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Matemática

TRABALHANDO COM FRAÇÕES

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Há 3000 a.C. os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população.

Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações.

Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.

As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número – o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.

SIMPLIFICANDO FRAÇÕES:

Simplificar frações é o mesmo que escrevê-las de uma forma mais simples, para que possamos melhor trabalha-la. O objetivo de simplificar uma fração é torná-la uma fração irredutível, isto é, uma fração para a qual o Máximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador seja 1, ou seja, o Numerador e o Denominador devem ser primos entre si. Essa simplificação pode ser feita através dos processos de divisão sucessiva e pela fatoração.

EX:

90/210 = 18/42 = 9/21 = 3/7

Tudo o que fizemos foi dividir a fração por 5, pois tanto o numerador 90  quanto o denominador 210 são divisíveis por 5, dividimos ainda o resultado: 18/42 por 2 seguindo o mesmo raciocínio e em seguida dividimos a fração resultante por 3, obtendo assim 3/7

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