber sobre
as possibilidades e surgiu a Engenharia Mecânica. Concluí o mestrado,
em 2001, e iniciei o doutorado imediatamente.
Vestibular – Como é o mercado na área?
Rafael – As
empresas estão buscando pessoas qualificadas e,
infelizmente, não é fácil encontrar.
Vestibular – Qual a sua dica aos estudantes?
Rafael
– A Matemática é um curso muito difícil para quem não pode se dedicar.
Um passo importante é ter comprometimento. É muito importante se formar
bem, com boas notas e fazer iniciação científica durante o curso. Se
aprende muito assim. E aprendendo é que se vai fazer a diferença mais
tarde no mercado de trabalho.
Matemática |
O curso |
–
Oferecido como licenciatura e bacharelado, a formação pode durar até cinco anos. Mas a maioria dos cursos tem duração de oito semestres. A licenciatura habilita para atuação no Ensino Básico (Fundamental e Médio) e o bacharelado forma o matemático em duas áreas: matemática pura e matemática aplicada e computacional. |
O mercado |
–
O pós-graduação é caminho comum para os bacharéis. Eles ocupam vagas em programas de muitas áreas como engenharias, sensoriamento remoto, ciência da computação, economia, física e geologia. Professores de matemática também encontram muitas oportunidades em escolas públicas e privadas. |
A matemática aplicada é área carente de profissionais. Em empresas da área de informática, o salário médio é de R$ 6 mil. |
Onde estudar |
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IFRS, Cesuca, Faccat, Facos, Fafopee, Fapa, Furg, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, UFPel, UFRGS, UFSM, Ulbra, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unilasalle, Unipampa, Unisc, Unisinos, UPF, Urcamp, URI |
O segredo da nota máxima |
–
Na UFRGS, a nota máxima do curso de Matemática no Enade é creditada ao desempenho dos alunos, que passam por um vestibular difícil, e o corpo docente. Todos os professores da graduação são doutores, com dedicação exclusiva à universidade e envolvimento nos programas de pós-graduação, em pesquisa e extensão. Além disso, há bons laboratórios, biblioteca, e os alunos têm acesso a monitorias e aos projetos de pesquisa e extensão. |
Novo currículo na UFRGS |
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O bacharelado sofrerá mudanças em 2010 para atrair mais estudantes. Hoje, não há concorrência no curso. A ideia, conforme o coordenador da graduação, Vilmar Trevisan, é aumentar as opções de estudo dentro das futuras áreas de atuação. Os conteúdos previstos estão ligados a áreas como biologia, química, física, economia, estatística, ciências atuariais, computação, administração e engenharia. Outra mudança importante é a oferta de tutores aos alunos desde o início da graduação. A função do tutor é identificar as aptidões do aluno e orientá-lo na melhor escolha dos blocos de disciplinas. Também serão criadas vagas de estágio para os estudantes. |
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